Copa Além da Copa Profile picture
Podcast sobre esporte, política, cultura, história e sociedade / Estamos em todos os tocadores e redes sociais / Contato: copaalemdacopa@gmail.com

Sep 17, 2021, 10 tweets

No último clássico contra o FCSB, o Dínamo de Bucareste entrou em campo com cachorros para estimular a adoção.

A causa é bonita, ainda que o Dínamo tenha tomado de 6 a 0.

A motivação da campanha é que a cidade de Bucareste tem um problema grave de cães abandonados nas ruas.

(É uma boa ideia dizer, antes de prosseguir, que esse tema é sensível e talvez você prefira não continuar lendo. Seja como for, a campanha é muito legal. E, para amenizar, não vamos usar nenhuma imagem de mau gosto, é claro.)

A origem do problema está no plano de sistematização executado pelo ditador romeno Nicolae Ceauşescu no início dos anos 80.

A ação, que visava alterar a paisagem urbana da capital do país, fez com que cerca de 40 mil pessoas fossem forçadas a se mudar para outros lugares.

Muitas delas deixaram suas casas rumo a apartamentos, que não permitiam animais. A solução foi soltá-los nas ruas, onde a população canina rapidamente se proliferou, é claro.

O resultado disso foi terrível: matanças em massa de cães e abrigos insalubres por toda parte.

A população canina realmente saiu do controle depois da Revolução Romena em 1989, que deu fim ao comunismo após conflito violento, fazendo outras milhares de pessoas migrarem e gerando ainda mais cães abandonados.

Naquele momento, é claro, ter cachorro era um luxo pra maioria.

Em 2013, após a morte de um garoto atacado por cães de rua, um debate se instaurou na sociedade romena sobre o que fazer com a população canina.

Depois de muita discussão, aprovou-se uma lei de eutanásia, que pode ter ajudado a mitigar o problema, mas não o resolveu.

Nesta temporada, para tentar dar uma mão, a federação romena de futebol decidiu iniciar uma campanha chamada “Preencha o vazio em sua vida”, em que jogadores vão a campo com cachorros para incentivar que as pessoas adotem cães de um canil da região que recebe a partida.

Como se pode ver, no caso do Dínamo de Bucareste, os cães entraram com lencinhos com seus nomes.

Assim, se um espectador vir um cachorro do qual goste e queira adotar, ele pode se encaminhar ao canil local e encontrar aquele que mais o atraiu.

📸: @ESPNFC

Por fim, não costumamos falar tanto de futebol romeno quanto ele merece, mas já fizemos uma thread aqui explicando a questão do FCSB/Steaua Bucareste, outra equipe tradicionalíssima e campeã europeia - que agora são duas:

O Copa Além da Copa fala de esporte, tentando pensá-lo por pontos de vista políticos, históricos e socioculturais.

Se você gostou do que leu, saiba que dependemos da sua ajuda pra produzir mais. Você pode colaborar com a partir de R$ 5 por mês.

Acesse apoia.se/copaalemdacopa

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling