Câmara dos Deputados aprova emenda impositiva de bancada na Constituição. PEC 02/2015 altera os artigos 165 e 166 da Constituição Federal, para garantir maior autonomia orçamentária ao parlamento brasileiro.
Marcel van Hattem (NOVO-RS) criticou a inclusão da PEC na sessão extraordinária sem que os líderes tivessem tempo para avaliar a proposta. A bancada reforçou a necessidade das grandes reformas, como a da previdência e a tributária, antes de definir questões relativas ao orçamento
Na ocasião, o NOVO solicitou a retirada de pauta do projeto. Outro procedimento rejeitado pela bancada foi a quebra de interstício – exigido pela Constituição Federal para a votação de PECs - que prioritariamente ocorre em dois turnos separados em dias diferentes.
No entanto, o regimento permite que temas que tenham adesão de maioria qualificada sejam votados em dois turnos sequenciais, na mesma sessão, posição adotada pela maioria na Casa.
Após o NOVO ter sido vencido tanto no pedido de retirada de pauta como na quebra de interstício, o líder Marcel van Hattem liberou para que cada deputado da bancada votasse de acordo com a sua convicção.
A bancada conseguiu a retirada no texto da PEC do item que previa que o parlamento definisse quais áreas prioritárias o orçamento deveria ser investido, o que geraria uma interferência indevida do Legislativo nas ações do Executivo.
O deputado Paulo Ganime (NOVO-RJ), vice-líder da bancada, defendeu que emendas sequer deveriam existir, mas uma vez que elas são impositivas, sustentou que a desvinculação deveria ocorrer antes da aprovação da PEC, para que o Legislativo pudesse definir todo o orçamento.
“Não defendemos que a emenda seja de maior valor, mas que se tenha maior liberdade na alocação de recursos do orçamento, sem o excesso de vinculações existentes”, acrescenta Ganime.
“Da forma como o restante do orçamento está construído, a aprovação da PEC estrangula ainda mais o budget de investimentos”, afirma o deputado Tiago Mitraud (NOVO-MG).
A previsão constitucional é necessária a fim de se evitar que a liberação de emendas parlamentares fique vinculada às estratégias de negociação entre o Executivo e o Legislativo.
“A aprovação do orçamento impositivo tem o poder de quebrar um mecanismo da velha política que é deixar nas mãos do executivo o poder de executar ou não as emendas no orçamento que favorecem os municípios.
Quando essas emendas se tornam obrigatórias, o governo não consegue mais jogar com o toma-lá-da-cá”, avaliou a deputada Adriana Ventura (NOVO-SP).
“Entendemos que a PEC não fere o princípio da desvinculação que defendemos. A emenda parlamentar já é de natureza obrigatória.
Apenas estamos conferindo maior autonomia ao parlamento, como já ocorre em países desenvolvidos, a fim de garantir maior independência em relação ao Poder Executivo”, afirma o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS), líder da bancada na Câmara dos Deputados.
“A parte boa desta lei é que a gente não deixa mais ao bel prazer do Executivo, de um político ou burocrata, decidir que emenda ele vai liberar a quem é amigo ou a quem não é amigo ”, avaliou o deputado Gilson Marques (NOVO-SC).
A garantia de execução obrigatória prevista pelo novo texto de lei aplica-se às programações de caráter estruturante incluídas por emendas de iniciativa de bancada de parlamentares de Estado ou do DF, até o montante de 1% da receita corrente líquida do exercício anterior.
“Esse seria o valor máximo de execução obrigatória das emendas impositivas de bancada para o ano de 2020”, avalia o deputado Vinícius Poit (NOVO-SP). Atualmente, este valor é de 0,56% e limitado ao teto de gastos.
A PEC 02/2015 segue para apreciação do Senado Federal.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with NOVO na Câmara

NOVO na Câmara Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @novonacamara

May 20, 2021
Em votação na Câmara, a bancada do NOVO defendeu a aprovação da MP 1031/21, chamada capitalização da Eletrobras. O texto original promovia maior participação privada na Eletrobras. bit.ly/3bFD5pp
Contudo, o parecer apresentado pelo relator trouxe medidas muito ruins para o País que criam distorções e promovem ineficiências para todo o setor elétrico e para os consumidores. Por isso, a bancada do NOVO marcou posição contrária ao projeto de lei de conversão.
A MP da Eletrobrás caducaria somente em 22/06. A Bancada do NOVO tentou adiar a votação para discutir o texto e melhorar o projeto apresentado pelo relator. Havia tempo suficiente para se votar essa MP de modo a promover a capitalização sem retrocessos ou prejuízos ao consumidor.
Read 5 tweets
May 19, 2021
Apesar de trazer maior participação privada na Eletrobras, parecer do relator da MP 1031/21 traz medidas ruins para o País e para a população. O texto extrapola os objetivos da MP ao tratar de questões de funcionamento do setor elétrico, políticas regionais e novos subsídios.
Os pontos mais negativos apresentados no relatório são aqueles que provocam retrocessos na lei do gás natural, concedem privilégios a empregados públicos, atribuem poderes ao Ministério do Desenvolvimento Regional e concedem subsídios com uso de recursos da estatal.
O @pauloganime critica o relatório que não trata de privatização e traz retrocessos. "Há muitos anos a Eletrobras não ganha um leilão. A participação dela no mercado está encolhendo. Ela também precisa de investimentos p/as bacias hidrográficas de produção de energia", afirmou.
Read 5 tweets
May 18, 2021
Marcel van Hattem atua com destaque na defesa da liberdade, da transparência e no combate à corrupção. Ao longo de seu mandato, @marcelvanhattem tem mantido seu compromisso com essas principais pautas. Foi o 1° líder do NOVO na Câmara, em 2019. Vice-líder em 2020. Image
Desde o início do mandato, @marcelvanhattem economizou mais de R$ 3,3 milhões dos cofres públicos. Isso foi possível graças ao baixo uso da cota parlamentar e da verba de gabinete, incluindo o número mínimo de assessores e da renúncia de benefícios, como auxílio moradia.
Cumprindo o compromisso de manter a transparência e a responsabilidade com o dinheiro público, @marcelvanhattem destina as emendas parlamentares aos municípios gaúchos por meio de processo seletivo. Isso garante que os recursos vão beneficiar de forma decisiva os cidadãos.
Read 5 tweets
Jun 4, 2019
O ministro Paulo Guedes está na Comissão de Finanças e Tributação, para falar sobre a #NovaPrevidência.

@AlexisFonteyne: “As pessoas não estão entendendo que o problema da Previdência é fluxo de caixa, sai muito mais dinheiro do que entra!”

#GuedesNaCFT
.@TiagoMitraud citou a quantidade de emendas solicitando benefícios:
“Das 277 emendas apresentadas à PEC, mais de 70% são pedindo para ampliar benefícios para determinadas categorias. É impressionante como a gente continua só pensando no nosso, é lamentável!”

#novaprevidência
.@marcelvanhattem: “Aqui no Congresso vemos que todo mundo quer ser considerado especial. Categorias de todo lado vem pedir mais uma fatia do orçamento! Mas foram justamente essas fatias retiradas ano após ano, que fizeram chegar o Brasil à essa situação!”

#NovaPrevidencia
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(