Jason Vieira 💮 Profile picture
Economist, Samurai, Biker, Businessman, Musician, Rugby, and a Freakin' OrdoLibertarian.

Sep 27, 2021, 15 tweets

Olá abiguinho, hoje vamos fala de #Karma कर्म palavra do sânscrito que quer dizer ação (e reação) e explica dois eventos importantes e recentes na Economia Global:

A Falta de Caminhoneiros no Reino Unido

A Falta de Carvão na China

Durante os eventos q precederam o #Brexit, escrevi um artigo q mostrava desde o início embrionário da União Europeia até a perspectiva de saída do Reino Unido do bloco q vários motivos citados como primordiais eram essencialmente xenófobos e pior, errados
bit.ly/2IYZJKV

Entre os motivos alegados, era que, além de “roubar” empregos britânicos, dada a política de fronteiras abertas, os recursos enviados à UE seriam alocados para o Sistema Nacional de Saúde (NHS).
Tanto era mentira q os recursos iriam para o NHS, como foi provado logo após a...

...aprovação do Brexit, como também a falácia dos trabalhadores voltou com força contra os britânicos. A falta de mão de obra não se limita aos caminhoneiros, esta é somente a face mais aparente.
Faltam lixeiros, garçons, cuidadores, profissionais de limpeza, pedreiros...

...entregadores e mais uma série de profissionais q os EUA, por exemplo, suprem com latinos “ilegais”. Parte disso vem do fechamento das fronteiras com a Europa em termos de vistos, pois uma parte destes trabalhadores sequer residia em território britânico, enquanto outra parte..

...permanecia por tempo limitado (1 ou 2 anos), para então retornarem a seus países de origem, em grande parte do leste europeu.
theguardian.com/world/2017/jul…

Com o desespero, o governo britânico se apressa em emitir vistos de trabalho p/ tentar cumprir com tal demanda, mas o problema é q em parte destes trabalhadores reside o temor de q, uma vez ‘normalizada’ a situação, as restrições voltem, e assim, sejam tratados como descartáveis.

No caso chinês, o Karma ataca de forma semelhante.
Há muito tempo, a disputa comercial entre Austrália e China ultrapassam meramente a questão de importações e exportações.
Há muito, os australianos são mais vocais contra diversas práticas comerciais chinesas, além das disputas..

...territoriais entre os dois países no mar do sul da China e norte da Austrália. A face mais aberta da discussão veio com a restrição chinesas de exportações de carvão australiano, sendo a Austrália a maior produtora mundial de carvão p/ a produção de aço
lowyinstitute.org/publications/a…

Ainda q beneficie em partes a Indonésia, a restrição à Austrália tem pesado bastante ao ponto do governo indicar às fábricas a possibilidade de racionamento, pois além deste problema, a China sofre com secas desde junho em regiões produtoras da matriz alternativa, a hidrelétrica.

A concentração de usinas de alta capacidade no norte e nordeste chinês tem pesado bastante e deixa o país com poucas alternativas.
Este é o literal oposto ao Brasil, que tem na hidrelétrica a matriz básica e a alternativa cara e de baixa sustentabilidade ambiental, termelétrica

Como podemos ver, a falácia ESG de redução da produção de minério de ferro por questões ambientais não se sustenta, qdo observamos como é a matriz energética chinesa.

Este nem é um caso exclusivo da China, pois a Alemanha, ao ceder a grupos políticos ambientais fechou recentemente suas últimas usinas a energia nuclear, instalando usinas termoelétricas no lugar.

Ou seja, os Telsas da vida correm indiretamente a carvão, como os velhos trens do séc. XIX.

A solução para a China não corre no curto prazo e a consequência final continua a ser a ruim e velha inflação em nível global.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling