, 14 tweets, 8 min read Read on Twitter
Muitas variáveis se cruzam quando avaliamos o desempenho escolar. Nível socioeconômico, raça/cor e gênero são as basilares. Nessa thread, trago dados do 5° e do 9° do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio. A base são as avaliações do SAEB em Português e Matemática. 1/n
O aprendizado adequado para Língua Portuguesa no 5° ano do ensino fundamental por nível socioeconômico. O Grupo 1 congrega as escolas com Nível Socioeconômico mais baixo e o Grupo 6, com mais alto. 2/n
O aprendizado adequado para matemática no 5° ano do ensino fundamental por nível socioeconômico. 3/n
O aprendizado adequado para Língua Portuguesa no 9° ano do ensino fundamental, por nível socioeconômico. 4/n
O aprendizado adequado para matemática no 9° ano do ensino fundamental por nível socioeconômico. 5/n
Porcentagem dos alunos do 3° ano do ensino médio em português e matemática apenas para o ano de 2017. De acordo com os elaboradores do documento referência, não é possível identificar as escolas de Ensino Médio nos microdados do Inep nos anos anteriores a 2017. 6/n
Em 2014, o INEP criou o indicador Nível Socioeconômico (NSE), ele categoriza as escolas com base nas respostas dos alunos a questionários feitos pelo INEP. As perguntas tratam de posse de bens nos domicílios, contração de serviços, renda familiar, escolaridade dos pais, etc. 7/n
Nesses gráficos acessamos as diferentes porcentagens de alunos do 5° anos do ensino fundamental com aprendizado adequado por raça/cor, localidade, gênero e rede de ensino. 8/n
O mesmo para o 9° ano do ensino fundamental. 9/n
Agora, o dado referente ao 3° ano do ensino médio. 10/n
No Brasil, as dimensões raciais e econômicas estão profundamente imbricadas. Nos três anos analisados temos uma porcentagem de alunos negros com aprendizado adequado menor do que a dos brancos. As diferenças entre o urbano e o rural são conhecidas, bem como as das redes. 11/n
As meninas têm um aprendizado em português maior em relação aos meninos, proporcionalmente. Quando o conteúdo é a matemática isso se inverte. Que elementos culturais podem estar ligados a isso? Há aqui ótimos temas para pesquisas e debates, tanto pedagógicos como de gestão. 12/n
As imagens e a organização desse material é feita pelo monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação realizado pelo @TodosEducacao. Link para os dados. 13/13 todospelaeducacao.org.br/conteudo/meta-…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Gregório Grisa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!