Pensar a História Profile picture
"Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade". Karl Marx

Jan 9, 2022, 11 tweets

Quem diria? Jones Manoel, militante do PCB, e Radio Free Europe, veículo de mídia anticomunista mantido pelo governo dos Estados Unidos, divulgam matérias sobre Aynur Kurmanov, um dos líderes dos protestos no Cazaquistão.

1/11

Fundada pelo governos dos Estados Unidos em 1949, a Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL) surgiu como um aparelho ideológico e órgão auxiliar da Agência Central de Inteligência (CIA).

2/11

De forma semelhante à Radio Free Asia, a RFE/RL tinha como foco a difusão de propaganda anticomunista e a promoção dos interesses comerciais, militares e estratégicos dos Estados Unidos.

3/11

Durante décadas, a RFE/RL teve como enfoque o combate à União Soviética e à esquerda radical, servindo de base para a difusão de boatos, notícias plantadas e tentativas de desestabilização.

4/11

O enfoque anticomunista da organização foi suavizado após a dissolução da URSS, mas RFE/RL segue até hoje ativa em 23 países, promovendo o combate às organizações de esquerda, movimentos populares e insuflando revoluções coloridas e operações de mudança de regime.

5/11

Aynur Kurmanov é co-presidente do Movimento Socialista do Cazaquistão — organização trotskista ativa nos protestos contra o governo cazaque.

6/11

O dirigente nega que os protestos do país sejam parte de uma revolução colorida, malgrado o fato de terem sido caracterizados dessa forma pelos governos de Cuba, China e Rússia e por diversas organizações socialistas, comunistas e sindicais.

7/11

Em um documento publicado pelo WikiLeaks em 2013, a consultoria Stratfor, contratada pelo governo dos EUA para produzir análises geopolíticas, afirmou suspeitar que o Movimento Socialista do Cazaquistão e Aynur Kurmanov seriam financiados pelo banqueiro Mukhtar Ablyazov.

8/11

A organização de oposição serviria de fachada para os interesses políticos e econômicos do banqueiro. Ablyazov fugiu do Cazaquistão em 2013, logo após ser acusado de de fraude contábil, refugiando-se desde então em Paris. Leia aqui o documento:

wikileaks.org/gifiles/docs/1…

9/11

O banqueiro se jactou publicamente de ser o cérebro por trás dos protestos em andamento no Cazaquistão. O geógrafo Elias Khalil Jabbour afirmou, em uma publicação em suas redes sociais, ter tomado conhecimento de que Kurmanov atuou como informante dos EUA.

10/11

O dirigente cazaque tem sido amplamente divulgado por algumas organizações de esquerda no Brasil. Por sua vez, o site do PCB traduziu e publicou uma declaração oficial do Movimento Socialista do Cazaquistão, em apoio às manifestações.

11/11

pcb.org.br/portal2/28256/…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling