Centenas de milhares de pessoas em diversos países foram às ruas pela defesa do clima, durante a semana passada, na Greve Global pelo Clima.
Nem todos se dão conta, mas corrupção e mudanças climáticas estão totalmente conectadas.
A corrupção está associada a diversas práticas que contribuem para o aquecimento global, como esquemas de exploração ilegal de madeira, grilagem de terras e desmatamento.
Também está no aliciamento de políticos para afrouxar ou burlar a legislação ambiental e em esquemas de corrupção associados ao transporte público urbano.
Por isso, lutar contra a corrupção também é defender o meio ambiente!
Na Guatemala, políticos e empresários presos por corrupção da Odebrecht são soltos e aqueles que os investigaram agora estão sob ordens de prisão. A corrupção sempre contra-ataca e de maneira avassaladora.
Em anos recentes, a Guatemala foi um dos países que mais avançaram na luta contra a corrupção. A Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala (#CICIG), com apoio da ONU, investigou e processou empresários e políticos poderosos que sempre gozaram de impunidade no país.
Liderada por @Ivan_Velasquez_, hoje Ministro da Defesa do governo progressista de Gustavo Petro na Colômbia, a CICIG processou políticos de diferentes matizes ideológicos e grandes empresários, em um trabalho reconhecido mundialmente.
Importante colocar atenção a aspectos do decreto apreendido na casa do ex-ministro Anderson Torres que revelam a real gravidade do que seria a conspiração em curso contra o regime democrático brasileiro.
A minuta de decreto revela esquema previamente arquitetado de intervenção no TSE, utilizando o instrumento de Estado de Defesa e com procedimentos específicos previstos no documento. Foi algo planejado ao nível de detalhamento.
A previsão de suspensão de direitos como o sigilo das comunicações dos membros da Justiça Eleitoral também revela a natureza autoritária do decreto, como ato de força contra as instituições democráticas.
Ontem, em menos de 2 minutos, a Câmara dos Deputados votou e aprovou o PL4391/21, que regulamenta o lobby. Tema essencial para o combate à corrupção, o último texto foi apresentado no mesmo dia da votação, sem tempo para discussão. E muitos pontos problemáticos foram aprovados.👇
Apesar do grande potencial para tornar mais transparente o acesso a tomadores de decisão, evitar conflitos de interesse e corrupção, a forma como o PL da Regulamentação do Lobby foi votado excluiu trechos com boas propostas e deixou brechas que podem trazer problemas no futuro.
Parte das boas propostas vinha das discussões iniciais do PL. Até julho, houve um amplo diálogo entre o relator do projeto e lideranças do Congresso com especialistas e entidades da sociedade. As considerações foram incorporadas ao texto e as expectativas eram muito positivas.
Ontem Lula minimizou ter voado à #COP27 de favor no jatinho de empresário amigo que confessou corrupção. Inadmissível em países com baixos níveis de corrupção, a prática de empresários com interesses no governo exercerem influência através de favores é disseminada no Brasil. 👇
Em 2017, o próprio Lula viajou a Curitiba para depor no inquérito do Petrolão usando o jato do empresário pivô do Mensalão, Walfrido dos Mares Guia. oglobo.globo.com/politica/lula-…
Em 2011, o então vice-presidente Michel Temer e sua esposa foram passear na Bahia usando de favor o jatinho da JBS. Disse que “não sabia de quem era o avião”. Anos depois foi gravado tratando de atos ilícitos com Joesley Batista, dono da JBS. veja.abril.com.br/brasil/temer-c…
Ministro, então vamos estudar juntos sobre Orçamento Secreto?
Segue um fio sobre o maior esquema de institucionalização da corrupção que se tem registro na história brasileira — e que continua sendo legitimado pela CGU. 👇🧵
Pra começar, o valor cheio que o senhor apresenta das emendas do relator em 2016 apenas ajuda a desinformar o cidadão, omitindo que quase a totalidade desse valor foi para cumprir despesas obrigatórias e não discricionárias:
Como fica muito claro nos estudos do especialista em orçamento @rodrigoofaria1, o grande balcão de negócios com o Centrão só se instalou a partir do governo Bolsonaro, quando a emenda do relator passou a ser pervertida em mecanismo de barganha secreta com dinheiro público:
Hoje é #DiaDaAmazônia, mas você sabe por que falamos que não existe defesa do meio ambiente sem combate à corrupção?
Bem, a relação entre corrupção e crimes ambientais é bem mais estreita do que muita gente pensa… 🧵 [+]
Para começar, um dos mais clássicos problemas ambientais no Brasil, a EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA.
A madeira que é arrancada ilegalmente das nossas florestas só pode ser vendida (e exportada) através de grandes esquemas corrupção, que passam por diversas etapas e envolvem pessoas com bastante poder. g1.globo.com/df/distrito-fe…