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@EFeij Boa noite.
Alguns egressos do curso de Pedagogia têm encontrado problemas para exercer algumas das funções intrínsecas à ação pedagógica, em instituições educacionais públicas e privadas.
Por terem se graduado no período que antecedeu a vigência da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, esses ex-alunos concluíram seus cursos tendo optado por uma das habilitações oferecidas pela Faculdade: ...
...Supervisão Escolar, Administração Escolar ou Orientação Educacional.
Ao tentarem ingressar no mercado de trabalho, vêm sendo questionados quanto a sua qualificação para o exercício de funções identificadas com a da habilitação para a qual não se graduaram.
Após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96, e em consonância com o seu artigo 64, o currículo do curso de Pedagogia passou por meio de reformas curriculares, a se responsabilizar pela formação de profissionais da educação ...
...para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica. Por outro lado, antes mesmo de o Conselho Nacional de Educação deliberar quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais para ...
...o Curso de Pedagogia, a Faculdade de Educação já atuava em consonância com duas premissas que viriam a fundamentar as atuais Diretrizes.
A minha compreensão é de que todos os egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, desde as reformas curriculares posteriores à publicação da Lei 9394/96, se encontram aptos a exercerem as funções intrínsecas à ação pedagógica.
Vale a pena pensar no campo de atuação do pedagogo, que tem basicamente duas áreas a seguir: em espaços escolares (aulas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano; a coordenação pedagógica, a gestão escolar, a educação especial, ...
...a orientação educacional, a Educação de Jovens e Adultos) e em espaço não escolares (Pedagogia Hospitalar e Pedagogia Empresarial – hospitais, bibliotecas, brinquedotecas e museus, dentre outros).
O Parecer/CFE 251/62 previa que o Curso de Pedagogia destinava à formação do "técnico em Educação" e do professor de disciplinas pedagógicas do Curso Normal, por meio do bacharelado e da licenciatura, respectivamente.
Parecer/CFE nº. 252/69, também de autoria do Conselheiro Valnir Chagas, tendo sido incorporado à Resolução/CFE nº. 2/69 que fixou o mínimo de conteúdo e de duração a ser observado na organização do Curso de Pedagogia.
O Parecer CFE nº. 252/69 e a Resolução CFE 2/69 tentaram definir de uma forma mais clara a função do Pedagogo, extinguindo o grau de bacharel, mantendo a formação de professores para o Ensino Normal e introduzindo oficialmente as habilitações para formar os ...
...especialistas responsáveis pelo trabalho de planejamento, supervisão, administração e orientação educacional.
Porém entendemos que a identidade do pedagogo ficou mais fragilizada, uma vez que houve uma fragmentação do profissional diante das possibilidades das habilitações serem concluídas isoladamente umas das outras, ...
...além do fato de ser permitido a todos os licenciados, independente dos cursos, essa complementação pedagógica.
Diante desse vasto e contraditório campo de atuação do Pedagogo, percebemos que as legislações e diretrizes não foram suficientes para resolver os dilemas enfrentados em torno das especificidades da Pedagogia, assim como a função e atuação deste profissional, ...
...prevalecendo, portanto, a indefinição da função do Pedagogo, fazendo necessário que questão da sua identidade seja trazida à continuidade do debate por meio das vias legais.
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