Luiz Inácio Lula da Silva presidindo o ato de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). O partido foi fundado há 42 anos, em 10 de fevereiro de 1980, em uma cerimônia realizada no auditório do Colégio Sion, em São Paulo.
1/28
A fundação do PT resultou da reorganização do movimento operário, desarticulado pela ditadura militar durante os "anos de chumbo". O aumento do desemprego e do custo de vida após o fim do "milagre econômico" causou grande insatisfação nas classes operárias urbanas.
2/28
O ambiente propício à restauração do movimento operário deu origem ao chamado "Novo Sindicalismo". O movimento ganhou força a partir das greves de 1978 no ABC Paulista, lideradas por Lula, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.
3/28
Durante o 3° Congresso dos Trabalhadores Metalúrgicos em 1978, Lula argumentou sobre a necessidade de criação de uma nova legenda para que os trabalhadores elegessem seus próprios representantes. Os metalúrgicos iniciaram então uma campanha para coleta de assinaturas.
4/28
Em 1979, foi criada a comissão do Movimento Pró-PT, liderada por dirigentes sindicais como Jacó Bittar, Olívio Dutra, Manuel da Conceição e Luiz Dulci. No dia 10 de fevereiro de 1980, organizou-se o ato de fundação do Partido dos Trabalhadores no auditório do Colégio Sion.
5/28
Representantes de mais de 400 organizações sindicais e movimentos sociais participaram do ato de fundação. A 1ª ficha de filiação foi assinada por Apolônio de Carvalho. O partido também atraiu apoio das Comunidades Eclesiais de Base, estudantes, intelectuais e artistas...
6/28
... tais como Sérgio Buarque de Hollanda, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Mário Pedrosa e Antonio Candido. Predominavam no partido as correntes defensoras da "construção do socialismo democrático". O manifesto de fundação ressaltava que a organização surgiu...
7/28
"da necessidade sentida por milhões de trabalhadores brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la" em prol da criação de “uma sociedade igualitária, onde não haja explorados nem exploradores”.
8/28
O rápido crescimento da legenda surpreendeu os militares, que duvidavam da viabilidade de um partido estruturado em bases populares. Em 1982, o partido elegeu 8 deputados federais e fez seu primeiro prefeito — o ferramenteiro Gilson Menezes, em Diadema, SP.
9/28
No ano seguinte, o PT participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), então a maior confederação sindical do país, congregando 912 entidades e mais de 12 milhões de trabalhadores. O PT foi um dos principais articuladores do movimento das "Diretas Já"...
10/28
...que reivindicava abertura política e eleições majoritárias diretas. Em São Paulo, um dos comícios das Diretas Já mobilizou um público de mais de 300 mil pessoas no centro da cidade. A emenda constitucional para a eleição direta, entretanto, foi rejeitada pelo congresso.
11/28
Em 1986, Lula foi eleito deputado federal com a maior votação da história até então. O PT também elegeu 16 deputados federais (incluindo Florestan Fernandes, Benedita da Silva, José Genoíno e Olívio Dutra) e participou da Assembleia Nacional Constituinte...
12/28
...auxiliando na inclusão de pautas como a universalização de direitos sociais, nomeadamente a criação do SUS. Considerando que o texto estava aquém das reivindicações populares, a bancada do PT votou contra o texto final, mas acabou por ratificá-lo em plenário em 1988.
13/28
Nesse mesmo ano, o partido conquistou a gestão da maior cidade do país, elegendo Luiza Erundina como prefeita de São Paulo. O PT lançou Lula como candidato ao pleito de 1989 — a primeira eleição direta para a Presidência da República desde a redemocratização.
14/28
Lula chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Fernando Collor (PRN). O PT elegeu, entretanto, Eduardo Suplicy, seu 1º senador. Lula voltou a disputar a presidência pelo PT nas eleições de 1994 e 1998, perdendo nas duas ocasiões em primeiro turno para FHC.
15/28
Na eleição de 1994, o PT elegeu seus primeiros governadores — Vitor Buaiz, no Espírito Santo, e Cristovam Buarque, pelo Distrito Federal. A legenda seguiu crescendo ao longo da década, consolidando-se como maior partido de esquerda do país.
16/28
Com uma estratégia de moderação e suavização da retórica radical, Lula venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando o candidato tucano José Serra no 2º turno. Tornou-se, dessa forma, o primeiro presidente brasileiro oriundo da classe operária.
17/28
Lula implementou uma série de programas sociais e políticas públicas que possibilitaram o aumento da renda dos trabalhadores e a redução da pobreza em níveis inéditos. A miséria foi reduzida em 75% e a fome crônica foi praticamente erradicada.
18/28
Lula foi agraciado pela ONU com o título de "campeão mundial da luta contra a fome". Reeleito em 2006, implementou programas que permitiram quadruplicar o ingresso de jovens no ensino superior, ampliar os empregos formais e combater o déficit habitacional.
19/28
Paralelamente, o Brasil retomou o crescimento econômico e manteve o ambiente de estabilidade e baixa inflação. Com expansões médias do PIB de 4% ao ano, o Brasil se tornou a 6ª maior economia do mundo, consolidando-se como uma potência emergente.
20/28
O país investiu fortemente na criação de uma ordem internacional alternativa aos sistemas derivados dos Acordos de Bretton Woods — nomeadamente o grupo dos "BRICS". Lula deixou o governo com as maiores taxas de aprovação da história: 83% de avaliação positiva.
21/28
A alta popularidade facilitou a eleição de Dilma Rousseff, que venceu o pleito de 2010, tornando-se a 1ª mulher a presidir o Brasil. Dilma deu continuidade aos programas sociais de seu antecessor e ampliou os investimentos em infraestrutura e serviços públicos.
22/28
Em sua gestão, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU e atingiu a menor taxa de desemprego da história. A eclosão das manifestações de junho de 2013, os atos contra a Copa os protestos antigovernamentais após 2015, entretanto, tornaram-se fatores de desestabilização.
23/28
Reeleita em 2014, Dilma enfrentou um ambiente de instabilidade e boicote legislativo, além da guerra jurídica travada contra o PT pela Operação Lava Jato, em articulação com o Dep. de Justiça dos EUA. em sustentação política, Dilma seria deposta por um golpe parlamentar.
24/28
Em abril de 2018, Lula seria alvo de uma prisão política, justificada por meio de um processo comprovadamente viciado, conduzido em conluio entre o juiz Sérgio Moro e o promotor Deltan Dallagnol, com o objetivo de impedir sua participação no pleito presidencial.
25/28
A forte campanha midiática antipetista, o ativismo do aparato jurídico-repressivo e o distanciamento das bases resultaram em profundo desgaste da imagem pública do partido, ocorrido em paralelo à ascensão da onda conservadora e consolidação do bolsonarismo.
26/28
O partido, entretanto, conservou-se como principal força política da esquerda, permanecendo entre os maiores partidos políticos da América Latina. Detém a maior bancada parlamentar da Câmara dos Deputados e congrega mais de dois milhões de filiados.
27/28
Sondagens mais recentes mostram que o partido começou a se recuperar do desgaste sofrido ao longo da última década, reforçando sua posição como legenda preferida da população brasileira e registrando o maior crescimento absoluto de filiações em 2021.
28/28
ERRATA:
No 24º tuíte, leia-se "Sem sustentação política, Dilma seria deposta por um golpe parlamentar".
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.