, 20 tweets, 3 min read Read on Twitter
1° [Se você tem algum gatilho com abuso, violência sexual ou então tem fortes problemas emocionais, por favor, não leia esse texto]

"Eu estava no bosque com meu tio colendo frutas, então, apareceram homens armados. Primeiro, eles cortam o pênis do meu tio e na sequência ...
2° cortaram seus braços e pernas. Depois, furaram seus olhos, mas não mataram-o. Deixaram ele agonizando no chão. Depois, me estupraram várias vezes. Ao acabar, me amarram em uma árvore e ali fiquei por dois meses sendo estuprada quando eles voltavam.
3° Homens me encontram, ao lado do corpo do meu tio apodrecendo. Me levaram para minha aldeia e descobri que estava gravida de um mês. Seis meses depois, os homens que me estupraram voltaram e me levaram.
4° Deram uma facada na minha barriga, o que acabou forçando o parto do meu filho. Eles puxaram a criança com tanta força que quebrou minha bacia e a criança saiu em pedaços. Foram em bora e me deixaram ali. Fui embora me rastejado pelo chão.
5° Alguns pedaços da criança permaneceram na minha barriga, dias depois minha boca e vagina começaram a exalar um cheiro podre. Vizinhos souberam que na cidade tinha um helicóptero levando pessoas como eu para um hospital. Conseguiram me levar e fiquei sete anos lá."
6° Para muitos, essa é uma histórica cruel assustadora. Provavelmente, vocês nunca ficaram sabendo de algo tão macabro. Porém, para Jane, a mulher que deu esse depoimento no documentário City of Joy, e outras mulheres que vivem no Congo isso é uma realidade do cotidiano.
7° Mas como esse inferno começou? Precisamos voltar alguns anos. Ano passado, na copa do mundo, aproveitei o desempenho da seleção Belga e a performance do jogador Lukaku para fazer um texto, que viralizou, sobre o colonialismo Belga no Congo.
8° Em 1885 começava a intervenção Belga no território que anos mais tarde seria conhecido como Congo. Foi uma ocupação violenta, desumana, duradoura, com uma divisão territorial feita à régua em um escritório na Europa sem levar em consideração as divisões internas do...
9° continente e que visava única e exclusivamente ganhos econômicos, mesmo que tenham travestido essa violação como uma missão civilizatória, o que por si só apresenta uma visão comprometida e preconceituosa do mundo.
10° A criação desse estado artificial que ignorou etnias, ao se tornar "independente", estourou uma guerra civil pela hegemonia do país. Em 1996, começava o que seria o conflito com mais vítimas desde a 2° Guerra Mundial.
11° É difícil explicar como tudo começou e como que surgiram diversas milicias tão equipadas. Porém, a ONU tem uma explicação. Segundo a ONU, várias corporações de vários países se envolveram indiretamente no conflito com o objetivo de espalhar o caos ...
12° para desestabilizar mais ainda o país para controlar a mineração. Vai a lista de alguns países envolvidos: Bélgica (para variar), Canada, China, Alemanha,Ghana, africa do sul. EUA (que surpresa) e Reino Unido.
13° E aqui nasce a problemática, pois mesmo com muitos equipamentos, os homens membros das milicias eram completamente miseráveis e mal tinham o que comer. Com isso, eles criaram uma estratégia bem peculiar para conseguir alimentos: o estupro.
14° As milicias começaram a estuprar mulheres em aldeias, pois com isso, os homens das mulheres se sentiam envergonhados e as abandonavam (fora o medo de pegar AIDS). Com isso, as mulheres também abandonavam as aldeias com medo de serem estupradas ou estupradas novamente.
15° Com isso, as milicias se apossavam das aldeias e seus recursos. Sim, o estupro é usado com uma estratégia de guerra. Um mapa na ONU demonstrou que os locais no Congo onde mais aconteciam os estupros eram perto dos locais de mineração que essas milicias atuavam.
16° Ou seja, além de se apropria dos bens das pessoas que fugiam da cidade, as milicias também protegiam os locais de mineração. Denis Mukwege, um ginecologista e um dos criadores do local inganda: "como quebrar esse ciclo de ódio?
17° Um menino vai ter respeito pelas mulheres se viu sua mãe e irmãs serem estupradas? Qual o senso de humanidade que esse menino irá ter? Como mudar esse ciclo se a violência está enraizada na vida dessas crianças e é algo comum?"
18° No meio de todo esse caos, existe um lugar para acolher essas mulheres chamado City of Joy (Cidade da Esperança). Com o lema “transformar dor em força”, esse local busca dar esperança novamente para essas mulheres que sofreram tanto.
19° Elas aprendem sobre sexualidade para recuperar sua autoestima, luta para se defender, estudam várias coisas e contam suas histórias para uma reconfortar a outra. O documentário é um misto de desespero, dor, tristeza, renovação e esperança. Vale MUITO a pena assistir.
20° Contudo, se você é uma pessoa com problemas emocionais fortes, não recomendo. Segundo um estudo científico, publicado no American Journal of Public Health, 48 mulheres são estupradas a cara hora no Congo.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to História No Paint
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!