Luiz Inácio Lula da Silva presidindo o ato de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). O partido foi fundado há 42 anos, em 10 de fevereiro de 1980, em uma cerimônia realizada no auditório do Colégio Sion, em São Paulo.
1/28
A fundação do PT resultou da reorganização do movimento operário, desarticulado pela ditadura militar durante os "anos de chumbo". O aumento do desemprego e do custo de vida após o fim do "milagre econômico" causou grande insatisfação nas classes operárias urbanas.
2/28
O ambiente propício à restauração do movimento operário deu origem ao chamado "Novo Sindicalismo". O movimento ganhou força a partir das greves de 1978 no ABC Paulista, lideradas por Lula, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.
3/28
Durante o 3° Congresso dos Trabalhadores Metalúrgicos em 1978, Lula argumentou sobre a necessidade de criação de uma nova legenda para que os trabalhadores elegessem seus próprios representantes. Os metalúrgicos iniciaram então uma campanha para coleta de assinaturas.
4/28
Em 1979, foi criada a comissão do Movimento Pró-PT, liderada por dirigentes sindicais como Jacó Bittar, Olívio Dutra, Manuel da Conceição e Luiz Dulci. No dia 10 de fevereiro de 1980, organizou-se o ato de fundação do Partido dos Trabalhadores no auditório do Colégio Sion.
5/28
Representantes de mais de 400 organizações sindicais e movimentos sociais participaram do ato de fundação. A 1ª ficha de filiação foi assinada por Apolônio de Carvalho. O partido também atraiu apoio das Comunidades Eclesiais de Base, estudantes, intelectuais e artistas...
6/28
... tais como Sérgio Buarque de Hollanda, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Mário Pedrosa e Antonio Candido. Predominavam no partido as correntes defensoras da "construção do socialismo democrático". O manifesto de fundação ressaltava que a organização surgiu...
7/28
"da necessidade sentida por milhões de trabalhadores brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la" em prol da criação de “uma sociedade igualitária, onde não haja explorados nem exploradores”.
8/28
O rápido crescimento da legenda surpreendeu os militares, que duvidavam da viabilidade de um partido estruturado em bases populares. Em 1982, o partido elegeu 8 deputados federais e fez seu primeiro prefeito — o ferramenteiro Gilson Menezes, em Diadema, SP.
9/28
No ano seguinte, o PT participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), então a maior confederação sindical do país, congregando 912 entidades e mais de 12 milhões de trabalhadores. O PT foi um dos principais articuladores do movimento das "Diretas Já"...
10/28
...que reivindicava abertura política e eleições majoritárias diretas. Em São Paulo, um dos comícios das Diretas Já mobilizou um público de mais de 300 mil pessoas no centro da cidade. A emenda constitucional para a eleição direta, entretanto, foi rejeitada pelo congresso.
11/28
Em 1986, Lula foi eleito deputado federal com a maior votação da história até então. O PT também elegeu 16 deputados federais (incluindo Florestan Fernandes, Benedita da Silva, José Genoíno e Olívio Dutra) e participou da Assembleia Nacional Constituinte...
12/28
...auxiliando na inclusão de pautas como a universalização de direitos sociais, nomeadamente a criação do SUS. Considerando que o texto estava aquém das reivindicações populares, a bancada do PT votou contra o texto final, mas acabou por ratificá-lo em plenário em 1988.
13/28
Nesse mesmo ano, o partido conquistou a gestão da maior cidade do país, elegendo Luiza Erundina como prefeita de São Paulo. O PT lançou Lula como candidato ao pleito de 1989 — a primeira eleição direta para a Presidência da República desde a redemocratização.
14/28
Lula chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Fernando Collor (PRN). O PT elegeu, entretanto, Eduardo Suplicy, seu 1º senador. Lula voltou a disputar a presidência pelo PT nas eleições de 1994 e 1998, perdendo nas duas ocasiões em primeiro turno para FHC.
15/28
Na eleição de 1994, o PT elegeu seus primeiros governadores — Vitor Buaiz, no Espírito Santo, e Cristovam Buarque, pelo Distrito Federal. A legenda seguiu crescendo ao longo da década, consolidando-se como maior partido de esquerda do país.
