Carapanã Profile picture
Oct 1, 2018 8 tweets 3 min read Read on X
Vejam só, documentos e relatórios oficiais do Superior Tribunal Militar mostram que a extrema direita brasileira, diretamente de dentro de unidades Polícia Militar, executou 17 das 32 ações terroristas que serviram de justificativa pro AI-5.
apublica.org/2018/10/atenta…
Os atentados desses grupos de extrema direita começaram antes daqueles de grupos de esquerda. O grupo furtou dinamite e armas do quartel general da Força Pública (antiga PM) e passou quatro meses praticando explosões e até assaltos a banco.
O grupo atacava justamente alvos que, em tese, seriam alvos da esquerda: quartel do exército, prédio do DOPS, BOVESPA, prédios de alistamento da PM e varas criminais.
Aladino Félix, mentor dos atentados, recebia ordens de Brasília. Naquela época a Ditadura enfrentava a oposição da Frente Ampla que reunia políticos de vários espectros. Os integrantes do seu grupo confessaram que o objetivo era levar a ditadura a criar um estado de exceção.
Aladino Félix era comparsa do General Paulo Trajano. Ambos sustentava uma versão fantasiosa de que a Frente Ampla contra a Ditadura planejava "um golpe contra o General Costa e Silva" usando as polícias e brigadas de vários estados.
Tudo indica que além do General Paulo Trajano a alta cúpula da Ditadura e o Serviço Nacional de Inteligência sabiam dos planos.
Aladino Félix curtia umas ufologias esotéricas.
Processos foram abertos e, apesar das confissões, as penas foram mínimas. O General Paulo Trajano nunca foi investigado ou condenado.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Carapanã

Carapanã Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @carapanarana

Apr 18
A memória da gente não anda lá essas coisas, mas eu sabia que conhecia esse deputado trumpista, o Jim Jordan, de algum lugar.

O cara é acusado de encobrir um escândalo de abuso sexual na Universidade de Ohio, quando era técnico de um time de luta livre.

en.wikipedia.org/wiki/Ohio_Stat…
O médico do time abusou sexualmente de mais de 100 alunos durante vinte anos e vários funcionários do time de esportes da universidade, inclusive o conservador Jim Jordan são acusados de encobrir os abusos e proteger o médico.
abcnews.go.com/US/rep-jim-jor…
Esse é o cara de quem a extrema-direita brasileira foi bater à porta. E justamente porque ele foi um dos grandes articuladores da impunidade a Donald Trump pela tentativa de golpe de estado no 6 de janeiro.

huffpost.com/entry/glenn-ki…
Read 4 tweets
Apr 12
Eu devo parecer disco quebrado mas vamos lá: existe uma gramática na grande imprensa que continua diluindo o que a extrema-direita faz. A extrema-direita não está conjecturando sobre os limites da democracia liberal, ou sobre as ações do judiciário ou coisa que o valha.
Os caras estão AVISANDO, para quem quiser ouvir, que VÃO DAR UM GOLPE DE ESTADO. E quem não quiser ouvir pode ASSISTIR ÀS AÇÕES deles em diversos momentos. Só não conseguiram porque não houve adesão massiva da caserna e embarque dos EUA.
É inacreditável que haja quem queira comparar essas coisas com algum "debate marxista" em rede social ou coisa do tipo. Qualquer comparação que se ancore em supostos "princípios" para esquecer as condições reais e materiais em que se vive é feita de má fé.
Read 4 tweets
Apr 10
Uma das coisas mais incríveis na normalização da extrema-direita é como a imprensa hegemonica frequentemente relativza o literal, o óbvio e o explícito. Bolsonaro fala em "dar golpe" desde a década de 1990. Bananinha falou que ia fechar o STF em 2018 num ambiente público.
As ações da claque bolsonarista para que um regime de exceção seja implantado no Brasil foram públicas notórias. As faixas, as falas e as manifestações mostaram isso. A reação às políticas sanitárias durante a pandemia foi clara, cristalina e com consequencias nefastas.
Nós observamos toda a sorte de crimes da extrema direita noticiados como "controvérsias", "tentativas", "exageros". A relação da família Bolsonaro com a elite do crime organizado do RJ é pública e notória... e isso só virou pauta depois que Bolsonaro JÁ ESTAVA na presidencia.
Read 5 tweets
Apr 7
Ano passado o Kiko do Foguete fez EXATAMENTE A MESMA coisa nos EUA. Chamou algum otário formado em jornalismo para apurar discussões entre funcionários do Twitter no slack da cia. A ideia era a mesma: vender a narrativa de "perseguição" aos conservadores dos EUA.
Musk mentiu INÚMERAS vezes sobre a real natureza do que ele pagou gente para expor. Inventou que as eleições de 2020 nos EUA teriam sido fraudadas e, na sua exposição, omitiu que a maioria dos pedidos de retirada de conteúdo eram nudes do filho do Biden...
nymag.com/intelligencer/…
Não houve uma "censura" ao conteúdo do laptop de Hunter Biden, isso está aí pra quem quiser ler, mas pedidos judiciais para retirar fotos onde ele aparecia fazendo sexo com prostitutas. Musk montou essa manobra junto com Bari Weiss, que preside um think tank the direita no Texas.
Read 8 tweets
Jan 29
Tem uma coisa interessante nesse esquema de espionagem articulada pelo cabeça de Funko Pop: as hipóteses levantadas na espionagem de autoridades públicas e figuras da oposição parecem super fantasiosas e absurdas. Cabe pensar se a ideia não seria criar uns "fatos alternativos".
Os caras estavam grampeando telefone e vigiando mais de 30 mil pessoas. Além das inúmeras vantagens da espionagem, inclusive na campanha eleitoral, se tinha material ali para inventar qualquer coisa. Aí vêm as perguntas: esse esquema foi suporte para perseguição de jornalistas?
Quantas figuras da República foram coagidas a votar com o governo Bolsonaro? Houve chantagem? Houve vazamentos desse material para a esgotosfera midiática da direita brasileira? Por que os Bolsonaro estavam ordenando espionagem de autoridades que combatiam garimpo?
Read 9 tweets
Jan 20
As grandes cidades brasileiras foram abandonadas, sua infraestrutura loteada pelo empresariado parasitário, a população abandonada, a criminalidade narco-miliciana de mãos dadas com as direitas. Esse esforço pra levar as eleições municipais pra mentiras e pânico moral tem método.
As direitas conseguiram em pouquíssimos anos destruir as poucas coisas que funcionavam, sucateando e privatizando a torto e à direito pra agradar os amigos mamateiros. Não tem UMA grande cidade gerida pelas direitas nos últimos anos que pode apontar qualquer melhoria.
O Brasil entrou numa onda autodestrutiva desde quando esses "institutos liberais" importados passaram a atuar aqui. Usam dos mesmos métodos que fazem com que os EUA sejam um país desigual, precarizado e com uma classe política e empresarial que quer destruir os direitos civis.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(