Copa Além da Copa Profile picture
Sep 17, 2021 10 tweets 4 min read Read on X
No último clássico contra o FCSB, o Dínamo de Bucareste entrou em campo com cachorros para estimular a adoção.

A causa é bonita, ainda que o Dínamo tenha tomado de 6 a 0.

A motivação da campanha é que a cidade de Bucareste tem um problema grave de cães abandonados nas ruas. Jogadores do Dínamo de Bucareste carregam cachorrinhos no c
(É uma boa ideia dizer, antes de prosseguir, que esse tema é sensível e talvez você prefira não continuar lendo. Seja como for, a campanha é muito legal. E, para amenizar, não vamos usar nenhuma imagem de mau gosto, é claro.)
A origem do problema está no plano de sistematização executado pelo ditador romeno Nicolae Ceauşescu no início dos anos 80.

A ação, que visava alterar a paisagem urbana da capital do país, fez com que cerca de 40 mil pessoas fossem forçadas a se mudar para outros lugares. O ditador Nicolae Ceauşescu discursa, sentado diante de uma
Muitas delas deixaram suas casas rumo a apartamentos, que não permitiam animais. A solução foi soltá-los nas ruas, onde a população canina rapidamente se proliferou, é claro.

O resultado disso foi terrível: matanças em massa de cães e abrigos insalubres por toda parte. 4 cachorros, todos um tanto parecidos, são fotografados em
A população canina realmente saiu do controle depois da Revolução Romena em 1989, que deu fim ao comunismo após conflito violento, fazendo outras milhares de pessoas migrarem e gerando ainda mais cães abandonados.

Naquele momento, é claro, ter cachorro era um luxo pra maioria. Imagem mostra jovens num caminhão militar durante protesto
Em 2013, após a morte de um garoto atacado por cães de rua, um debate se instaurou na sociedade romena sobre o que fazer com a população canina.

Depois de muita discussão, aprovou-se uma lei de eutanásia, que pode ter ajudado a mitigar o problema, mas não o resolveu. Dois cachorrinhos pretos mamam nas tetas de uma cadelinha na
Nesta temporada, para tentar dar uma mão, a federação romena de futebol decidiu iniciar uma campanha chamada “Preencha o vazio em sua vida”, em que jogadores vão a campo com cachorros para incentivar que as pessoas adotem cães de um canil da região que recebe a partida. Print da transmissão mostra os jogadores do Dínamo de Buca
Como se pode ver, no caso do Dínamo de Bucareste, os cães entraram com lencinhos com seus nomes.

Assim, se um espectador vir um cachorro do qual goste e queira adotar, ele pode se encaminhar ao canil local e encontrar aquele que mais o atraiu.

📸: @ESPNFC Montagem com três fotos exibindo dos jogadores do Dínamo e
Por fim, não costumamos falar tanto de futebol romeno quanto ele merece, mas já fizemos uma thread aqui explicando a questão do FCSB/Steaua Bucareste, outra equipe tradicionalíssima e campeã europeia - que agora são duas:

O Copa Além da Copa fala de esporte, tentando pensá-lo por pontos de vista políticos, históricos e socioculturais.

Se você gostou do que leu, saiba que dependemos da sua ajuda pra produzir mais. Você pode colaborar com a partir de R$ 5 por mês.

Acesse apoia.se/copaalemdacopa

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Copa Além da Copa

Copa Além da Copa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @copaalemdacopa

Aug 5
Falta pouco para sabermos o desfecho da ação que o Crystal Palace moveu contra a UEFA no Tribunal Arbitral do Esporte por ter sido excluído da Liga Europa.

Pode parecer pequeno, e pode até não mudar nada, mas o caso ilustra o quão complexo virou o futebol no capitalismo tardio. Torcedores do Crystal Palace com faixa que pede ao Tribunal Arbitral do Esporte: "dê-nos o que conquistamos"
O Crystal Palace conquistou em campo a vaga pra Liga Europa ao bater o Manchester City na FA Cup. Seria a 1ª participação do clube numa competição europeia de grande porte.

No entanto, em julho, a UEFA anunciou o "rebaixamento" do clube à Conference League, uma competição menor. Crystal Palace celebra a conquista da FA Cup em 2025
O argumento da UEFA era o de que a presença tanto do Palace quanto do francês Lyon na competição feria suas regras de multipropriedade de clubes.

Basicamente, os dois clubes tinham um acionista em comum: John Textor.

Conflito de interesses que ameaça a integridade do torneio. O  bilionário estadunidense John Textor
Read 10 tweets
Jul 23
Berço do heavy metal, cidade operária e também muito marcante no futebol: assim é Birmingham, cidade onde Ozzy Osbourne começou e encerrou a carreira.

Longe de ser tão comentada quanto Londres, Liverpool e Manchester, a 2ª maior cidade inglesa tem muita história no esporte. Ozzy Osbourne em seu último show, realizado em sua cidade, Birmingham
Não à toa, seu clássico é chamado de "Second City Derby", o dérbi da segunda cidade, disputado entre o Birmingham City e o Aston Villa, time do coração de Ozzy.

A região das West Midlands, onde está Birmingham, foi o coração da Revolução Industrial, por questões de geografia. Jogadores de Birmingham City e Aston Villa disputam bola em clássico
Ela era abundante em veios de carvão e minério de ferro, essenciais pro trabalho nas indústrias.

