Arqueo & Espírito Profile picture
Divulgação de história, arqueologia e antropologia das Américas Pré-Colombianas. @precolombismos

Aug 25, 2022, 12 tweets

Você sabia?

Teotihuacan contava com um sistema de habitação social igualitário, conhecido pelos arqueólogos como “complexo de apartamentos”.

Essas unidades residenciais abrigavam quase toda a população da cidade, estimada em mais de 100.000 habitantes.

Segue o fio!👇🏘

A cidade de Teotihuacan foi planejada com layout de grade e são ao todo mais de 2.000 grandes, espaçosos e luxuosos conjuntos habitacionais multi-familiares que se assemelham à apartamentos e abrigavam pelo menos 90% da população, mostrando um urbanismo bastante igualitário.

Pessoas comuns dentro desses complexos residenciais viviam em estruturas comparadas à palácios e residências de elite, com pisos de gesso branco, telhados ornamentados, varandas, murais-afrescos coloridos, pátios a céu aberto, drenos sob o piso para canalizar água da chuva, etc.

Em medidas de comparação por tamanho, por exemplo, casas de macehualtin (plebeus) Astecas tinham em média 25 metros quadrados cada, enquanto uma residência familiar padrão em Teotihuacan tinha mais de 200 metros quadrados dentro de um complexo de mais de 2.000 metros quadrados.

Havia também áreas rituais compartilhadas pelos departamentos que consistiam em pátios com altares centrais e templos piramidais.

Há evidências de atividades artesanais em todos os conjuntos e divisão de tarefas de trabalho entre famílias, fortalecendo uma economia doméstica.

Teotihuacan era uma cidade igualitária e, quando testado o coeficiente de Gini na cidade (1 indica que uma única família controla toda a riqueza, 0 significa que a riqueza é distribuída igualmente) o resultado foi 0,12.

Nações como o México hoje apresentam 0,75 e EUA 0,80.

Os arqueólogos David Carballo e Linda Manzanilla sugerem que talvez isso ocorresse porque, com a falta de evidências de líderes governantes e realeza, Teotihuacan estava mais próxima de uma democracia do que propriamente um império e provavelmente envolvia poder compartilhado.

De qualquer forma, é evidente que a maioria das pessoas em Teotihuacan tinham habitações espaçosas para morar, acesso a uma ampla gama de itens luxuosos, não parece ter havido um rei autocrático, mas ainda assim, alguém por trás de um grande projeto de distribuição urbana.

O que estava acontecendo em Teotihuacan que difere de outros complexos urbanos na Mesoamerica?

Serão necessários mais anos de estudos arqueológicos, mas o que já sabemos hoje já é animador e nos revelam bastante sobre essa antiga sociedade.

Fontes:

Apartment Compounds, Households and Population in the Ancient City of Teotihuacan/Quantitative Measures of Wealth Inequality in Ancient Central Mexican Communities/The Historical Trajectory of Urban Design in Ancient Central Mexico; Michael E. Smith.

The Social Organization of Craft Production and Interregional Exchange at Teotihuacan/Households in Ancient Mesoamerica; David M. Carballo.

Corporate Life in Apartment and Barrio compounds at Teotihuacan; Linda R. Manzanilla.

Correção: O índice de Gini que peguei como referência para a thread está desatualizado, foi o máximo que chegaram, os números (dados de 2020) para México e EUA, respectivamente são 0,45 e 0,48.

Perdão pelo erro!

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling