Era pra ser só uma disputa de título da categoria super pena na Itália, mas Michele Broili, um dos boxeadores, tinha várias tatuagens alusivas ao nazifascismo, o que causou revolta na maioria do público.
Ele foi derrotado por Hassan Nourdine, boxeador árabe nascido em Marrocos.
A luta foi transmitida online ao vivo.
“Não posso negar que bater em alguém com essas tatuagens é uma vitória que vale em dobro”, disse Nourdine.
Mas o que se questiona agora é como a Federação Italiana de Boxe permitiu que um lutador com esses símbolos se tornasse membro.
As tatuagens de Broili incluem o número 88 (referência à frase Heil Hitler, já que o H é a 8ª letra do alfabeto), um totenkopf (insígnia com caveira e ossos cruzados, utilizada pelos nazistas) e o símbolo de uma organização skinhead.
Ele fez a saudação fascista antes da luta.
Fazer essa saudação (que tem origens na Roma antiga) é, em tese, proibido na Itália, mas desde que seja num contexto de tentar "restaurar o fascismo".
Como isso é difícil de provar, simpatizantes fascistas deitam e rolam com tamanha brecha, praticamente não sofrendo punições.
Em 2017, o governo da Itália, então de centro-esquerda, tentou restringir ainda mais o uso da saudação e de vários outros símbolos do nazifascismo.
Mas partidos de direita disseram que isso ameaçava a liberdade de expressão, e não houve apoio suficiente para aprovar a lei.
Broili não comentou a polêmica. Seu técnico, Denis Conte, diz que ele “só quer falar de esporte e só quer praticar esporte”.
“Eu achei as tatuagens obscenas”, afirmou Hassan Nourdine após vencê-lo. “A federação italiana devia ter deduzido que ele tinha essas simpatias."
O uso de símbolos nazifascistas é recorrente também no futebol. Nós falamos disso em nosso último episódio, focado especificamente no leste europeu.
Nele, nos comprometemos a fazer uma thread aqui explicando o uso de alguns desses símbolos. Sairá em breve, está prometido.
Já para ouvir o episódio, basta acessar o Spotify, o iTunes, o Deezer, o Google Podcasts ou qualquer que seja sua plataforma de áudio preferida:
open.spotify.com/episode/4YcWCR…
O Copa Além da Copa fala de esporte, política, história, cultura e sociedade.
Se você chegou até aqui e gostou do que leu, considere contribuir para nos ajudar a produzir cada vez mais! Você pode assinar com a partir de R$ 5 por mês.
Acesse apoia.se/copaalemdacopa
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.