Luís Fernando Tófoli Profile picture
Professor de Psiquiatria na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, pesquisador de políticas de drogas e psicodélicos. Ele/dele. Posts mostly in Portuguese.

Sep 10, 2022, 13 tweets

Dia 10 de setembro é a data para nos lembrarmos o quanto é importante a prevenção ao suicídio

Porém, compartilhar posts sobre isso uma vez por ano não resolve. Tentativas de suicídio não acontecem só em setembro.

Entenda nesse #cordel o que precisa ser feito e o Brasil não faz.

Antes de começar, se você tem tido pensamentos de que é melhor morrer ou terminar com sua vida, procure ajuda nos serviços de saúde.

Se o desespero estiver urgente e incontrolável, entre em contato com o @CVVoficial pelo site ou pelo telefone 188.

cvv.org.br

Bem, é importante sabermos que não há evidência científica de que campanhas de conscientização em um curto período de tempo sejam capazes de reduzir as taxas de suicídio. Embora muito bem intencionadas, há uma boa chance de que sejam ineficazes para além de trazer o tema à baila.

A literatura acadêmica no campo sugere que, para que campanhas de suicídio tenham maior chance de efetividade, elas precisam ser acompanhadas de programas de prevenção do suicídio – e estes vão bem além de campanhas publicitárias e/ou nas redes sociais.

sciencedirect.com/science/articl…

Há pelos menos duas décadas tempo a OMS (@WHO) tem proposto medidas que, quando implementadas, são capazes de efetivamente reduzir as taxas de suicídio de um país. São relativamente simples e baratas, mas que precisam serem tomadas de forma organizada.
who.int/publications/i…

Porém, embora com taxas relativamente baixas, os índices de suicídio por habitante no Brasil subiram quase 50% nos últimos 20 anos. Os dados são mais preocupantes em algumas cidades, como Dourados-MS (pelo suicídio indígena), ou nos estados do Sul do país.
revistaquestaodeciencia.com.br/index.php/arti…

Psiquiatras brasileiros como Neury Botega e José Manuel Bertolote fizeram estudos pioneiros demonstrarem que há caminhos possíveis para a prevenção.

Estas medidas, porém, nunca foram tomadas.

E aqui não estamos falando só do governo Bolsonaro, que além de não tomar medidas, incentiva o acesso a armas de fogo, algo associado a maiores riscos de suicídio.

NENHUM governo federal prévio estabeleceu um programa específico para a prevenção do suicídio. Mas não é só isso.

Não se tem notícia que a @ABPsiquiatria e o @medicina_CFM, embora gostem de promover a campanha pouco efetiva do Setembro Amarelo, tenham usado de sua intimidade visceral - e preocupante - com o atual governo federal para tentarem propor um programa efetivo de prevenção.

Programas de prevenção funcionam principalmente na sensibilização de trabalhadores de saúde de emergências e na atenção primária – postos de saúde – e na identificação de pessoas sob risco para receberem tratamento, já que o maior fator associado ao suicídio é ter depressão.

Sendo assim, vamos conversar sobre o assunto, vamos ficar atentos aos riscos - e o principal deles é a presença de depressão - e vamos incentivar as pessoas a se cuidarem.

Mas não podemos deixar de pressionar o poder público para que TOMEM MEDIDAS EFETIVAS.

Hoje é o melhor dia para que pressionemos os candidatos para saber o que eles pretendem fazer pela prevenção do suicídio e promoção de saúde mental, se forem eleitos. Com a palavra, @LulaOficial, @jairbolsonaro, @cirogomes, @simonetebetbr, @SorayaThronicke e @fdavilaoficial.

Peço desculpas pelo erro na imagem (que fica mais evidente para quem tem fundo escuro no Twitter). Corrigi aqui. Pena que não dá para editar no tuíte original.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling