Profile picture
ISA
, 36 tweets, 17 min read Read on Twitter
A ignorância e a falta de conhecimento não podem mais ser alimento para o preconceito. Por isso, a gente também aderiu: 1 like = 1 curiosidade sobre povos indígenas no Brasil. 💚 Vem com a gente!

#MenosPreconceitoMaisÍndio
1. Segundo o Censo IBGE 2010, os povos indígenas somam 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais. 🙋🏾🙋🏾‍♂️ Saiba mais 👉🏾 isa.to/2WKspwN

📸 Christian Braga/MNI
2. Em 1500, a população indígena era estimada entre 2 e 4 milhões de pessoas, tendo chegado a 200 mil no início do século 20, segundo Darcy Ribeiro. Massacres, epidemias e tentativas de escravização geraram grandes perdas populacionais.

🖼 Oscar Pereira da Silva.
3. Antes dos europeus chegarem, as línguas indígenas eram estimadas em mais de 1.000! Infelizmente, elas foram reduzidas a pouco mais de 160 depois da colonização e da catequese.

🖼 Tronco Tupi, tronco Macro-jê e outras famílias.
4. Foi também por causa do processo de colonização que muitos povos tiveram que abandonar alguns de seus principais costumes, mas ainda assim, não deixaram de se considerar — nem de serem considerados — indígenas. 👉🏾 isa.to/2RvE1Qf

📸 Xamãs Yanomami. | Marcela Ulhoa/ISA
5. Povos de luta! 🙅🏾 Os grupos Guaikuru, ancestrais dos Kadiwéu de Mato Grosso do Sul, aterrorizaram colonizadores portugueses e espanhóis na bacia do rio Paraguai - aprenderam a usar cavalos para guerrear com os invasores.

🖼 Carga de cavalaria guaikuru. | Debret
6. É ignorância e ingratidão histórica dizer que os índios ameaçam a soberania do Brasil. Em diversos casos eles ajudaram a consolidar nossas fronteiras. Os Guaikuru participaram da Guerra do Paraguai como soldados de cavalaria.
7. Os índios da Raposa Serra do Sol, hoje acusados de “travar” o “desenvolvimento” de Roraima, foram os grandes responsáveis pela incorporação do Estado ao Brasil, em 1904. 👉🏾 isa.to/2W80KW4

📸 Yareidy Rivas/ISA
8. No Brasil todo há marcas da ocupação indígena, especialmente nos nomes dos lugares, como Copacabana, Ibirapuera, Araraquara - o que não significa que todos os lugares sejam terras indígenas. O direito à terra é baseado na tradicionalidade da ocupação.

📸 Duda Bentes/Agil
9. As culturas indígenas trazem um universo de línguas, formas de organização, rituais, mitos, habitações e maneiras de se relacionar com o ambiente em que vivem. Conheça essa diversidade: isa.to/2RacpzZ

📸 Criança Yanomami. | Alan Azevedo/ISA
10. O artigo 231 da Constituição Federal de 1988 reconhece aos índios o direito à diferença - o respeito à sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições - e determina a demarcação das terras tradicionalmente ocupadas por eles no país.

📸 Guilherme Rangel/ADIRP
11. Segundo nossa Carta Magna, os índios conquistaram também o direito à educação e à saúde diferenciadas. Isso é importante para que suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem pautem as escolas indígenas. Confira 👉🏾 isa.to/2R7vC5h

📸 Beto Ricardo/ISA
12. Em um dos episódios mais emblemáticos da Constituinte em 1987, a liderança indígena Ailton Krenak tomou a palavra no plenário do Congresso Nacional e protestou contra a possível supressão do capítulo dos direitos indígenas. 👉🏾
13. Uma das principais ameaças aos povos indígenas tramita no Congresso e pretende alterar a Constituição. É a PEC 215, que quer transferir ao Poder Legislativo a tarefa de demarcar Terras Indígenas, hoje na mão do Executivo. 👉🏾 isa.to/2Wf4tkJ

📸 Mario Brunoro/ISA
14. Sobre a demarcação de Terras Indígenas no Brasil:

✅ Em Identificação: 112
✅ Com restrição de uso a não índios: 6
✅ Identificada: 43
✅ Declarada: 74
✅ Reservada: 33
✅ Homologada sem registro: 12
✅ Reservada ou Homologada com Registro no CRI e/ou SPU: 440
✅ Total: 721
15. Ao contrário do que muitos pensam, existem Terras Indígenas fora da #Amazônia. Elas representam menos de 2% da extensão total de TIs no país, mas abrigam quase metade da população indígena brasileira. Muita terra para pouco índio? 🤔 Confira: isa.to/2W90YMH
16. E a situação para esses povos não está fácil: de um total de 285 Terras Indígenas fora da Amazônia, 135 ainda não tiveram seu processo de reconhecimento finalizado. 👉🏾 isa.to/2W90YMH

📸 Terra Indígena Jaraguá (SP). | Rovena Rosa/Agência Brasil
17. Entre as etnias indígenas mais numerosas, com população superior a 30 mil, duas estão fora da Amazônia: Guarani (Mbya, Kaiowá e Nhandeva) e Kaingang. Outras duas, Ticuna e Macuxi, se encontram na calha do rio Solimões e no Leste de Roraima, respectivamente.

📸 Luiza Calagian
18. Na #Amazônia, o maior bioma brasileiro, enquanto quase 20% da floresta já foi desmatada nos últimos 40 anos, as Terras Indígenas juntas perderam apenas 1,9% de suas florestas originais. O entorno da TI Uru-Eu-Wau-Wau já perdeu 70% de floresta!
19. Onde tem índio, tem floresta! Pesquisas recentes têm mostrado que os povos indígenas tiveram um papel fundamental na formação da biodiversidade encontrada na América do Sul. 👉🏾 isa.to/2WiqKho

📸 Floresta amazônica na Terra Indígena Yanomami. | Edson Sato
20. Muitas plantas, por exemplo, surgiram como produto de técnicas indígenas de manejo da floresta, como a castanheira, a pupunha, o cacau, o babaçu, a mandioca e a araucária.

📸 Rogério Assis/ISA
21. No caso da castanha-do-Pará e da araucária, essas árvores teriam sido distribuídas por uma grande área pelos povos indígenas antes da ocupação europeia no continente.

📸 Rogério Assis/ISA
22. O manejo da biodiversidade por esses povos teve um papel fundamental na formação de diferentes paisagens no Brasil, seja na #Amazônia, no Cerrado, no Pampa, na Mata Atlântica, na Caatinga ou no Pantanal.

📸 Carol Quintanilha/ISA
23. Os índios sempre usaram recursos naturais sem colocar em risco os ecossistemas. Esse manejo transformou o solo pobre da #Amazônia em um muito fértil, a Terra Preta de Índio. 👉🏾 isa.to/2WiqKho

📸 Edilson Ovo Villegas Ramos/Rede de Comunicadores Indígenas do Rio Negro
24. Estima-se que pelo menos 12% da superfície total do solo amazônico teve suas características transformadas pelo homem neste processo, tornando a floresta mais rica.

📸 Isabaru Juruna, do povo Yudjá (Juruna). | Guaíra Maia/ISA
25. A Terra Indígena Mangueirinha (PR) ajuda a conservar uma das últimas florestas de araucária nativas do mundo. Os Pataxó da TI Barra Velha (BA) protegem uma das áreas remanescentes de maior biodiversidade da Mata Atlântica.

📸 Ritual Awê dos Pataxó | Sarah Siqueira de Miranda
26. As indígenas da etnia Baniwa do Alto Rio Negro (AM) protagonizam a produção da tradicional Pimenta Jiquitaia Baniwa. O produto é um sucesso no mercado e ajuda as comunidades a resistirem às ameaças e pressões sobre seu território. 🙌🏾 👉🏾 
27. No Território Indígena do Xingu, os indígenas preservam seus rios através da coleta. Até 2018, cerca de 9 toneladas de sementes para reflorestamento já foram comercializadas pelas mãos dos Kawaiwete, Wauja, Matipu, Yudja, Ikpeng e pela @RedeXingu.
isa.to/2AUwXtg
28. 5 mil garimpeiros atuam ilegalmente na Terra Indígena Yanomami. Destroem a floresta, matam os rios e contaminam as pessoas com mercúrio. É preciso gerar renda com a floresta em pé, e o cacau nativo pode ser uma alternativa para os Ye'kwana e Yanomami.
isa.to/2zH0Nh8
29. Conhecimento reconhecido! 💚👏🏾 O livro Ana amopö: Cogumelos Yanomami, escrito em Sanöma por pesquisadores indígenas e traduzido para o português, venceu o Prêmio Jabuti 2017 na categoria Gastronomia.
socioambiental.org/pt-br/noticias…
30. A Associação Terra Indígena do Xingu (Atix) recebeu um prêmio das @NacoesUnidas pela autocertificação orgânica de sua produção de mel - o dos índios do Xingu.
socioambiental.org/pt-br/noticias…
31. Os grupos Tukano Orientais do Alto Rio Negro (AM) são excelentes observadores do céu! 💫🌙 Adoram exibir seu conhecimento aos visitantes. Apontam onde se encontram as constelações, a lua, o sol, Vênus, a Via Láctea. 👉🏾 isa.to/2RclUP8

📸 Álvaro Tukano. | @MidiaNINJA
32. Vários grupos indígenas receberam o nome escolhido por seus inimigos. Os Kayapó Mekrãgnoti eram chamados de Txucarramãe, que significa “sem arco”, por usarem bordunas para caçar. O apelido foi inventado pelos seus inimigos Juruna.

📸 Kayapó Mekrãgnoti. | Gustaaf Verswijver
33. Os Panará, como a grande maioria dos povos da família linguística Jê, vivem em aldeias circulares na divisa dos estados de Mato Grosso e Pará. No centro, espaço para atividades políticas e rituais, fica a Casa dos Homens.

📸 André Villas-Bôas
34. Nas aldeias Krahô (TO), as casas estão dispostas ao longo de uma larga via circular e cada uma está ligada por um caminho radial que leva ao pátio central.

📸 Vincent Carelli
35. Entre os Marubo, do Vale do Javari (AM), a única construção habitada é a casa alongada, coberta de palha no centro da aldeia. As construções que ficam ao redor, erguidas por pilotis, servem mais como depósitos e são de propriedade individual.

📸 Delvair Montager
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to ISA
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!