16/28
Com uma estratégia de moderação e suavização da retórica radical, Lula venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando o candidato tucano José Serra no 2º turno. Tornou-se, dessa forma, o primeiro presidente brasileiro oriundo da classe operária.
17/28
Lula implementou uma série de programas sociais e políticas públicas que possibilitaram o aumento da renda dos trabalhadores e a redução da pobreza em níveis inéditos. A miséria foi reduzida em 75% e a fome crônica foi praticamente erradicada.
18/28
Lula foi agraciado pela ONU com o título de "campeão mundial da luta contra a fome". Reeleito em 2006, implementou programas que permitiram quadruplicar o ingresso de jovens no ensino superior, ampliar os empregos formais e combater o déficit habitacional.
19/28
Paralelamente, o Brasil retomou o crescimento econômico e manteve o ambiente de estabilidade e baixa inflação. Com expansões médias do PIB de 4% ao ano, o Brasil se tornou a 6ª maior economia do mundo, consolidando-se como uma potência emergente.
20/28
O país investiu fortemente na criação de uma ordem internacional alternativa aos sistemas derivados dos Acordos de Bretton Woods — nomeadamente o grupo dos "BRICS". Lula deixou o governo com as maiores taxas de aprovação da história: 83% de avaliação positiva.
21/28
A alta popularidade facilitou a eleição de Dilma Rousseff, que venceu o pleito de 2010, tornando-se a 1ª mulher a presidir o Brasil. Dilma deu continuidade aos programas sociais de seu antecessor e ampliou os investimentos em infraestrutura e serviços públicos.
22/28
Em sua gestão, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU e atingiu a menor taxa de desemprego da história. A eclosão das manifestações de junho de 2013, os atos contra a Copa os protestos antigovernamentais após 2015, entretanto, tornaram-se fatores de desestabilização.
23/28
Reeleita em 2014, Dilma enfrentou um ambiente de instabilidade e boicote legislativo, além da guerra jurídica travada contra o PT pela Operação Lava Jato, em articulação com o Dep. de Justiça dos EUA. em sustentação política, Dilma seria deposta por um golpe parlamentar.
24/28
Em abril de 2018, Lula seria alvo de uma prisão política, justificada por meio de um processo comprovadamente viciado, conduzido em conluio entre o juiz Sérgio Moro e o promotor Deltan Dallagnol, com o objetivo de impedir sua participação no pleito presidencial.
25/28
A forte campanha midiática antipetista, o ativismo do aparato jurídico-repressivo e o distanciamento das bases resultaram em profundo desgaste da imagem pública do partido, ocorrido em paralelo à ascensão da onda conservadora e consolidação do bolsonarismo.
26/28
O partido, entretanto, conservou-se como principal força política da esquerda, permanecendo entre os maiores partidos políticos da América Latina. Detém a maior bancada parlamentar da Câmara dos Deputados e congrega mais de dois milhões de filiados.
27/28
Sondagens mais recentes mostram que o partido começou a se recuperar do desgaste sofrido ao longo da última década, reforçando sua posição como legenda preferida da população brasileira e registrando o maior crescimento absoluto de filiações em 2021.
28/28
ERRATA:
No 24º tuíte, leia-se "Sem sustentação política, Dilma seria deposta por um golpe parlamentar".
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Há 81 anos, as forças soviéticas libertavam os sobreviventes do Gueto de Lodz, na Polônia. Lodz foi o segundo maior gueto nazista da Europa, atrás apenas de Varsóvia. Mais de 210 mil pessoas foram encarceradas no local. Leia mais no @operamundi
Logo após a invasão da Polônia em 1939, os ocupantes nazistas instituíram uma violenta política de segregação dos judeus. Na cidade de Lodz, conhecida por ter uma significativa comunidade judaica, os alemães reservaram um distrito para confinar a população judia.
