Durante o #7deSetembro, notei uma revolta contra Bolsonaro em posts de celebridades q o defendem no Instagram.
Um deles: o post do jogador de futebol @DaniAlvesD2, em q repete o slogan do presidente ao descrever imagem de si com a bandeira brasileira.
instagram.com/p/CTheeU9nATF/
Posts como esse do Dani Alves são interessantes por aglutinar um comentariado transversal,feito de gente de tudo quanto é direção, classe, gênero etc.
Assim, a caixa de comentário, sempre massiva, vira uma bom indicador da (falta de) sincronia do jogador com seu público.
Decidi extrair os quase 50 mil comentários desse post. E identifiquei os grupos de palavras que a galera lá mais escreve para entender o "vocabulário da raiva" ali nos comentários. Daí saiu esse grafo, feito das 150 palavras + frequentes e os grupos q elas formam.
Segura essa resenha ai, pae. 👇
1a classe de palavras se reduz à fórmula: "Seja livre fora do São Paulo" "Vaza", 2 comentários entre os + curtidos. Os adjetivos batuqueiro, gado, bolsonarista, bosta, fascista, verme, demonstram q a declaração veio numa má hora. Dani e B17 ñ estão populares com torcedor do SPFC
A 2a classe sintetizada no comment + curtido do post: "Fora bozo" (13 mil likes). É o grupo que aponta q povo está passando fome e sente vergonha em saber do apoio de Dani ao genocida.
3a classe é aquele vocab do patriota. É bandeira, viva, nação, independência, família.
Mas ali tem tb a mosca na sopa ('gasolina', 'comida'), por causa desse tipo de comment: "Falou o cara que não tá nem aí se a gasolina tá 7, se o gás tá 120, se a comida triplicou de preço"
As outras classes são + esculacho. O público diz q é fácil ter liberdade sendo rico e ñ viver de mínimo e comprar gás caro. Aí tem 'inflação' misturado c/'história, jogador, lixo'.
Enfim, é aquilo: Dani ataca demais, mas sempre leva bola nas costas. Dessa vez, foi dos seus fãs.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.