Pensar a História Profile picture
"Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade". Karl Marx

Feb 6, 2022, 8 tweets

O momento mais propício para uma revolução popular no Brasil ocorreu em agosto de 1954, logo após o suicídio de Getúlio Vargas. A notícia da morte de Getúlio desencadeou uma verdadeira onda de fúria popular que se espalhou por todo o Brasil.

1/8

Os trabalhadores saíram às ruas aos gritos de "mataram Getúlio", buscando vingança contra as forças oposicionistas a quem atribuíam a responsabilidade pelo ocorrido. Incendiaram os carros dos jornais O Globo e Tribuna da Imprensa e depredaram as sedes dos jornais.

2/8

Populares depredaram as sedes de empresas estadunidenses como a Standard Oil. Caçado pelas ruas do Rio de Janeiro, Carlos Lacerda quase foi linchado e teve de se esconder na embaixada dos Estados Unidos. O povo então invadiu a embaixada. Lacerda fugiu de helicóptero.

3/8

Em Porto Alegre, a população destruiu as sedes dos principais partidos de oposição, tanto da direita quanto da esquerda. Os prédios da UDN, Frente Democrática, Frente Popular, Partido Socialista, Partido Republicano e Partido Social Progressista foram incendiados.

4/8

Os gaúchos também atacaram as sedes dos jornais "O Estado do Rio Grande" e do "Diário de Notícias". Em Belo Horizonte, manifestantes destruíram a sede do Instituto Brasil-Estados Unidos, invadiram o consulado estadunidense e depredaram o prédio do "Correio da Manhã".

5/8

Manifestações também ocorreram em todo o Nordeste. Em Salvador, populares incendiaram o palanque onde os opositores de Vargas pediram sua renúncia uma semana antes. Depredações e incêndios também foram registrados em Recife, Natal, Teresina e Aracaju.

6/8

A reação popular surpreendeu o Partido Comunista Brasileiro (PCB), que até a véspera engrossava a oposição a Getúlio. Os comunistas ainda tentaram disputar o comando do movimento, mas foram rechaçados pelos populares e obrigados a recuar em São Paulo e no Rio de Janeiro.

7/8

A oposição intransigente do PCB ao governo Vargas nos anos 50 impediu a conexão entre o partido e as massas. Getúlio, por sua vez, não deixou sucessor. Os protestos se arrastaram por várias semanas, mas, sem direcionamento, acabaram arrefecendo e sucumbindo à repressão.

8/8

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling