Hoje não é feriado, mas bem que poderia ser, já que é aniversário da Deusa do nosso carnaval!
Nossa grande mestra Rosa Magalhães completa 75 anos de vida e a marca de 50 deles dedicados para a folia brasileira. 🧶
Rosa é filha de nomes importantes da nossa cultura. Seu pai, Raimundo Magalhães Júnior, foi membro da Academia Brasileira de Letras e jurado do primeiro concurso de escolas de samba.. Já sua mãe, Lúcia Benedetti, foi pioneira no teatro infantil.
Estudante das Belas Artes, chegou ao carnaval chegou nunca ter visto um desfile, mas fez parte do time lendário comandado por Arlindo Rodrigues e Fernando Pamplona. Em 1971, trabalhou num quintal em Botafogo desenhando os figurinos e fazendo adereços para o desfile do Salgueiro.
Desse grupo, Rosa formou uma parceria inseparável com Lícia Lacerda, com quem desenhou figurinos para Beija-Flor e a Portela na década de 1970. Em 82, com as bênçãos de Fernando Pamplona, desenvolveram o carnaval do Império Serrano que deu o título para o Reizinho de Madureira.
A parceria foi desfeita em 1987, Rosa seguiu assinando sozinha, com passagens por Estácio de Sá e Salgueiro até chegar na Imperatriz em 1992, onde passaria 18 anos e ganharia 5 títulos, formando o casamento mais longo e vitorioso da história do carnaval.
Na década de 1990, no auge das transmissões televisivas das escolas de samba, Rosa ensinou histórias entranhadas de Brasil e reorganizou elementos da linguagem carnavalesca, construindo um imaginário de Brasil apaixonante, que se desdobrou em capas de CDs e cartazes.
A professora é um dos raros nomes femininos nos cargos de liderança da folia, para isso foi necessária uma carreira vitoriosa e reconhecida internacionalmente. É a única campeã em 4 décadas diferentes, entre os 1980 e 2010, o que mostra a sua grande capacidade de renovação.
Além do carnaval, Rosa já teve seu trabalho na Bienal de Veneza e na Quadrienal de Praga. Em 2007, assinou a abertura dos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, o que lhe rendeu um Emmy Internacional. Em 2016, voltou ao Maracanã para encerrar as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Dona de um estilo inconfundível, Rosa é uma das maiores narradoras do carnaval. Para além do rótulo de “barroca”, redefiniu as células-bases da linguagem carnavalesca, revelou histórias transbordadas de Brasis em delirantes confusões fabulísticas, que misturam povos e tempos.
Quer saber mais sobre a trajetória da professora?
Listamos 20 curiosidades sobre a vida da carnavalesca, dentre elas e outros fatos inusitados sobre sua carreira.
"Uma Rosa para a Imperatriz... 18 carnavais de um casamento inesquecível"
Rosa e a Imperatriz viveram o maior e mais produtivo casamento entre um artista visual e uma escola de samba! Separamos vários detalhes dos 18 carnavais dessa parceria.
Para celebrar a trajetória de 50 anos da professora abrilhantando nossa arte, realizamos uma live com nomes que se fizeram presentes na sua história para contarem um pouco sobre os bastidores e detalhes.
Um dos grandes pesquisadores do universo de Rosa Magalhães é Leonardo Bora, que além de ser carnavalesco da Grande Rio é doutor e mestre em Letras investigando o imaginário da professora. Sua dissertação foi publicada pelo selo Carnavalize!
Rosa também é é uma das personagens biografadas no livro "Sal60", pelo nosso editor @leoantan. Além de sua história contada, desenhos de seus carnavais integram o acervo de imagens da exposição visual. Confira:
Depois do assunto vir à tona com o super casório da produtora Carol Sampaio, o @g1 reuniu os valores e locais da nossa avenida sagrada que estão disponíveis para locação e quais os serviços envolvidos.
