📍Roraima. Na frente das pesquisas à reeleição para governar o estado mais indígena do Brasil, Antonio Denarium (PP) diz que “índigena não paga imposto” nem “produz nada” e defende regulamentar o garimpo. 🔗agen.pub/eleicoesro
Ele é um dos principais defensores da atividade, que pode definir as eleições no estado – mas não sobrevive se perder o apoio do governo federal.
A crise no estado explodiu com o governo Bolsonaro, que desmoralizou e sucateou a Funai e os órgãos de fiscalização federais. Hoje há entre 10 mil e 20 mil garimpeiros na TI Yanomami, colocando em risco a vida de 28 mil indígenas.
O estrago do garimpo vai além das terras indígenas. O rio Branco é afluente do Uraricoera, e, consequentemente, o mercúrio afeta também os 430 mil moradores de Boa Vista, que concentra quase 70% da população do estado.
“Comparando as razões de risco estimadas para as populações urbana e não-urbana, observamos que ambas estão igualmente sob risco de adoecer, devido à ingestão de peixes contaminados por metilmercúrio”, constatam pesquisadores da Fiocruz.
Com fama de boa gestora por revitalizar a orla do rio Branco e outras ações, a segunda colocada na corrida eleitoral pelo estado, Teresa Surita (MDB), declarou no programa de governo que iria combater a “causa” da poluição dos rios, sem citar o garimpo.
“Acho que todo mundo sabe que falta vontade política de acabar com o garimpo. E acabar com o garimpo é fácil. Lógico, a proporção que assumiu hoje vai exigir uma atuação mais engajada, um trabalho regular e permanente", analisa o procurador do MP-RR Alisson Marugal.
O procurador rebateu também a argumentação de que o garimpo ilegal é um problema social, como alegou Surita ao declarar seu apoio ao garimpo.
“Se os brancos não fazem políticas públicas para evitar que as pessoas trabalhem em uma atividade perigosa e ilegal, o ônus não cabe aos indígenas, é uma responsabilidade da sociedade branca”, ensinou.
Não espanta que os dois principais candidatos ao governo se posicionem a favor do garimpo. A defesa das terras e direitos indígenas nunca ganhou o coração da maioria dos moradores de Boa Vista, acostumados com o vaivém de garimpeiros desde os anos 1940.
Leia a reportagem completa na Pública: agen.pub/eleicoesro
Quer ficar por dentro de toda a cobertura da #PúblicaNasEleições? Assine gratuitamente a nossa newsletter e não perca nada!
👉agen.pub/newstt
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.