Carlos Góes Profile picture
Aug 22, 2019 9 tweets 4 min read Read on X
À pedidos estou fazendo um fio trazendo os dados do desmatamento na Amazônia. A maior parte dos gráficos são só @NexoJornal, IMHO o melhor veículo de mídia do país (assinem!). Outros eu fiz com dados do INPE. Segue o pequeno fio! 🧵 👇🏽
Um pouco de contexto: o desmatamento da Amazônia ocorre pelas bordas. Meu Maranhão e o Tocantins tem menor % de preservação das suas Amazônias legais. A nova fronteira agrícola no Brasil é conhecida como MA-TO-PI-BA (siglas dos estados).
Mais contexto: sempre lembrando que correlação não é causalidade, não deixa de ser impressionante a justaposição entre a mudança estrutural no nível anual de desmatamento e @MarinaSilva como MMA.
Queda ocorreu em todos os estados - torna mais provável ser resultado de política nacional - não Estadual.
A polêmica atual vem por causa de um crescimento extraordinário do desmatamento em Jul/19. Embora seja cedo demais pra saber se isso é uma tendência, a variação é tão grande que se explica a consternação (ver abaixo, dados do INPE para alertas de desmatamento).
A outra sinalização que vai no mesmo sentido é o aumento no número de queimadas. O acumulado até agosto para o país inteiro (não só Amazônia) é, em 2019, o maior em 7 anos. Abaixo dados do INPE.
Todas as partes — inclusive o governo — parecem reconhecer que o sinal de alerta está ligado. Essa é a realidade. Não adianta fingir que o problema não existe ou apontar para 2003-2008 para minimiza-lo.
Isso tudo é responsabilidade do governo Bolsonaro? Eu não sei. Eu não sou especialista na área e não posso dizer qual é a solução para isso. A opinião de quem estuda o assunto deve ter mais peso do que a de quem não o conhece.
Meio ambiente, como previdência, é uma questão de justiça intergeracional. Deve integrar a formulação de políticas púb. Estou feliz que @rdahis, economista ambiental d’@OMercadoPopular, está trabalhando numa nota sobre um imposto sobre o carbono, fiscalmente neutro, pro Brasil.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Carlos Góes

Carlos Góes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @goescarlos

Jan 28
Esta semana, o governo federal lançou um grande pacote de política industrial, com vistas ao que ele mesmo denominou de “neoindustrialização”.

Mas, afinal, como a Economia pode servir de guia sobre a nova política industrial do governo? Image
Por um lado, a medida evoca uma série de políticas de sucesso duvidoso da era da escolha de campeões nacionais, na década passada. Image
Por outro, ela também vem na esteira de novas evidências científicas sobre políticas industriais, que mudaram o consenso negativo de outrora em relação a essas políticas.

E quais são essas novas evidências? Image
Read 16 tweets
Sep 9, 2023
Quer entender por que se estão discutindo a dolarização no debate eleitoral da Argentina? Não sabe exatamente o que é dolarização mas está com vergonha de perguntar?

Seus problemas acabaram!

Preparé un hilo para vos! 🧶👇👇👇 Image
Se você visitou a Argentina nos últimos anos, talvez saiba que por lá há uma grande demanda por moeda estrangeira – é possível fazer compras com dólares e reais. Recentemente, algumas lojas passaram até a aceitar Pix para acomodar os brasileiros e entesourar reais. Image
Por um lado, isso é uma facilidade que o lojista de lá quer dar ao turista. Mas há algo a mais! Image
Read 22 tweets
Aug 27, 2023
A expansão dos BRICS causou muitas reações.

A movimentação de Lula e da diplomacia brasileira, se traz oportunidades, traz também riscos, porque na última década, o mundo tem se caracterizado pelo fenômeno da **fragmentação geoeconômica**.

Mas o que é este fenômeno?

Fio. 🧶 Image
No mundo que emergiu da guerra fria, as palavras de ordem eram livre comércio e mercados abertos. Mesmo a China e Rússia foram integradas aos mercados internacionais e reconhecidas como economias de mercado.
A História parecia ter chegado ao fim, com a democracia de mercado tendo prevalecido como modelo hegemônico, como conjecturou o cientista político Francis Fukuyama. Image
Read 15 tweets
Jul 28, 2023
Aqui alguns detalhes, com base em entrevistas que fiz de funcionários antigos:

- 1º ato foi afastar pessoas cedidas por outros órgãos (BNDES/UERJ) que seriam desafetos ideológicos, mas não afastar outros em situação similar que eram aliados (ficou conhecido como “expurgo”); 1/n
- Ele também quis fazer, segundo relatos, um mapeamento ideológico da instituição. Teria perguntado sobre a filiação partidária dos servidores num formulário. Provocou reação da Associação de Funcionários do Ipea (Afip) por isso.
- Também segundo os entrevistados, quebrando a tradição da casa, a Diretoria nomeada foi toda de fora, sem servidores. Em geral era composta meio a meio por técnicos da casa.
Read 9 tweets
May 22, 2023
Lista não exaustiva de casos de racismo no futebol espanhol que não envolveram Vinicius JR.
Abril de 23, Rudiger é sofre ofensas racistas por torcedores do Cádiz amp.marca.com/futbol/real-ma…
Abril de 21, o jogador do Valência Mouctar Diakhaby relata ter sido chamado de “preto de merda” pelo jogador espanhol do Cádiz. O árbitro deixa claro na súmula que não ouviu o xingamento, pondo em dúvida o relato. marca.com/futbol/valenci…
Read 9 tweets
May 20, 2023
Nos próximos dias, o governo federal deve divulgar um pacote de medidas de incentivo para a indústria automobilística, enlatadas sob o marketing de um “novo carro popular”.

Quer entender o contexto dessa política? Siga o fio. 🧵👇🏽 Image
Será o terceiro grande pacote de estímulos para o setor em uma década, depois do Inovar-Auto (no governo Dilma) e do Rota 2030 (no governo Temer).
Não é por falta de incentivos que o setor cambaleia. Image
Os lobbies listam uma série de argumentos para justificar a pedida por novos auxílios. O argumento vem pelo lado da demanda: como o setor se utiliza de insumos de vários outros, isso tenderia a estimular a produção (e o emprego) ao longo da cadeia de forma direta e indireta. Image
Read 22 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(