Pequenos itens de metal, como botões e fivelas, eram produzidos em massa em Birmingham, em oficinas especializadas, muito antes de surgirem fábricas voltadas a esses produtos. Mineradores em Birmingham nos anos de 1930, com capacetes e prontos pra trabalhar com carvão
Read 10 tweets
Jun 25
O Mundial de Clubes esteve próximo de não acontecer porque faltava dinheiro.

A FIFA conseguiu vender os direitos de transmissão ao DAZN, que pagou US$ 1 bilhão pra exibir o torneio de graça, e pouco depois recebeu um investimento da Arábia Saudita.

Que queria uma Copa do Mundo. Meme da série It's Always Sunny in Philadelphia mostra personagem Charlie obcecado por uma conspiração, gesticulando diante de documentos e fotos interligados num painel
O serviço de streaming da FIFA, o FIFA+, até então gratuito, passou a ser alocado dentro da plataforma DAZN, que conseguiu novos e interessantes conteúdos pra atrair mais assinantes.

Um dos clubes envolvido na disputa do Mundial, o Al-Hilal, pertence ao fundo soberano saudita. Gianni Infantino, presidente da FIFA, fotografado dando risada
Que também é dono do Newcastle, que não está disputando o torneio, diferentemente dos ingleses Chelsea e Manchester City.

A imprensa inglesa então questiona: estariam então os donos do Newcastle dando dinheiro pra dois rivais de forma indireta?

Mas já davam antes do Mundial. Imagem do prédio do PIF, Public Investment Fund, o fundo soberano da Arábia Saudita
Read 10 tweets
Jun 23
Campeão do mundo em 2022, Lionel Messi surpreendeu ao escolher, no ano seguinte, o Inter Miami como seu próximo destino.

A equipe tem David Beckham como rosto público, mas seus outros donos têm história curiosa:

Sua fortuna se deve, em grande parte, ao terrorismo contra Cuba. Lionel Messi ao lado dos irmãos Jorge e Jose Mas, além de David Beckham, com todos segurando a camisa 10 do Inter Miami com o nome de Messi
Na apresentação de Messi, ele foi celebrado não apenas por Beckham, mas pelos irmãos cubano-estadunidenses Jorge e Jose Mas, filhos de Jorge Mas Canosa, um ferrenho opositor do governo cubano.

Ambos são sócios de Beckham no clube e Jorge aproveitou pra discursar diante de Messi. Jorge Mas, um dos donos do Inter Miami, filho de Jorge Mas Canosa
Afirmou que a equipe era um tributo a Miami, que acolheu sua família em busca de "liberdade".

Aliás, a palavra "freedom" é um dos lemas do Inter Miami: seu próximo estádio, previsto pra 2026, se chamará Miami Freedom Park.

Os irmãos Jorge e Jose nasceram ricos graças ao pai. Imagem do projeto do Miami Freedom Park, o novo estádio do Inter Miami
Read 10 tweets
May 31
6 de junho de 2015.

Após a vitória do seu Barcelona sobre a Juventus, o técnico Luis Enrique comemora no campo ao lado de sua filha, que agita uma bandeira do clube catalão. Eram os campeões da Europa.

10 anos depois, ele quer repetir a cena. Mas sua filha não está mais aqui. Luis Enrique e sua filha Xana em campo. A menina balança uma bandeira do Barcelona. Só estão os dois no gramado
Xana tinha apenas 9 anos quando faleceu, em 29 de agosto de 2019, devido a uma forma rara de câncer ósseo.

Ele e sua esposa, Elena Cullell, a mãe de Xana, montaram uma fundação com o nome dela após sua morte, para dar apoio a crianças com câncer e às suas famílias. Luis Enrique carrega a pequena Xana nos braços após conquistar o título da Champions League de 2015
A vida de Xana coincide um pouco com a carreira de técnico de Luis Enrique, que começou nas categorias de base do Barça, passou pela Roma, pelo Celta, até chegar ao profissional do gigante catalão.

Com ele, o Barça formou o ataque com Messi, Suárez e Neymar e ganhou a Champions. O ataque do Barcelona em 2015, com Suárez, Neymar e Messi abraçados
Read 10 tweets
May 8
Um feito histórico no Irã: pela 1ª vez, um clube azeri (azerbaijano) é campeão nacional.

O Tractor, para orgulho dessa que é a maior minoria étnica do país, conquistou o título local.

Nos últimos anos, ele tem sido válvula de escape de uma minoria perseguida pelo governo. Pôster oficial de comemoração do Tractor, campeão iraniano de 2024/2025
É comum que se pense no Irã como um lar só dos persas, mas o país é um caldeirão étnico. Existem curdos, árabes, baluchis e, sim, azeris.

Estima-se que esses últimos sejam em torno de 20% da população do país, ou algo entre 12 a 20 milhões de pessoas.

Mas a questão é delicada. Mapa do Irã ao lado de um gráfico que mostra as etnias no país, inclusive sua distribuição geográfica
A dinastia Pahlavi, que ascendeu ao poder há 100 anos, instaurou políticas de nacionalismo étnico, buscando "persificar" todo o Irã, perseguindo manifestações de identidade azeri.

Ela foi derrubada pela Revolução Islâmica de 1979 com ajuda dos azeris, mas eles se decepcionaram. Manifestação no Irã em 1979, em apoio ao aiatolá Khomeini, na época exilado em Paris
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(