My Authors
Read all threads
- Thread: As únicas aranhas preocupantes no mundo

Isso mesmo, com mais de 48.000 espécies de aranhas no mundo todo, que estão distribuídas em mais de 4150 gêneros, você só precisa tomar cuidado com 5 deles. Um equivalente a apenas 0,4% das espécies (213).

Segue a #aracnothread
Se eu te falar que 99% de todas as aranhas possuem peçonha/'veneno' você vai se assustar? Apenas uma família e um gênero não possuem as glândulas que o produzem. A maioria massiva dessas espécies com a presença de toxinas não nos apresentam riscos, nem para os animais domésticos.
No Brasil, apenas 3 gêneros são considerados de importância médica, mas infelizmente dois deles estão muito bem adaptados aos ambientes urbanos.
A proporção de óbitos por acidente permanece ao longo dos anos, em dados atuais calculamos que aconteçam 6000 acidentes e 6 óbitos/ano.
O primeiro e mais preocupante dos gênero é Loxosceles, o gênero das aranhas-marrons. Causam o maior número de acidentes por conta do tamanho reduzido e a presença em casas ser mais frequente.
Possuem uma marcação em forma de violino e 3 duplas de olhos. São 15 espécies no Brasil.
Elas podem se esconder sob cascas de árvores, barrancos e folhas secas. Em casas costumam viver atrás de móveis ou entre telhas e pedaços de madeira. Fazem teias irregulares, como um chumaço de algodão que reveste o substrato. Chegam a aproximadamente 5 cm de envergadura.
A toxina delas tem ação necrosante, a mordida é indolor e em casos graves pode levar a morte por insuficiência renal (0,05% dos casos).
A maioria dos acidentes acontece dormindo ou vestindo roupas e comprimi-las. Não são agressivas, mordem apenas quando espremidas contra o corpo.
O segundo que causa mais acidentes, porém menos letal, é o gênero Phoneutria, as aranhas-armadeiras.
São aranhas muito defensivas, recebem o nome por facilmente se armarem em posição defensiva e desferir botes. São capazes de pular e alcançam tamanhos grandes (17cm). 8 espécies.
Durante o dia podem se abrigar sobre troncos, bananeiras, palmeiras, cortinas, lugares escuros "aconchegantes" e construções. São ativas durante a noite. Não fazem teias. Podem ser reconhecidas pela posição do bote (quase caindo pra trás) e uma forte marcação no cefalotórax.
Os acidentes com armadeiras geralmente acontecem limpando o jardim ou calçando calçados que elas tenham se abrigado.
Sua toxina é neurotóxica, atua no sistema nervoso e causa muita dor e inchaço. Pode evoluir para náusea, taquicardia e edemas pulmonares. Letalidade de 0,02%.
O terceiro gênero e, que menos causa acidentes, é Latrodectus, as viúvas-negras. No Brasil, as espécies que existem e causam riscos são pouco estudadas, estão incluídas num grupo chamado curacaviensis. Com exceção das viúva-marrons, L. geometricus, que não causam acidentes graves
As L. gr. curacaviensis fazem teias irregulares entre a vegetação e, por isso, os acidentes costumam acontecer em colheitas no campo. São reconhecidas por possuírem uma marcação em forma de ampulheta no abdome, com algumas falhas as vezes. Possuem uma coloração vermelha vibrante.
A toxina delas é neurotóxica como nas armadeiras, atua no sistema nervoso e causa muita dor, ansiedade e sudorese. Pode evoluir para hipertensão, retenção urinária, náuseas e aceleração/diminuição da freq cardíaca. Letalidade é muito baixa e, assim como os acidentes, faltam dados
No Brasil, estes 3 gêneros se ressaltam, e são classificados como de importância médica. Houve um único caso isolado com uma aranha no Nordeste que causou complicações necróticas, a aranha-da-areia, Sicarius sp., não podemos classifica-las como perigosas ainda.
Pro resto do mundo existem diferentes espécies de Loxosceles e Latrodectus, mais e menos potentes do que as nossas. Na Austrália existem dois gêneros da mesma família que podem ser letais, Atrax e Hadronyche, as aranhas-teia-de-funil, compreendendo 40 espécies juntos.
Essas duas aranhas são sedentárias durante a maior parte da vida, vivendo na entrada de suas tocas esperando suas presas. Os acidentes acontecem com os machos que saem atrás de fêmeas e acabam chegando no ambiente urbano, e apenas 30/ano, baixo para estimativa de letalidade média
A toxina dessas duas mocinhas também é neurotóxica, similar a das Phoneutria e Latrodectus. Causam muita dor, por mais de 30 minutos, e tem grande possibilidade de evoluir para quadros graves.
Como as outras, pode causar efeitos cardiovasculares, neurológicos e edemas pulmonares.
Todas as outras espécies de aranhas restantes não apresentam mordidas que causem riscos a nossa saúde, são inofensivas por não possuírem toxina ativa em nós, que é efetiva apenas para predar invertebrados e pequenos vertebrados, base da dieta de uma aranha. Exceção à alergias.
As aranhas são muito importantes para a manutenção do ecossistema, são o topo da cadeia dos invertebrados, como aves de rapina.

Podem ser incrivelmente belas e úteis, controlando insetos que se tornaram pragas urbanas como as baratas, moscas e mosquitos.
Aprenda a conservar!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Alexandre S. Michelotto 🕷️

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!