É melhor já quebrar o porquinho… 🧶
A @riodejaneiro (Riotur), que divulgou os preços em 2021, oferta os seguintes espaços da Marquês: Praça da Apoteose, o Museu do Carnaval, a pista de desfiles e as arquibancadas. As locações podem ser tanto separadas ou juntarem todos eles e colocar a Sapucaí pra funcionar como… twitter.com/i/web/status/1…
Se liga na tabela de preços:
👀 Praça da Apoteose (incluindo as arquibancadas dos setores 12 e 13) 👀
• R$ 13.200 - por dia de evento realizado no período das 8h às 18;
• R$ 15.600 - por dia de evento realizado no período de 18h às 8h do dia seguinte;
Nos últimos dias, o debate quanto ao cancelamento/adiamento do Carnaval do Rio de Janeiro voltou à tona após o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, anunciar o cancelamento do carnaval de rua da cidade. (+)
Apesar da garantia dos desfiles na Sapucaí como evento fechado, tal posição coloca em xeque uma das maiores manifestações culturais do país, afetando diretamente a economia de muitas famílias. (+)
Entraram no debate alguns parlamentares, os vereadores Tainá de Paula (PT) e Tarcísio Motta (PSOL), sendo o último presidente da Comissão Especial do Carnaval na Câmara. Houve também as manifestações de membros do comitê científico do RJ, o epidemiologista Roberto Medronho. (+)
Você já é um leitor do Selo Carnavalize? Conheça nossos títulos!
O Selo Carnavalize é uma editora independente com foco na produção literária voltada à temática carnavalesca.
O projeto nasceu para resgatar a história do carnaval e das escolas de samba, através das redes sociais, exposições e, agora também, livros. Somos o primeiro selo do país dedicado exclusivamente a nossa maior festa.
Entre teses e dissertações acadêmicas, nosso objetivo é abranger diversas formas de pensar a cultura popular e as várias formas de carnavais pelo Brasil. O projeto já fez parte da Rico Editora e agora segue independente. #CarnavalizeConosco
As 12 escolas do Grupo Especial do carnaval carioca iniciarão amanhã (28/09) as gravações das finais de seus sambas enredos para o carnaval de 2022 e, consequentemente, o anuncio dos mesmos.
O modelo da disputa, diferente de tudo que já havíamos visto até aqui, foi conduzido pela promessa que as finais seriam unificadas e até mesmo poderiam ser transmitidas na Globo. Dito e feito! Teremos um programa exclusivo sobre carnaval na maior emissora do país.
PREPARE O SEU CORAÇÃO QUE NA PRÓXIMA SEMANA TEM MUITA EMOÇÃO!
Com a gravação da TV Globo se aproximando, as escolas de samba começaram a mobilização para anunciarem seus sambas nas próximas semanas. Se liga! ⬇️ #CarnavalizeConosco
MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL 💚🤍
A verde e branco de Padre Miguel que tem sua gravação com a TV Globo prevista para às 18h do dia 28/09, promete anunciar o samba campeão ainda na terça-feira em live no youtube.
IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE 💚🤍
Após a gravação do programa, por volta das 10h do dia 29/09, a queridinha de Ramos já programou seu almoço na casa de ninguém menos que Rosa Magalhães. Anota aí, 12h30 no youtube!
Você conhece a influência de artistas afro-brasileiros no carnaval?
Conheça alguns diálogos entre a visualidade das escolas de samba e arte afro-brasileira em alguns desfiles.
No carnaval, estampas geométricas são sinônimos de estética africana. Foi a Revolução Salgueirense a responsável por estabelecer esse imaginário. Baseados em tribos africanas e numa estética moderna, os figurinos de Pamplona e Arlindo estabeleceram um novo padrão a ser seguido.
A estética tribal africana difundida pelos desfiles do Salgueiro encontra influência em várias obras do movimento negro do período, como o Teatro Experimental do Negro, de Abdias Nascimento, e o Balé Folclórico Brasileiro, de Mercedes Baptista.