Anderson F. Brito  Profile picture
🦠 Virology・💻 Bioinformatics・📈 Public Health ・Research Scientist @TodosPelaSaude・Affl. Member @ABCiencias ・Past: UnB/USP・PhD @ImperialCollege・Postdoc @YaleSPH

Nov 13, 2021, 9 tweets

O cenário atual da pandemia na Europa, revelado com dados do @ECDC_EU, serve de alerta:

→ A desigualdade da cobertura vacinal é um problema global. Países com baixa cobertura têm sido duramente afetados com aumento de casos E óbitos.👇🏾🧵

A baixa cobertura vacinal em alguns países da Ásia, América Latina, Leste Europeu e em especial no continente africano tem que ser vista como um problema de todos nós.

Enquanto tivermos populações não vacinadas, o SARS-CoV-2 seguirá se disseminando mundialmente e causando danos.

Alguns países no leste europeu tem menos de 50% da população totalmente vacinada. Somada à baixa cobertura vacinal, medidas como uso de máscara e distanciamento foram negligenciadas.

Resultado: aumento nos casos, hospitais saturados, e aumento nos óbitos.

Como está o cenário da pandemia em países com maior cobertura vacinal?

Abaixo estão os líderes do ranking. 💉

Nas últimas semanas, países como Bélgica, Dinamarca, Holanda e Reino Unido têm visto um aumento nas hospitalizações. Mesmo com ~70% da população totalmente vacinada, o uso de máscara em ambientes fechados e distanciamento ainda são essenciais. Países tem voltado com tais medidas.

Em países europeus com alta cobertura vacinal, como Portugal e Espanha (>80%), os casos seguem controlados. Vacinas + outras medidas podem ser a resposta.

Já em países do norte europeu, onde uso de máscara foi flexibilizado, os casos têm subido, mas óbitos não seguem a tendência

— "Como assim, a vacina não é infalível?"

Não, não é infalível. Nem é o 'elixir da vida eterna'. É um imunizante que estimula seu corpo a montar uma resposta imunológica contra o vírus. Essa proteção dependem do seu corpo, que tem que reagir ao estímulo.

O que o contexto atual da pandemia na Europa nos diz?

Mesmo com ~70% da população totalmente vacinada, é um ERRO flexibilizar o uso de máscara. O vírus segue em circulação. Devemos olhar para a Europa e entender que o momento ainda pede CAUTELA, mesmo com o avanço da vacinação.

Nenhuma vacina vai blindar seu corpo contra os vírus. Não é 8 ou 80. E a proteção vacinal decai com o tempo, daí a necessidade de doses de reforço em algum momento. No momento temos que seguir avançando com a vacinação, e repensar essas reaberturas amplas que temos visto.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling