My Authors
Read all threads
começou 2020 e eu vou voltar com a segunda thread #20DiasDeConsciênciaIndígena, onde a cada dia vou postar sobre uma pessoa que vcs deveriam conhecer

e também pra lembrar que dia 20/01 é dia nacional da consciência indígena 👍

#VisibilidadeIndígena
dia 01 - Sandra Benites

Guarani da aldeia Porto Lindo (MS), trabalhou como agente de saúde da sua aldeia e retomou os estudos convencionais para se especializar em magistério indígena, no curso de Licenciatura Intercultural da UFSC
Sandra hoje é doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ

mês passado, Sandra se tornou a primeira mulher indígena a ser curadora de artes do MASP. sua presença será crucial pro projeto Histórias Indígenas, que acontecerá em 2021

#20DiasdeConsciênciaIndígena
dia 02 - Ziel Karapotó

indígena nascido na comunidade Terra Nova (AL), trabalha no campo das artes visuais, performance e instalação e acredita na arte indígena como resistência anti-colonial.

(colagem autoral // performance Inventário Curumim)

#20DiasdeConsciênciaIndígena
Ziel é diretor do filme "O verbo se fez carne", que em 2019 recebeu prêmios dos júris oficiais do 18º NOIA - Festival do Audiovisual Universitário e do Recifest, além de menção honrosa neste último

mais do trabalho dele: instagram.com/zielkarapoto
#20DiasDeConsciênciaIndígena
dia 03 - Nelson D

manauara, o DJ e produtor cresceu na Itália. adotado em sua infâcia por um casal italiano, sua alcunha artística faz menção ao nome que tinha ainda no orfanato (Nelson) e ao que recebeu dos pais (Davide)

#20DiasDeConsciênciaIndígena
Nelson já produziu Tássia Reis, Glória Groove e Danna Lisboa, mas hoje seu foco é próprio material enquanto artista indígena contemporâneo. em novembro/2019, foi um dos laureados no I Prêmio Galdino de Música Indígena, no YBY Festival (SP)

#20DiasDeConsciênciaIndígena
dia 04 - Emerson Munduruku

biólogo, mestre em ecologia, já trabalhou como arte-educador em comunidades ribeirinhas do Amazonas. é também Uýra Sodoma, drag queen que performa para sensibiliza as pessoas para a defesa da natureza e da sustentabilidade

#20DiasDeConsciênciaIndígena
Uýra nasceu em Manaus, como resposta à agressão que Emerson sofreu por ser homossexual.

segundo Emerson, “Uýra é uma entidade do mato, em carne de bicha e planta”

#20DiasDeConsciênciaIndígena
dia 05 - Julie Dorrico

doutoranda em teoria da literatura pela PUC-RS, a rondoniense é pesquisadora na área de literatura indígena contemporânea e autobiografia indígena.

#20DiasDeConsciênciaIndígena
Julie participou da organização do livro "Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção" e seu livro "Eu sou Macuxi e outras histórias" foi vencedor do Prêmio FNLIJ Tamoios 2019

#20DiasDeConsciênciaIndígena
dia 06 - Daniel Munduruku (@DMunduruku)

nascido em Belém (PA), é formado em filosofia e doutor em educação pela USP. é diretor do Instituto UKA - Casa de Saberes Ancestrais, que difunde a cultura indígena através de eventos e cursos literários.

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku Daniel também é autor de mais de 50 livros infanto-juvenis e para educadores, tendo recebido prêmios como o Jabuti, o da Academia Brasileira de Letras e o Tolerância (outorgado pela UNESCO).

é membro fundador da Academia de Letras de Lorena

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku dia 07 - Graça Graúna

Potiguara, de São José do Campestre (RN), Graça é formada em Letras e é doutora em literatura indígena contemporânea no Brasil, ambas pela UFPE.

alguns de seus livros: "Canto Mestizo", "Tessituras da Terra" e "Tear da Palavra"

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku Graça coordenou o Curso de Especialização para Formação de Professores Indígenas de Pernambuco (UPE - Garanhuns)

também colaborou para revistas como Arte e Palavra (Sergipe), Suplemento Literário do Minas (BH) e o Jornal de Letras (Lisboa)

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku dia 08 - Bia Pankararu

Bia, natural de Tacaratu (PE), filha de mãe indígena e pai não-indígena, passou parte da vida entre SP capital e a aldeia de PE. 

bissexual e mãe solo, também é técnica em enfermagem e militante na área da saúde indígena.

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku atuante nas tradições do seu povo, Bia trabalha com uma equipe multidisciplinar de saúde indígena e com o entendimento popular de saúde.

ela fala sobre as demandas do seu povo aqui:
azmina.com.br/colunas/a-gent…

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku dia 09 - Raoni Metuktire

líder Kayapó, há décadas é figura proeminente na mídia em luta pela preservação ambiental e direitos dos povos indígenas.

Raoni já era opositor do projeto Belo Monte desde os anos 80 e tbm se opôs ao governo do PT (Lula e Dilma) por levá-lo adiante.
@DMunduruku indicado ao nobel da paz em 2019, teve sua trajetória registrada nos anos 70, no documentário intitulado "Raoni", que fez sucesso em Cannes e o colocou como ícone do ativismo ambiental no Brasil.

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku dia 10 - Tuyra Kayapó

nos anos 80, em uma audiência pública em Altamira (PA) sobre a construção de Belo Monte, Tuyra protestou colocando um terçado no pescoço de Muniz, presidente da Eletronorte. o projeto passaria dentro da reserva Kayapó e a foto se tornou famosa.
@DMunduruku em 2019, durante o Acampamento Terra Livre, Tuyra respondeu diretamente à defesa da exploração de Terras Indígenas feita pelo deputado José Medeiros (Pode-MT)

assista aqui:

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku dia 11 - Cristino Wapichana

escritor, música e compositor, é conhecido por sua contação de histórias. atuou como coordenador do NEARIN (Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas) e como membro do Instituto UK’A (Casa dos Saberes Ancestrais)

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku com 7 livros lançados, Cristino já foi o terceiro colocado no Jabuti, na categoria livro infantil, e recebeu a Estrela de Prata no prêmio sueco Peter Pan, ambos com o livro A Boca da Noite.

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku dia 12 - We'e'na Tikuna

nutricionista, artista plástica e cantora, We'e'na é divulgadora dos saberes e cultura Tikuna, tal qual sua irmã, Djuena. seu primeiro álbum se chama "Encanto indígena".

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku em 2019, We'e'na lançou a primeira marca de roupa indígena contemporânea desenhada e projetada por uma nativa

a marca nasce da necessidade de usar os grafismos na cidade, onde usá-lo no corpo nem sempre possível

acompanhem:
instagram.com/weenatikunaart…

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku dia 13 - Tamikuã Txihi Pataxó

moradora da aldeia Guarani Itakupe no jaraguá, Tamikuã de formou em serviço social. liderança da Itakupe, é também artista plástica, produz artesanatos e é uma das articuladoras do feminismo comunitário no brasil

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku em 2019, as obras de Tamikuã (e a de outras artistas indígenas + minorias) foram destruídas durante uma mostra em Embu das Artes, em ataque com motivações racistas

no encerramento, ela, a única mulher indígena concorrendo em sua categoria, recebeu Troféu M’Bai Profissional 2019
@DMunduruku dia 14 - Ajuricaba

líder dos Manaós, é um símbolo da resistência indígena contra a coroa portuguesa em Manaus (AM)

seu povo não confiava nos invasores e Ajuricaba conseguiu congregar outros povos com o objetivo de combatê-los

imagem ilustrativa - #20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku a confederação feita por Ajuricaba resistiu por oito anos. ao ser capturado pelos portugueses, ele foi acorrentado e seria enviado para Belém (capital do Grão-Pará), mas Ajuricaba preferiu a morte, jogando-se no rio Amazonas

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku uma curiosidade: em 2019, na comemoração do aniversário da cidade, Ajuricaba foi escolhido numa votação popular como a "personalidade que é a cara de Manaus"

:)

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku dia 15 - Auritha Tabajara

professora, escritora, poeta, contadora de histórias, e cordelista, Auritha já lançou três livros: "Magistério Indígena em versos e poesia" é leitura obrigatória nas escolas indígenas do Ceará, seu estado de origem +

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku além dos cordeis "Toda luta, a história e a tradição de um povo", sobre as tradições dos Tabajara, e "Coração na aldeia e pés no mundo", sobre as vivências dela enquanto mulher indígena, nordestina, lésbica.

dá pra comprar aqui: livrariamaraca.com.br/produto/pre-ve…
@DMunduruku dia 16 - Graziela Santos (Yaci)

arqueira, da etnia Karapanã, Graziela se tornou a primeira indígena a representar o Brasil no Jogos Panamericanos (2019) e é promessa para os Jogos Olímpicos (2020)

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku a equipe da Graziela conquistou o 4o. lugar em Lima. ela despontou como atleta através do Projeto Arquearia Indígena, que visa valorizar a cultura e da identidade dos povos indígenas do Amazonas.

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku dia 17 - Mendes Auá

mestranda em design pela UFAM, a grafiteira/pixadora não-binária Mendes usa as artes plásticas para representar corpos indígenas travestis, corpos negros e outros que estão à margem na sociedade.

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku as produções da artista podem ser vistas nos muros de Manaus, mas torço pra que ganhe mais cidades, né? valorizem e divulguem :)

acompanhem o trabalho e ilustrações dela aqui:
@mendesaua
e
instagram.com/mendesaua.art

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku @mendesaua dia 18 - Eunice Baía

conhecida nacionalmente após interpretar a protagonista da franquia "Tainá", no início dos anos 2000, Eunice se formou em moda e pretende lançar sua própria linha de roupas e acessórios, focada em artes indígenas

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku @mendesaua ela já possui a marca OKA, cuja proposta é valorizar suas raízes paraenses, onde divulga também as exposições de que participa

quem quiser pode acompanhá-la por aqui: instagram.com/eunicebaia/

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku @mendesaua dia 19 - Valdelice Veron

liderança Guarani Kaiowá, Valdelice está na linha de frente pela demarcação de terras do seu povo, além de denunciar as violências e mortes que ocorrem com frequência no Mato Grosso do Sul a mando do agronegócio.

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku @mendesaua Valdelice faz denúncias no Congresso e é constantemente ameaçada. é filha de uma liderança assassinada e ninguém nunca respondeu pelo crime contra seu pai, Marcos Veron.

acompanhe a assembléia Guarani através dessa página: facebook.com/aty.guasu/

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku @mendesaua dia 20 - Naine Terena

a curadora, educadora, artista e pesquisadora é formada em comunicação pela UFMT, doutora em educação pela PUC-SP e também é docente no MT.

Naine possui vários projetos, dentre eles: o Territórios Criativos Indígenas +

#20DiasDeConsciênciaIndígena
@DMunduruku @mendesaua participou da organização do livro "Povos Indígenas no Brasil: Perspectivas no fortalecimento de lutas e combate ao preconceito por meio do audiovisual" e coordenou o app para ensino da língua Terena

+ do trabalho dela: oraculocomunica.wordpress.com

#20DiasDeConsciênciaIndígena
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with reprise da era #cometobrazil

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!