Bolsonaro difamou o Inpe ao dizer que o instituto frauda dados de desmatamento. Não causou escândalo suficiente, talvez porque tenha sido apenas mais uma das imundícies da torrente de abjeções boçais de ontem, sexta. O diretor do Inpe reagiu de forma digna, vide sequência.
👇
1/O diretor do Inpe: “Espero que ele me chame a Brasília para eu explicar o dado e que ele tenha coragem de repetir, olhando frente a frente, nos meus olhos” (vide mais, abaixo).
2/É muito grave. Bolsonaro volta e meia ataca os dados do IBGE e os do Inpe. Quando o governo começar a falsificar ou a censurar estatísticas, será muito tarde para reagir. Já terá ocorrido um desastre institucional, com efeitos políticos, econômicos e jurídicos destrutivos.
3/Bolsonaro:
“A questão do Inpe, eu tenho a convicção que os dados são mentirosos”... “No nosso sentimento, isso não condiz com a realidade. Até parece que ele está a serviço de alguma ONG, que é muito comum.”
4/A resposta de Ricardo Galvão, diretor do Inpe, foi publicada hoje em entrevista a Giovana Girardi, do “Estado” (vide link mais abaixo). Convém lembrar que Galvão graduou-se em engenharia, doutorou-se em física pelo MIT, onde faz pesquisas, e é professor-titular da USP.
5/Galvão:
“A primeira coisa que eu posso dizer é que o sr. Jair Bolsonaro precisa entender que um presidente da República não pode falar em público, principalmente em uma entrevista coletiva para a imprensa, como se estivesse em uma conversa de botequim....
6/Ainda Galvão: "...Ele fez comentários impróprios e sem nenhum embasamento e fez ataques inaceitáveis não somente a mim, mas a pessoas que trabalham pela ciência desse País. Ele disse estar convicto de que os dados do Inpe são mentirosos"...
7/Galvão:
“Ele tomou atitude pusilânime, covarde, de fazer uma declaração em público talvez esperando que peça demissão, mas não vou fazer isso. Espero que ele me chame a Brasília para eu explicar o dado e que ele tenha coragem de repetir, olhando frente a frente, nos meus olhos.
8/Galvão: "... Eu sou um senhor de 71 anos, membro da Academia Brasileira de Ciências, não vou aceitar uma ofensa desse tipo. Ele que tenha coragem de, frente a frente, justificar o que ele está fazendo”.
9/A entrevista inteira, à colega Giovana Girardi: sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/ambiente…
10/Como se recorda, Bolsonaro ontem também mentiu sobre a vida e as torturas de Miriam Leitão, insultou os nordestinos, disse disparates sobre a fome, torpezas mais ignaras e desumanas do que de costume, ameaçou censurar o cinema etc etc.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with vtorresfreire

vtorresfreire Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @vtorresfreire

Sep 30, 2021
Bozo prometeu, “se Deus quiser”, que o preço do botijão vai cair pela metade. Culpou de novo o imposto dos estados. Mas o ICMS tem peso de uns 13% no preço final. A Petrobras fica com 50% do valor de venda (já ficou com bem menos) + no fio e na coluna
www1.folha.uol.com.br/colunas/vinici…
1/Para cortar o preço do botijão pela metade, seria preciso acabar com o ICMS e obrigar empresas distribuidoras e de revenda a trabalharem de graça. É impossível, fácil perceber +
2/Mas discutir com Bolsonaro é maluco, pois ele é um mentiroso dos mais perversos e ignorantes. Joga essa conversa para o rebanho. Mas como isso, depois de tanto sofrimento social e três anos de mentiras e inação destrutiva, ainda cola? +
Read 8 tweets
Sep 24, 2021
Hoje, China caiu matando sobre criptomoedas, mais uma, vez. Transações em cripto são "ilegais", disse o BC chinês. A grande reforma de Xi continua.
Mas não se sabe o que vão fazer da Evergrande. Nada. Mas mundo rico vive calmaria doida www1.folha.uol.com.br/colunas/vinici…
1/O ataque às criptomoedas, no relato do "WSJ":
wsj.com/articles/china…
2/A crise da "Sempre Grande" não tem conexão imediata com o centro da finança do mundo rico (um calote afetaria uma ninharia de dinheiro "Ocidental", diretamente) +
Read 6 tweets
Sep 22, 2021
Xi Jinping quer limitar o poder financeiro e político das grandes empresas, o capitalismo de compadre, o superendividamento, dirigir investimentos, reduzir pobreza e desigualdade: é o xiismo. Essas intervenções foram a gota d'água no caso Evergrande
+
www1.folha.uol.com.br/colunas/vinici…
1/O xiismo é um passo na direção do socialismo :-) .São coisas ditas explicitamente em documentos chineses (que não falam em "xiismo", claro, mas em "pensamento do presidente Xi"
2/Xi entrou chutando corruptos e compadres de grandes empresas na elite comunista. Neste ano em particular, está dobrando as Big Techs, que têm ramificações por finança, dados, AI, redes, mídia etc etc.
Read 6 tweets
Sep 21, 2021
2/Agora defende "tratamento precoce" para Covid. Ataca a mídia de novo, que "atacou o tratamento precoce", como tantos países do mundo
3/Começou atacando a mídia, aliás.
4/Parece um vendedor de muamba, um camelô picareta. Falou das manifestações de 7 de Setembro!
Read 13 tweets
Sep 18, 2021
Lula quer voltar a ser aceito no clube, faz costuras para evitar coalizão pesada contra ele na eleição e vai tentar escamotear até quando puder o que pretende fazer na econonia, se é que sabe.
Mais no fio e na coluna + www1.folha.uol.com.br/colunas/vinici…
1/"O caminho que vai até a eleição é comprido, mais cheio de entulho do que de costume e sujeito a terremoto. Lula come esse angu de caroço pela borda. Procura aliados por quase toda parte ou, pelo menos, tenta conter o risco de que se forme uma coalizão que venha a triturá-lo"+
2/Lula, enfim, quer ser outra vez normalizado, fazer parte do clube.
...
Hoje, seu adversário é um Bolsonaro fraco. Amanhã, sabe-se lá. Até a transviada terceira via pode vir a ser viável.+
Read 5 tweets
Jun 9, 2021
Voltei a escrever “despiora” da economia na Folha. Então, bolsonaristas me prestam as homenagens de costume. Uso #despiora desde 2009. Serve para chamar a atenção para um crescimento a partir de uma base baixa. Ainda que cresça uns 5% em 2021, a economia volta ao nível de 2019.
+
1/O que é “crescimento a partir de uma base baixa” a #despiora? Por exemplo: alguém está a uma certa altura da escada, cai quatro degraus e, a seguir, sobe um. Não voltou ao nível anterior ao tombo. É um progresso relativo, mas recuperação de terreno perdido.
2/“Despiora” foi um recurso criado para falar da economia sob Bolsonaro? Não. Para repetir: vez e outra emprego o termo desde 2009 (pega também, pois, os governos Lula, Dilma, Temer e economias do mundo em geral), nas mesmas situações: recuperação insuficiente do terreno pertido.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(