Professor de física diz que diz que todo ódio on-line global se origina de apenas 1.000 grupos on-line e um milhão de pessoas theguardian.com/science/2019/a…
"Se você tem leite na geladeira, um dia esse leite de repente coalha. Isso ocorre porque, microscopicamente, ocorre a agregação de objetos nas comunidades. E a matemática disso funciona perfeitamente para a agregação de pessoas em comunidades"
"A reação típica é: 'Oh, mas eu sou um indivíduo, não me comporto como molécula de leite.' Sim, mas coletivamente o fazemos, por sermos constrangidos pelos outros. Há apenas um certo número de coisas que podemos realmente fazer, e tendemos a fazê-las de novo e de novo e de novo"
"Se eu quiser parar a ebulição da água, não preciso impedir que moléculas individuais pulem no vapor, tenho que impedir que as bolhas se formem. Sabemos que as grandes bolhas se formam das menores"
"[A primeira proposta] é ir atrás das bolhas menores. Bolhas menores são mais frágeis, têm menos dinheiro, pessoas menos poderosas e crescem naquelas grandes. Assim, eliminar os pequenos - e mostramos isso matematicamente - diminui rapidamente a ecologia. Isso corta a oferta."
"O número 2 é que, em vez de banir indivíduos, mostramos que, na verdade, só é preciso remover cerca de 10% das contas para fazer uma grande diferença em termos da coesão da rede. Se você remover aleatoriamente 10% dos membros globalmente, essa coisa começará a desmoronar."
- Sua segunda proposta envolve implantar "clusters anti-ódio". Como isso poderia funcionar?
- Você engaja [os grupos de ódio] em um conflito e eles atuam como se fosse uma batalha suprema. Isso os atrasa em termos de recrutamento; os ocupa com algo não tão importante.
- Então você está dizendo que lutar com trolls online realmente vale o tempo gasto?
- Sim. Mas faça isso como um grupo, faça como uma comunidade. Não faça isso individualmente, senão isso vai te quebrar.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
"Panetone era um pão fino e duro recheado com um punhado de passas. Só era comido pelos pobres e não tinha ligação com o Natal. O panetone como o conhecemos hoje é invenção industrial. Na década de 1920, Angelo Motta introduziu uma nova receita de massa e iniciou a “tradição” "
"Tiramisu é outro exemplo. Apareceu em livros de receitas na década de 1980. Seu ingrediente principal, o mascarpone, raramente era encontrado fora de Milão antes da década de 1960, e os biscoitos que dividem as camadas são Pavesini, lanche de supermercado lançado em 1948"
"O parmesão é antigo, mas antes da década de 1960, as rodas de queijo parmesão pesavam apenas cerca de 10 kg e eram envoltas por uma espessa crosta preta. Sua textura era mais gordurosa e macia. Como sinal de qualidade, tinha que espremer uma gota de leite ao ser prensado"
Um conhecido blogueiro militar pró-Rússia foi morto e outras 25 pessoas ficaram feridas neste domingo em uma explosão em uma lanchonete em São Petersburgo, na Rússia, que teria pertencido ao empresário e chefe do Grupo Wagner, Yevgueni Prigozhin. pagina12.com.ar/537190-un-blog…
A explosão foi causada por uma bomba improvisada dentro de uma estátua dada de presente ao blogueiro Vladen Tatarski. O principal suspeito do ataque era a mulher que deu a estatueta a Vladen Tatarski, natural de Donetsk, que tinha 560 mil seguidores no Telegram.
(Observação: se propagandistas de guerra como Tatarski ou Dugin passarem a ser considerados alvos legítimos de ataques militares disfarçados, a coisa pode ficar muito perigosa, inclusive para jornalistas ocidentais)
O Financial Times publicou uma entrevista com o historiador da gastronomia italiana Alberto Grandi, na qual ele afirmou que muitos dos pratos mais apreciados da Itália não são o que parecem ft.com/content/6ac009…
"O carbonara, é uma receita estadunidense; 'clássicos' italianos como panetone e tiramisu são invenções do final do século XX e hoje o queijo 'parmesão' mais autêntico é encontrado em Wisconsin"
"O mais interessante foi o clamor na Itália. Parma, onde Grandi e eu moramos, se considera a capital do “vale gastronômico” da Itália e a entrevista que um de seus acadêmicos chamou de “blefe” fez muitos Parmigiani engasgarem com seus tortelli" theguardian.com/commentisfree/…
A ordem de Alexandre de Moraes para bloquear contas de redes sociais hoje, segundo Glenn Greenwald (ele traduziu para o inglês, aparentemente). Inclui a conta do Rumble de Monark - é o que deve deixar Glenn mais furioso.
Glenn Greenwald é praticamente (se não formalmente) um sócio de Peter Thiel no Rumble, para o qual deslocou a maior parte de sua atividade e levou amigos e conhecidos, inclusive Monark. Há poucas horas, ele atacava o governo da França por bloquear o Rumble no país
O autoritarismo e hipocrisia de países democráticos (?) corroem os direitos humanos, diz a HRW publico.es/internacional/…
"O exemplo mais contundente é o do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumprimentando o príncipe herdeiro saudita, Mohammed Bin Salman, para tentar chegar a acordos que contenham a alta do preço do petróleo.Não é o único exemplo de duplicidade dos EUA"
"Aponta também a hipocrisia ou a duplicidade da Europa no acolhimento de milhões de refugiados ucranianos, ao mesmo tempo que coloca obstáculos ao acolhimento de sírios, afegãos, palestinianos, somalis e outros solicitantes de asilo."
Putin repreende publicamente o ministro da Indústria de Defesa, Denis Manturov, em reunião televisionada theguardian.com/world/2023/jan…
"Manturov tentou justificar os atrasos, explicando que seu ministério planejava construir motores de helicóptero em São Petersburgo que antes eram fabricados na Ucrânia. Putin revirou os olhos e respondeu : “Muito tempo, [está demorando] muito… Agilizem esse trabalho.”"
"Manturov prometeu a Putin 175 bilhões de rublos à estatal Aeroflot para leasing de aeronaves de 2023 a 2025. Putin interrompe para afirmar que nenhum dos contratos está pronto. “Não há contratos nas empresas. Você está se fazendo de bobo? Quando os contratos serão assinados?”"