My Authors
Read all threads
Governadores de Estado que tomam medidas desconectadas das recomendações do Ministério da Saúde para enfrentar a pandemia do #VírusChinês prejudicam a própria população e a todos os brasileiros. Governos federal, estaduais e municipais têm o dever de agir de forma concertada.
Governadores e prefeitos que tomam medidas desconectadas das recomendações do Ministério da Saúde para enfrentar a pandemia do #VírusChinês passam às populações dos seus Estados e Municípios a mensagem de que as recomendações do Ministério da Saúde não precisam ser cumpridas.
Ao tomar medidas para as quais não têm competência e que são desconectadas das recomendações do Ministério da Saúde para enfrentar a pandemia do #VírusChinês, governadores e prefeitos criam conflitos com o governo federal e prejudicam a populações dos seus Estados e Municípios.
Ao tomar medidas para as quais não têm competência e que são desconectadas das recomendações do Ministério da Saúde para enfrentar a pandemia do #VírusChinês, governadores e prefeitos criam conflitos e gastam energias que deveriam canalizar para ações de suas responsabilidades.
É inútil que governadores e prefeitos tomem decisões isoladas do Ministério da Saúde para enfrentar a pandemia do #VírusChinês, imaginando que sozinhos vão salvar as próprias populações e, depois, passar a conta para todos os brasileiros. Salvam-se ou afundam-se todos.
A Lei 13.979/20 dispõe sobre as medidas para enfrentamento à pandemia do #VírusChinês. Autoridades da União, Distrito Federal, Estados e Municípios, inclusive o presidente da República, governadores e prefeitos estão obrigados a observar, respeitar e cumpri-la.
A fim de assegurar coerência e observância por toda a sociedade brasileira, a Lei 13.979/20, art. 3º, § 7º, os gestores locais (governadores e prefeitos) não estão autorizados a, independente de ato do Ministério da Saúde, realizar bloqueio de rodovias, portos, aeroportos etc.
Ações que governadores e prefeitos podem executar, por força da Lei 13.979/20, art. 3º, § 7º, para enfrentar a pandemia do #VírusChinês, independentemente de ato de autorização do Ministério da Saúde:...
Lei 13.979/20, art. 3º, § 7º:
...

III) determinação de realização compulsória de:

a) exames médicos;

b) testes laboratoriais;

c) coleta de amostras clínicas;

d) vacinação e outras medidas profiláticas; ou

e) tratamentos médicos específicos;
...
Lei 13.979/20, art. 3º, § 7º:
...
IV - estudo ou investigação epidemiológica;
...
VII - requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa;
Em resumo, fora das hipóteses da Lei 13.979/20, art. 3º, III, IV e VI, § 7º, III, qualquer medida tomada por governadores e prefeitos, para enfrentar a pandemia do #VírusChinês, sem autorização do Ministério da Saúde, são flagrantemente inconstitucionais e ilegais.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with 🇧🇷Ailton Benedito

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!