Até então um desconhecido na Itália e nos grandes centros do futebol europeu, o defensor Kakha Kaladze se tornou o jogador georgiano mais caro da história ao ser contratado pelo Milan por 16 milhões de euros em 2001.
Mas aquela história feliz logo se tornaria um pesadelo.
Em maio daquele ano, seu irmão mais novo, Levan, um estudante de medicina, foi sequestrado por criminosos, atraídos pelo dinheiro da transferência.
Exigiam resgate de 650 mil euros. O governo da Geórgia, que não negociava com criminosos, dizia fazer o possível para encontrá-lo.
Nesse meio tempo, o pai dos irmãos Kaladze ameaçava atear fogo no próprio corpo em frente a um prédio do governo em protesto, e o próprio jogador considerava outra saída radical:
Ameaçou abrir mão da seleção da Geórgia e jogar pela Ucrânia, caso seu irmão não fosse devolvido.
Mesmo sofrendo, Kaladze seguiu entrando em campo e jogando pelo Milan. Chegou a falar do irmão na entrevista após a conquista da Champions League 02/03.
Em 2006, o corpo de Levan foi encontrado sem vida.
3 anos depois, Kaladze batizou seu 1º filho com o nome do irmão.
Fora dos campos, enquanto ainda jogava, o georgiano investiu na lucrativa indústria energética do seu país, privatizada após a queda da União Soviética. Além disso, criou uma entidade de caridade pra ajudar famílias georgianas afetadas pelo conflito com a Rússia na Ossétia do Sul
Em 2012, no fim de sua carreira, se aproximou do partido de oposição Sonho Georgiano, que triunfaria nas eleições do país naquele ano. Kaladze então se tornou ministro da energia da Geórgia (sim, havia conflito de interesses).
De 2017 pra cá, ele avançou ainda mais na política.
Naquele ano, se elegeu como prefeito de Tbilisi, capital da Geórgia.
Neste fim de semana, concorreu à reeleição, numa disputa que foi para o 2º turno, mas para o qual é considerado o grande favorito.
O Sonho Georgiano segue dominando a política local, como na última década.
O Copa Além da Copa fala de esporte, política, cultura e sociedade.
Se você chegou até aqui e aprendeu algo novo, que tal nos ajudar a produzir cada vez mais?
Nós nos mantemos com a ajuda de assinantes e você pode se tornar um deles com R$ 5/mês em apoia.se/copaalemdacopa
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.