2/25
A ordem para criar o gueto foi dada por Friedrich Übelhör, o interventor nazista. Para intimidar a população e forçá-la ao deslocamento, os alemães perpetraram uma série de chacinas e massacres — nomeadamente a "Quinta-Feira Sangrenta", quando 350 judeus foram assassinados.
O governo brasileiro anunciou o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos médico-hospitalares à Venezuela. A ação ocorre após um bombardeio dos Estados Unidos destruir o maior centro de distribuição de medicamentos do país vizinho.
1/7
A iniciativa prioriza o atendimento a cerca de 16 mil pacientes venezuelanos que dependem de hemodiálise, cujo tratamento foi comprometido após o ataque. A primeira remessa, com 40 toneladas de materiais essenciais, deve partir ainda hoje para Caracas.
2/7
O material inclui filtros, linhas arteriais e venosas, cateteres, soluções para diálise e medicamentos de uso contínuo. Os insumos foram arrecadados com doações de laboratórios públicos, hospitais universitários e organizações filantrópicas brasileiras.
A polícia de São Paulo desconfia que um assalto a um laboratório da USP ocorrido durante o Réveillon tenha sido motivado por espionagem científica industrial. Dois computadores com HD e software desenvolvidos na USP foram levados durante a ação.
1/8
O assalto ocorreu na madrugada de 1º de janeiro de 2026. Quatro homens armados invadiram a sede do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e renderam os dois seguranças de plantão. Os vigilantes foram presos na cozinha do instituto.
2/8
Uma van branca foi utilizada para transportar o material subtraído. Os criminosos levaram 8 bobinas de fios de cobre, 80 metros de cabos plásticos e aparelhos celulares. Diversos equipamentos e instalações foram destruídos ou danificados.
Há 66 anos, o general Lott esmagava a Revolta de Aragarças, levante golpista contra o governo de Juscelino Kubitschek. A revolta foi conduzida por militares que já tinham tentado um golpe 3 anos antes, mas receberam anistia. Leia no @operamundi
Candidato à presidência pelo PSD na eleição de 1955, Juscelino Kubitschek (JK) se apresentou ao eleitorado como herdeiro político de Getúlio Vargas, prometendo trazer ao Brasil “50 anos de desenvolvimento em 5 anos de mandato”.
2/25
JK conseguiu herdar os votos de Vargas e foi eleito presidente. O mesmo ocorreu com João Goulart, ex-Ministro do Trabalho de Vargas, que foi eleito como vice em votação separada.
Mas, ao mesmo tempo, JK e Goulart também herdaram a fúria do antigetulismo.
O Ministério Público de Milão anunciou abertura de uma investigação formal contra cidadãos italianos suspeitos de terem participado de "safáris humanos" durante a Guerra da Bósnia. Os turistas europeus pagavam até R$ 600 mil para matar civis por diversão.
1/15
O caso ocorreu durante o Cerco de Sarajevo, episódio dramático da Guerra da Bósnia, que se estendeu de 1992 a 1996. Considerado um dos mais violentos cercos militares do século 20, a ofensiva contra a capital bósnia deixou cerca de 12.000 mortos e 60.000 feridos.
2/15
Conforme a denúncia, o serviço era ofertado pelo exército sérvio-bósnio, chefiado por Radovan Karadzic, preso desde 2008. O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia o condenou a 40 anos de prisão por genocídio e crimes contra a humanidade.
Há 129 anos, uma expedição militar era enviada para destruir Canudos. Convertida em um "paraíso dos pobres", a comunidade foi rotulada como uma ameaça à ordem vigente e submetida a um massacre que deixou 25.000 mortos. Leia mais no @operamundi
No fim do século 19, o sertão nordestino estava mergulhado em uma grave crise social. A terra seguia concentrada nas mãos dos latifundiários, os trabalhadores sofriam com o flagelo da seca e os ex-escravizados vagavam implorando por trabalho nas fazendas da região.
2/27
Nesse cenário desolador, muitos sertanejos buscavam na fé a força para enfrentar o sofrimento cotidiano. Nas áreas remotas, onde a igreja também era ausente, essa dinâmica fortaleceu o messianismo rústico, muito influenciado pelas tradições religiosas populares.