Pedro Goulão Profile picture
Aug 21, 2019 21 tweets 4 min read Read on X
O Sporting é um case study, desde a demissão do anterior presidente.
Uma Comissão de Gestão, em clara sintonia com quem veio a ganhar as eleições, contrata jogadores, como o Nani, renegoceia contratos rescindidos, garante a sócios e adeptos que os que voltam, voltam nas mesmas...
condições. Despede um treinador antes de fazer um jogo e contrata outro. Garante que o clube está estabilizado financeiramente. O Presidente da Comissão sai em ombros e prometem-lhe uma estátua.
A nova direcção entra em funções. Despede o treinador e contrata outro. Declara a
crise. Os salários, alguns deles aumentados já nesta época são incomportáveis. O Clube está em risco de não pagar salários. Isto é declarado, publicamente, dias antes de faerem um empréstimo obrigacionista. No fundo é como eu pedir um empréstimo e avisar primeiro que não vou
conseguir pagar. Entretanto, por causa disso, percebe-se que o Clube mentiu aos sócios e adeptos sobre as condições de regresso. E, curiosamente, a operação corre mal, comparada com outras. E aparece um fundo abutre com óptimas soluções para o Clube.
A seguir, alguns dos jogadores mais credenciados do clube, entre eles o capitão de equipa são cedidos gratuitamente, para não pagar salários. Mas paradoxalmente são contratados jogadores.
A época termina. Começa uma sangria nas modalidades amadoras, com processos verdadeiramente kafkianos e absurdos, sempre com o tónico de que é preciso baixar custos. No F11 o plano A é vender o melhor jogador, o plano B é vender o segundo melhor jogador.
Mas ainda assim, contrata-se um jogador que tem estado sem jogar nos últimos 4 anos por 7,5M€. A pré-época é inédita, pelas piores razões. O Sporting continua a espalhar publicamente que está pré-falido e que está tudo controlado, consoante o dia da semana.
Como é óbvio, anunciar que se quer vender os jogadores resulta em ofertas baixas. No caso de Dost, contratámos um jogador nem sempre titular por 10 Milhões, ele marca 83 em 90 jogos ou algo do género. E desvaloriza.
O capitão de equipa, nos dias pares quer ficar no Sporting até ser campeão e nos ímpares quer jogar em Inglaterra. A equipa, após uma pré-época em que não ganha, é goleada pelo seu rival principal. O presidente afirma-se chateado mas não preocupado.
Isto após uma "reportagem" ou "propaganda" ter mostrado um paraíso na terra com coisas de franco mau gosto, como sucedeu com o Paulinho. O treinador dá dois dias de folga antes do primeiro jogo do campeonato, porque, suponho, os rapazes estão em estado de choque. A originalidade
é elogiada pela generalidade dos comentadores. Mas não é o mais bizarro da actuação de Keizer, que diz saber de contratações, dispensas e alvos via imprensa.
Refeita pscologicamente, não só da goleada, mas também da não venda do seu capitão e melhor jogador para haver dinheiro para os seus salários, a equipa empata com o Marítimo, fora.
O Sporting, sempre a anunciar em público que não tem dinheiro, vende então o melhor marcador da equipa e o negócio é explicado brilhantemente: vendemos barato para não ter de pagar aos credores (o que aconteceria se fosse acima de 10 milhões) e somando como dinheiro ganho o que
não gasta em salários. Porque na nossa Liga há um tecto salarial. Só que não. O Sportiing ganha ao Braga, com Bas Dost de fora e o treinador publicamente a dizer que não sabe porquê. Os jogadores caem no chão, exaustos, talvez por ainda não estarem adaptados aos rigores do novo
departamento de performance, inovador em todo o mundo. Entretanto, Bas Dost, apresentado quer pela comissão de gestão, quer pela direcção como um exemplo de profissionalismo, amor ao clube, etc. acorda segunda feira, um bandido do pior que está a sabotar a sua própria saída do
clube. A direcção acusa-o de exigências de última hora, ele responde que são da última hora desde julho, quando lhe disseram que o queriam dispensar. Acreditem no que, ou em quem quiserem. Bas Dost é suspenso dos treinos, sempre uma boa maneira de elevar o seu preço.
O Presidente do Sporting, que afirmou que gerir o futebol era o mais simples, e garantiu que o circo tinha terminado no clube, faz saber que nem ele nem o seu director desportivo conseguem chegar à fala com o seu vice-capitão.
Podemos achar que isto é fruto de grossa incompetência, de inabilidade para lidar com o mundo do futebol, de inexperiência e o diabo a 4. Ou há uma explicação mais simples. É de propósito. Ninguém percebia como é que um gestor impecável como o sr. Bava meteu todo o fundo de
pensões da PT no Titanic do BES. 18 milhões de € ajudaram a explicar, como os 14 milhões de prenda ao Ricardo Salgado, explicou o empréstimo de 50 milhões sem garantia a esse grande amigo. Um dia, será claro o que aconteceu no Sporting. Tarde demais, suspeito.
Há entidades financeiras cujo único interesse na compra de uma empresa, instituição, é desfazê-la e vender as suas partes. É com um desses fundos que o Sporting trabalha hoje. Com um super-agente cujos melhores clientes pagaram uma fortuna para não serem presos.
