Carnavalize Profile picture
Somos apaixonados por carnaval. E se você tá aqui... Sabemos que também é. Então vem com a gente e #CarnavalizeConosco!

Jan 8, 2022, 14 tweets

Hoje não é feriado, mas bem que poderia ser, já que é aniversário da Deusa do nosso carnaval!

Nossa grande mestra Rosa Magalhães completa 75 anos de vida e a marca de 50 deles dedicados para a folia brasileira. 🧶

Rosa é filha de nomes importantes da nossa cultura. Seu pai, Raimundo Magalhães Júnior, foi membro da Academia Brasileira de Letras e jurado do primeiro concurso de escolas de samba.. Já sua mãe, Lúcia Benedetti, foi pioneira no teatro infantil.

Estudante das Belas Artes, chegou ao carnaval chegou nunca ter visto um desfile, mas fez parte do time lendário comandado por Arlindo Rodrigues e Fernando Pamplona. Em 1971, trabalhou num quintal em Botafogo desenhando os figurinos e fazendo adereços para o desfile do Salgueiro.

Desse grupo, Rosa formou uma parceria inseparável com Lícia Lacerda, com quem desenhou figurinos para Beija-Flor e a Portela na década de 1970. Em 82, com as bênçãos de Fernando Pamplona, desenvolveram o carnaval do Império Serrano que deu o título para o Reizinho de Madureira.

A parceria foi desfeita em 1987, Rosa seguiu assinando sozinha, com passagens por Estácio de Sá e Salgueiro até chegar na Imperatriz em 1992, onde passaria 18 anos e ganharia 5 títulos, formando o casamento mais longo e vitorioso da história do carnaval.

Na década de 1990, no auge das transmissões televisivas das escolas de samba, Rosa ensinou histórias entranhadas de Brasil e reorganizou elementos da linguagem carnavalesca, construindo um imaginário de Brasil apaixonante, que se desdobrou em capas de CDs e cartazes.

A professora é um dos raros nomes femininos nos cargos de liderança da folia, para isso foi necessária uma carreira vitoriosa e reconhecida internacionalmente. É a única campeã em 4 décadas diferentes, entre os 1980 e 2010, o que mostra a sua grande capacidade de renovação.

Além do carnaval, Rosa já teve seu trabalho na Bienal de Veneza e na Quadrienal de Praga. Em 2007, assinou a abertura dos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, o que lhe rendeu um Emmy Internacional. Em 2016, voltou ao Maracanã para encerrar as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Dona de um estilo inconfundível, Rosa é uma das maiores narradoras do carnaval. Para além do rótulo de “barroca”, redefiniu as células-bases da linguagem carnavalesca, revelou histórias transbordadas de Brasis em delirantes confusões fabulísticas, que misturam povos e tempos.

Quer saber mais sobre a trajetória da professora?

Listamos 20 curiosidades sobre a vida da carnavalesca, dentre elas e outros fatos inusitados sobre sua carreira.

Confira: carnavalize.com/2016/08/20-coi…

"Uma Rosa para a Imperatriz... 18 carnavais de um casamento inesquecível"

Rosa e a Imperatriz viveram o maior e mais produtivo casamento entre um artista visual e uma escola de samba! Separamos vários detalhes dos 18 carnavais dessa parceria.

carnavalize.com/2020/03/uma-ro…

"Rosa Magalhães: o legado de 50 anos de avenida!"

Para celebrar a trajetória de 50 anos da professora abrilhantando nossa arte, realizamos uma live com nomes que se fizeram presentes na sua história para contarem um pouco sobre os bastidores e detalhes.

Um dos grandes pesquisadores do universo de Rosa Magalhães é Leonardo Bora, que além de ser carnavalesco da Grande Rio é doutor e mestre em Letras investigando o imaginário da professora. Sua dissertação foi publicada pelo selo Carnavalize!

Adquira o seu: carnavalize.lojaintegrada.com.br/livros

Rosa também é é uma das personagens biografadas no livro "Sal60", pelo nosso editor @leoantan. Além de sua história contada, desenhos de seus carnavais integram o acervo de imagens da exposição visual. Confira:

sal60.com.br/sal60/2021/02/…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling