#TdCultura
A NEUROLOGIA E A INVENÇÃO DO CINEMA
O nascimento do cinema se dá com a exibição dos Irmãos Lumière em 1895. No entanto, alguns experimentos vinham sendo realizados nas décadas finais do século XIX.
E o que a Medicina e a Neurologia têm a ver com isso?
Vários inventores (como Thomas Edison) experimentavam com audiovisual à época. Uma das mais interessantes invenções foi o “Zootrópio”, de Eadward Muybridge, fotógrafo americano. Em resumo, tratava-se de um tambor giratório com fotografias intercaladas com interposições escuras.
A ideia permitiu ao espectador ter a ilusão de movimento ao minimizar o efeito de borramento que havia quando a sucessão de fotos era feita de maneira contínua. A intercalação a uma taxa entre 16-24 quadros por segundo, quando há início de uma percepção visual de movimento.
Então, o Neurologista Francis Dercum (direita), propôs a Muybridge (esquerda) o registro de vários pacientes para análise de marcha e distúrbios do movimento em Neurologia. Em 1884-1885 foram realizados os primeiros registros de distúrbios neurológicos em movimento.
Os pacientes registrados em um grande estúdio erguido próximo ao hospital universitário da Filadélfia e foram compilados por Muybridge na grande obra "Locomoção Animal". Foram registrados casos de paresias, ataxia, coreia, transtornos funcionais e muitos outros.
A ideia foi de extrema importância para a disseminação do conhecimento e educação médica da época, e se hoje um jovem neurologista saca uma câmera de bolso e entende a importância do registro semiológico, dois pioneiros o fizeram há mais de 130 anos.
n.neurology.org/content/81/17/…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.