Pensar a História Profile picture
"Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade". Karl Marx

Mar 4, 2022, 13 tweets

Ontem vimos alguns dos monumentos que foram erguidos na Ucrânia em homenagem a Stepan Bandera — colaborador nazista reabilitado como herói nacional. Bandera era o líder da OUN, organização que assassinou mais de 100 mil poloneses e 15 mil judeus durante a Segunda Guerra.

+

Hoje conheceremos mais alguns monumentos que as autoridades ucranianas têm espalhado pelo país nos últimos anos. Começamos pelo Monumento a Dmitro Negrich, colaborador do Holocausto e chefe da polícia auxiliar hitleriana, responsável por exterminar 20 mil judeus em Kolomya.

+

Há também o monumento em homenagem a Kuzma Brychko, outro nazista ucraniano que colaborou com o Holocausto. Brychko foi um dos articuladores do Massacre de Volínia, que culminou com o assassinato de 80 mil poloneses durante a Segunda Guerra.

+

Em Lviv, as autoridades ucranianas ergueram um monumento a Volodymyr Schegelskiy, chefe da polícia auxiliar ucraniana e colaborador do regime nazista. Schegelskiy foi executado na Polônia em 1949, por crimes contra a humanidade e colaboração na matança de 100 mil pessoas.

+

Esse é o monumento a Yaroslav Stetsko, líder do Exército Insurgente da Ucrânia (UPA), braço armado da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN). Stetsko foi um dos responsáveis pelos massacres dos poloneses de Galícia e Volínia, que resultaram em 100 mil mortes.

+

Na cidade ucraniana de Tyshkyvtsy, há um museu dedicado à memória do genocida Roman Shukhevych. Ele foi o chefe do Batalhão Schutzmannshaft das SS de Hitler, organizou pogroms contra os judeus ucranianos e também participou do Massacre dos Poloneses de Volínia.

+

Esse é monumento ao genocida Vasyl Brynsky, chefe da Polícia Auxiliar ucraniana no distrito de Stanislav. Brynsky arquitetou o assassinato em massa de mais de 50 mil judeus de Stanislav na Segunda Guerra. Também participou de massacres contra poloneses e judeus na OUN.

+

Esse é o monumento fúnebre a Leonid Stupnytsky, oficial da Polícia Auxiliar da Ucrânia, responsável por assassinar mais de 25 mil judeus em Rovno.

+

Monumento a Myroslav Symchych, comandante da OUN-UPA, responsável por conduzir assassinatos em massa contra judeus e poloneses de Kolomyya. Sob suas ordens diretas, todos os judeus e poloneses do vilarejo de Pistyn foram elimintados, incluindo mulheres e crianças.

+

Monumento a Petro Samutin, oficial da Abwehr, o serviço secreto da Alemanha nazista. Samutin foi responsável por organizar os batalhões da Polícia Auxiliar da Ucrânia, responsáveis pelo assassinato em massa de milhares de judeus. Fugiu para os EUA após o fim da Segunda Guerra.

+

Monumento a Volodymyr Yakubovsky, combatente do batalhão nazista Shutzmannshft, responsável por executar mais de 4 mil judeus em Zboriv e Zaliztsy. Também participou dos massacres dos poloneses organizados pela OUN.

+

Em Lviv, há o monumento ao genocida Volodymyr Kubiyovych, fundador da Divisão SS Galícia, unidade militar vinculada diretamente ao Terceiro Reich, responsável por conduzir diversos massacres contra judeus e poloneses durante a Segunda Guerra.

+

Acompanhem outras postagens excelentes sobre a influência neonazista na sociedade ucraniana no perfil do @DaniMayakovski

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling