Copa Além da Copa Profile picture
Podcast sobre esporte, política, cultura, história e sociedade / Estamos em todos os tocadores e redes sociais / Contato: copaalemdacopa@gmail.com

Oct 12, 2021, 9 tweets

O técnico do Las Vegas Raiders, Jon Gruden, pediu demissão ontem após uma série de e-mails pessoais seus com conteúdo racista, machista e homofóbico ser divulgada.

O Las Vegas Raiders é o time de Carl Nassib, primeiro jogador abertamente gay na história da NFL.

O primeiro e-mail foi divulgado na semana passada. Nele, Gruden dizia que DeMaurice Smith, diretor executivo da Associação de Jogadores da NFL, "tem lábios do tamanho de pneus Michelin".

Gruden disse que pediu desculpas pela fala, mas que ela não tinha conotação racista.

Como o e-mail era de 2011, foi dado o benefício da dúvida a Gruden. O running back Josh Jacobs disse após a partida dos Raiders do último domingo que "as pessoas crescem".

Ontem, porém, o New York Times revelou vários outros e-mails, alguns deles bastante recentes.

Neles, Gruden xingava o comissário Roger Goodell, falava que "jogadores bichas não deveriam ser selecionados para a NFL", criticava a inclusão de árbitras mulheres na liga, trocava imagens de cheerleaders de topless e dizia palavras pesadas sobre várias pessoas.

A situação se tornou insustentável e o anúncio da saída de Gruden aconteceu cerca de uma hora após os novos e-mails.

O Las Vegas Raiders tem um longo histórico de pioneirismo nas causas sociais na liga, sendo por exemplo a primeira franquia a contratar um técnico negro.

Seria difícil até imaginar o clima no vestiário dos Raiders com Gruden e Carl Nassib. Aliás, falamos aqui sobre quando Nassib se revelou abertamente como homem gay:

Os e-mails de Gruden foram trocados com Bruce Allen, ex-presidente do time de futebol americano de Washington.

Eles fazem parte de uma investigação da NFL sobre possíveis abusos da equipe da capital norte-americana em ambiente de trabalho.

É possível que os e-mails de Gruden sejam apenas os primeiros a vazarem. Afinal, Bruce Allen conversava com muita gente grande da NFL.

Gosta do Copa Além da Copa e quer nos ajudar a produzir cada vez mais conteúdo?

Assine a nossa campanha de financiamento coletivo! Com R$ 5 por mês você nos ajuda, e com R$ 15 começa a receber benefícios! apoia.se/copaalemdacopa

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling