Rudá Ricci Profile picture
Sociólogo, trabalho com educação e gestão participativa. Presido o Instituto Cultiva

Oct 13, 2021, 16 tweets

Prometi postar, hoje, um resumo dos dados divulgados pela Vox Populi sobre a intenção de voto - e outros temas correlatos - dos evangélicos para 2022 que apresentei na análise de conjuntura do último dia 11. Promessa é dívida:

1) Os evangélicos seguem o mesmo perfil de interesse na política que os brasileiros em geral: somente 27% têm interesse no "trem"

2) A avaliação que evangélicos fazem do governo Bolsonaro também tem "boca do jacaré" abrindo como ocorre no geral (embora com menos avaliações negativas). A vaia que Jair tomou em Aparecida do Norte, parece, não se limitaria aos católicos

3) Um terço dos evangélicos não gostam de Lula. Marquem essa informação. Perceberão, daqui a pouco, que a birra é com o PT, não muito com Lula.

4) Agora, o surpreendente para muitos: 38% não gostam de Bolsonaro. Uai!!! Evangélicos gostam menos de Bolsonaro que de Lula? Sim, caros amigos! É verdade que é menos gente que entre católicos, sem religião e outras religiões, mas já aparece uma luz no fim do túnel, né?

5) Quando perguntados sobre quem votaria em 2022 no primeiro turno, sem apresentar nome algum para o entrevistado, Lula e Bolsonaro aparecem empatados ...

6) ... e para desespero dos bolsonaristas, quanto mais pobres e menos instruídos, mais evangélicos pensam em votar no Lula. O potencial de voto em Lula nesse segmento é uma avenida aberta em dia de feriado.

7) Na intenção de voto estimulada (quando o entrevistador apresenta uma cartela com os prováveis candidatos), a diferença entre Bolsonaro e Lula diminui: de 4% de diferença na espontânea para 2% na estimulada. Entre evangélicos (porque entre católicos a diferença é de 28 pontos)

8) Para o voto no segundo turno (estimulada) vira uma festa lulista na Avenida Paulista. Já disse muitas vezes que relativizo esse tipo de questão já que a decisão sobre quem vota no segundo turno passa pela disputa do primeiro. É muita variável que gera uma imensa imprecisão

9) Agora, olha isso aqui. 62% dos evangélicos ficaram com boa impressão dos governos de Lula. Lula tem, neste ponto, um fio da meada para puxar.

10) Então, se o problema não é Lula ou seus governos, o que pega entre evangélicos na hora de votar em Lula? O PT. O PT não passa na goela de vários evangélicos tupiniquins. É aí que falha a direção da Gleisi.

11) Já que o slide estava na apresentação do dia 11, lá vai o contato para quem desejar obter informações sobre os Cursos de Verão que a Cultiva (entre dezembro e fevereiro). Cursos de duas semanas de duração.

12) Para quem quer ter uma ideia dos cursos de verão que estaremos desenvolvendo, lá vai:

13) Meu curso INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA terá como temas: Temas centrais (classe social, organização comunitária X societária, instituições X indivíduos, formas de dominação política); Os “três porquinhos” (Marx, Durkheim e Weber) e a dinâmica social no século XX e XXI

14) E no curso INTRODUÇÃO À POLÍTICA tratarei de: temas centrais (Estado, partidos políticos, a relação entre “sociedade política” e “sociedade civil”); dois clássicos (Maquiavel e Gramsci); a organização política no século XX e XXI (as redes sociais e a política de ciclo curto)

15) É isso por hoje. (FIM)

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling