, 14 tweets, 4 min read
My Authors
Read all threads
A badalada renovação da aplicação @playrtp fez-me comparar convergência digital móvel no serviço público. Ter tudo no mesmo lugar é, no mínimo, ambicioso.

12 canais de TV + 15 canais de rádio

TV e rádio em directo + grelhas de programação + programação em diferido
Pela Europa fora, as estações de serviço público têm prioridades diferentes e isso tb se reflecte no modo como operam no digital. Da organização de conteúdos aos noticiários, passando pelas recomendações, é interessante ver q as abordagens são bastante distintas.
Na BBC, há mt q a estratégia digital tem separado a rádio da tv. O catálogo móvel da BBC é extenso: inclui aplicações de certos canais ou programas, aprendizagem de inglês, jogos para crianças, notícias e, claro, streaming de conteúdo.
Este ano a amada @BBCiPlayerRadio passou a ser um privilégio dos utilizadores fora do RU. Digo privilégio pq os britânicos ficaram doidos qd a emissora decidiu descontinuar a aplicação por lá. Tinha directos de tds as estações de rádio(+50), grelhas e mt programação em diferido.
Dantes permitia até a transferência de alguns programas para audição offline, mas ultimamente tem tido alguns soluços. O interface tb estava um pouco desactualizado, mas era bastante funcional, tendo em conta a quantidade exorbitante de conteúdo que alojava.
Este ano chegou a @BBCSounds: um plano inovador de convergência áudio com emissões em directo, podcasts e música. Tem listas de reprodução tt de música como de podcasts e recomendações personalizadas (e automatizadas). A aparência minimalista quer piscar o olho aos mais jovens.
Na Alemanha, a @DeutscheWelle conta 5 aplicações (pelo menos fora da Alemanha), mas só uma é relativa ao trabalho de OCS. A Deutsche Welle - Breaking World News não engana ninguém. É uma aplicação de notícias. Tem streaming directo de TV e notícias para quem tem tempo de ler.
O design não é nada de especial, mas é limpo e cumpre bem a sua missão. É possível transferir conteúdos e guardar favoritos para mais tarde. Contudo, o ponto alto desta aplicação é o suporte multilíngue (com localização bem trabalhada).
Em França, a @radiofrance ganha no design: limpo, organizado, com boas fontes e amigo da navegação e descoberta. Rádio e podcasts na mesma aplicação, mas em separadores distintos. Apesar da quantidade louca de conteúdos, nunca nos sentimos nem perdidos, nem assoberbados.
A curadoria de conteúdos é evidente e cuidada. Há várias secções temáticas que vão dos segmentos locais a tópicos do dia, passando por séries e coisas como "tens menos de 5 minutos para ouvir?". Tb traz os apitos do costume, como favoritos e transferências.
A @rtve tb tem o seu tudo-em-um com a RTV alacarta, uma aplicação que junta a TV à rádio, e o directo com o diferido. À primeira vista, é do país vizinho q nos chega a visão mais parecida com a da RTP. Até os mosaicos quadrados são semelhantes (os deles mt mais aborrecidos).
A recomendação de conteúdos é à vontade do freguês e segue um modelo original. A emissora espanhola usa metáforas culinárias para sugerir menus distintos de conteúdos aos utilizadores conforme os seus desejos: degustação (escolhas do chef), do dia (concentrado) e self-service.
Estou muito curiosa com o desenvolvimento da @playrtp. Do q já explorei, tenho a apontar a falta de títulos e descrições dos episódio de prog de rádio/podcasts. Um mero detalhe numa aplicação que, no geral, está bem desenhada e é um salto gigantesco em relação ao que havia.
A única falha grave é mesmo a falta de ligações para as políticas de privacidade, bem como para os termos e condições de utilização e disponibilização do serviço.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rute Correia 📻

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!