Hoje é celebrado o Dia da Democracia no Brasil. Você conhece a ligação entre o #25deOutubro e o #VladimirHerzog?
Em vida, Vlado defendia a democracia em seus trabalhos como professor, cineasta e jornalista. Sua atuação, porém, foi interrompida no dia 25 de outubro de 1975, após comparecer à sede do DOI-CODI, em São Paulo, para depor.
Alvo de uma campanha contra sua gestão no jornalismo da TV Cultura, Vlado havia sido convocado no dia anterior a prestar depoimento sobre supostas ligações com o Partido Comunista Brasileiro. Ele não voltou do DOI-CODI com vida.
Apesar dos esforços dos agentes da ditadura para encobrir seu assassinato, a farsa não se manteve. A morte de Vlado gerou manifestações populares, como o culto ecumênico com mais de 8 mil pessoas e que hoje é tido como marco da luta pela democracia.
A escolha do dia 25 como Dia da Democracia, portanto, é simbólica e nos lembra da importância da defesa e da manutenção das instituições democráticas. Estes, aliás, são pilares do Instituto Vladimir Herzog.
Há 46 anos, Vlado entrou para a história dos Direitos Humanos. Mas sua luta e legado vão muito além dessa data e é nossa missão celebrá-los e mantê-los vivos.
Vlado, sempre presente!
Fotos: Acervo Vladimir Herzog
#Democracia #DitaduraNuncaMais #DireitosHumanos #VladimirHerzog
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.