Se eu estiver enganado, maravilha. Mas não estou. Prefiro acreditar que por detrás de uma marioneta como o Sr. Varandas, há quem saiba o que está a fazer e a deixar acontecer. Se não for assim é só mais uma grande originalidade do Sporting.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pedro Goulão

Pedro Goulão Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ppgoulao

Sep 20
Sobre o blackface, uma história minha, que não envolve blackface: Entre os vários sketches que escrevi, houve um épico: olimpíadas do pai Natal. Precisávamos de 10 pessoas vestidas de Pai Natal, como o dinheiro era escasso, eu voluntariei-me, portanto faltavam 9 figurantes 1/1
A agência mandou os 9 figurantes. A única coisa não surpreendente é que eram todos homens. De resto havia de tu excepto pessoas que tivessem uma imagem próxima do nosso imaginário do quem é o Pai Natal e do que eu queria para o sketch.
A maior parte era demasiado magra, e não tínhamos verba para fatos de gordo, tínhamos uma cena de piscina e apesar do nosso pedido, mais de metade não sabia nadar. Conseguimos reservar uma manhã no estádio do INATEL e dei por mim sentado num balneário com 9 tipos vestidos de 3/3.
Read 19 tweets
Aug 26, 2023
1/7 A pergunta sobre porque é que as mulheres hesitam, levam tempo ou não chegam a denunciar assédios tem sido amplamente documentada pelo caso da jogadora espanhola. O assédio foi transmitido em directo pela tv.
Desde então:
2/7
1) o Presidente da Federação disse que não tinha acontecido.
2) Que tinha acontecido mas era consensual.
3)Foi emitido um comunicado que falsamente citava a jogadora confirmando 2
4) Que tinha acontecido mas a culpa era dela que tinha aproximado o corpo e pedido o beijo.
3/7
5) O Pr da Federação não só não se demitiu como subornou ao vivo o seleccionador oferecendo-lhe um contrato 500 mil por ano, para continuar solidário.
6) A Federação emitiu um comunicado adulterando imagens para defender o Presidente.
7) Ameaçaram processar a jogadora
Read 7 tweets
Dec 10, 2021
Muito se deve rir o Big Pharma com a polémica das vacinas.
a)Foram subsidiados bilionariamente e usufruíram da investigação pública para criarem as vacinas, que patentearam.
b)Os Estados ricos pagaram então pelas vacinas que tinham subsidiado sem serem reembolsados.
c)Os estados
pobres ficaram à míngua, dependentes da caridadezinha dos ricos.
d) Em vez de estarmos unidos para que as patentes fossem do domínio público baixando brutalmente custos e garantindo a sua universalidade, decidimos atomizar as nossas desconfianças, arrogâncias, fantasias, etc.
Para alegria daqueles de quem nos queixamos estarmos a ser manipulados, negamos evidências ciêntíficas, não acreditamos no óbvio ululante, que as vacinas ajudam e muito ao combate da pandemia e que só serão eficazes se forem aplicadas globalmente.
Read 7 tweets
Apr 19, 2021
Thread de quilómetro e meio sobre a super liga europeia. E o título é: A culpa é um bocado nossa, pá - ou, Que belo exemplo de slippering slope.
Como estou quase a fazer 50 ainda me lembro do conceito louco que era os participantes da taça dos campeões europeus serem campeões.
A UEFA queria ganhar dinheiro, os grandes clubes queriam ganhar dinheiro e os médios clubes ainda precisavam mais dele. Vai daí começaram a apurar-se também os segundos e passou a não ser só em roda bota fora, a competição. Os ricos não queriam perder dinheiro e, além da vantagem
óbvia nos plantéis, tinham agora, com a frase de grupos, mais possibilidades de evitar algum escorreganço. Já a classe média e os adeptos, fascinados com a possibilidade de ver mais jogos e aceder aos milhões, assinaram por baixo tudo isto. E a UEFA começou a ceder terreno aos
Read 25 tweets
Apr 4, 2020
A culpa é dos Chineses.
Foram eles que obrigaram o Ocidente a pôr as manufacturas do que consome, lá.
Foram eles que sabendo do Covid-19 em Dezembro, não fizeram nada ou pioraram as coisas até março, como nos EUA, UK e Brasil. São eles com um presidente que nomeou o genro
para lidar com isto, porque o VP que tinha sido responsável pelo maior surto de AIDS no estado de Indiana não estava a dar conta do recado. Foram eles que fizeram o Boris ir contra a OMS. Foram os chineses que no meio da pandemia fizeram jogos de futebol cheios como o Liverpool
Atlético de Madrid, foram os chineses que encorajaram manifs no 8 de Março em espanha (e se eu simpatizo com a causa) Foram os chineses que fizeram com que o grosso da ajuda seja novamente para a banca, nos EUA e o UE. Os holandeses são chineses, e o Erdogan e o dono da Hungria,
Read 8 tweets
Jan 22, 2020
Há uns anos, houve uma invasão de campo num jogo da minha equipa de futsal e confrontos entre jogadores e público. A polícia entrou em campo e um dos agentes aborda um jogador da minha equipa, pelas costas, sem se identificar e tentando aplicar um estrangulamento. O meu jogador
era campeão nacional de judo e pré-olímpico e fez aquilo que está condicionado mentalmente por anos de treino para fazer. Projectou-o. Não se tinha sequer apercebido que era um polícia, estava no meio de uma rixa e alguém o agarra por trás pelo pescoço.
Foi levado para esquadra para ser interrogado. Como sabemos do que a casa gasta, fomos todos com ele e ficámos até chegar o advogado e ele ser libertado. Assim tipo pátio das cantigas versão gajos equipados de futebolistas. Foi a julgamento. E eis o ponto da minha história:
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(