Computadores psicodélicos: arte com IA e alucinógenos
Todas as imagens que estão neste #cordel foram feitas por dois algoritmos de inteligência artificial (IA).
Siga aí para entender um pouco como algoritmos podem gerar efeitos subjetivos que remetem aos dos psicodélicos.
“Imagine-se em um barco num rio
Com árvores de tangerina e céus de marmelada”
A mágica é feita com dois algoritmos de inteligência artificial: VQGAN e CLIP. Eles foram criados independentemente e com fins diversos, mas podem ser combinados para gerar resultados notáveis.
“Alguém chama você, você responde lentamente
Uma garota com olhos caleidoscópicos”
A rede neural VQGAN é capaz de gerar uma imagem que é semelhante a outra imagem, adicionando ou não modificações, e partindo de uma imagem ou de um modelo - mas não a partir de um texto.
“Flores de celofane amarelas e verdes
Crescendo acima de sua cabeça”
Já o algoritmo CLIP é outra rede neural capaz de avaliar o quanto que uma imagem se adequa a uma legenda - ou a uma entrada de texto, mas não gera imagens.
“Procure a menina com o sol em seus olhos
E ela se foi”
A combinação VQGAN+CLIP foi feita por entusiastas da arte gerada por IA e disponibilizada em várias versões na internet, inclusive usando o Google Colab, que permite rodar Python em um navegador.
💻colab.research.google.com
“Lucy no céu com diamantes”
Isso permite, a muitas pessoas que não sabem programar, gerar imagens a partir de palavras, e a técnica rapidamente explodiu nas redes sociais para um núcleo de diletantes. Cliquem nas hashtags #VQGAN ou #VQGANCLIP para vários exemplos legais.
“Siga a até a ponte perto de uma fonte
Onde pessoas em cavalos de pau comem tortas de marshmelow”
Mais do que isso, as imagens geradas frequentemente têm uma qualidade "psicodélica", "alucinatória". A forma como a IA preenche e mistura padrões de imagens causa esta impressão.
“Todos sorriem enquanto você flutua passando pelas flores
Que crescem inacreditavelmente altas”
Há uma hipótese de que os psicodélicos causem ilusões visuais e sinestesias ('curto-circuitos' de sensações, como "ouvir" um som) por aumentarem capacidade de preencher padrões.
“Táxis de jornais aparecem na costa
Esperando para levar você embora”
Ao que tudo indica, nosso cérebro 'alucina' o tempo todo. Percebemos padrões de forma incompleta, e algoritmos internos preenchem esses vazios com respostas probabilísticas baseadas em experiências anteriores.
“Suba na traseira com sua cabeça nas nuvens
E você se foi”
Os psicodélicos parecem aumentar essa capacidade de preencher vazios, ao ponto de preencher o que não era necessário e também encontrando padrões inusitados que nós não usaríamos para completar imagens no estado normal.
“Lucy no céu com diamantes”
É por isso que os psicodélicos são chamados de "alucinógenos", ainda que o termo seja inadequado. Na imensa maioria da vezes, eles não causa alucinações - por exemplo, ver algo que não existe -mas sim distorções visuais de algo que realmente existe.
“Imagine-se em um trem numa estação
Com carregadores de massinha com gravatas de espelho”
Gerei essas imagens usando VQGAN+CLIP no Google Colab, colocando como entradas de texto as letras de "Lucy in the Sky with Diamonds", a mais conhecida música psicodélica dos Beatles.
“De repente alguém está la na catraca
A garota com olhos caleidoscópicos”
E eu ainda não sei programar em Python. Então, se eu consegui, você também consegue. Quem me deu a dica do VQGAN+CLIP foi o mano @criseepistemica, a quem eu agradeço imensamente por este novo divertimento.
“Lucy no céu com diamantes”
Se você quer aprender a fazer, recomendo esse tutorial, com dicas e links para o Google Colab ou o app NightCafe Creator.
💻medium.com/nightcafe-crea…
PS: Para o primeiro tuíte eu usei em inglês um trecho de uma música do Chico Science. Quem adivinha?
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.