My Authors
Read all threads
1) Uma quarentena precisa de uma estratégia de testagem, senão apenas ganha tempo: retarda a disseminação do vírus no momento, mas, quando liberada, a infecção ocorrerá do mesmo jeito. É preciso entender a lógica da doença, p/ que a quarentena seja UMA DAS FASES do combate. 🔽
2) A peculiaridade da Peste Chinesa (e sua maior força) é a seguinte: ela pode ficar assintomática em boa parte das pessoas, porém continua transmissível. É como se, numa guerra, qualquer um pudesse ser um "agente secreto" do inimigo, transmitindo a doença sem aparentar.
3) A estratégia precisaria, então, mudar de foco: não apenas separar os velhos e os sintomáticos, mas encontrar os ASSINTOMÁTICOS. São esses que devem ser detectados e isolados, pois poderão levar a doença a outros sem que saibam (inclusive aos velhos que estiverem separados).
4) A quarentena poderia ser feita para imobilizar o cenário (manter o terreno atual sem outras evoluções) e, durante esse tempo, descobrem-se os focos da doença, que são especialmente os assintomáticos -- serão necessárias campanhas de testagem semelhantes às de vacinação.
5) Deixar os assintomáticos sem ter consciência da doença apenas vai permitir a existência de uma ponta solta na transmissibilidade: a doença continuará sendo transmitida para outros assintomáticos e para os grupos de risco -- sem que ninguém saiba.
6) Ao mesmo tempo, é impossível fazer todos os testes de uma vez; não se pode parar o país todo. Então é necessário usar o método ensinado por Aristóteles há muitos séculos: dividir um grande problema em pequenos probleminhas e ir resolvendo um de cada vez.
7) Não sou especialista, mas talvez se possa pensar em quarentenas localizadas, dividindo o país em regiões, microrregiões, zonas -- fazemos isso com as eleições; podemos tentar fazer com a testagem. Isso evitaria a parada total e permitiria a organização do combate.
8) A testagem poderia começar, em cada zona, pelos grupos de maior risco: aqueles que viajaram, os que estiveram em festas de carnaval, etc. Descobertos os infectados, são isolados para que não espalhem mais a doença. Recuperados e tratados, podem voltar à ativa.
9) Aliada às precauções que já estamos tomando, a quarentena DELIMITADA e COMBINADA COM TESTAGEM ampla pode ir controlando a epidemia e ordenando a população para o desenvolvimento gradual da imunidade geral (herd immunity).
10) São idéias baseadas nas experiências de países menores. Somos um país grande e, por isso, precisaríamos dividir o território para conquistá-lo. Mas parar tudo não dá e, sem testagem, poderá ser infrutífero, causando ainda mais problemas de outra ordem.
11) Não é possível deixar as pessoas em quarentena por um ano e meio, até surgir uma vacina. Também é inviável isolar apenas os idosos por esse tempo todo, pois eles também têm vida. Logo, é preciso usar a quarentena COM PROPÓSITO: descobrir os infectados.
12) Isso foi demonstrado no povoado italiano de Vo’, na região do Vêneto: uma quarentena de 15 dias com testagem dos 3.300 habitantes descobriu 542 infectados, 50 a 60% deles assintomáticos. Todos foram isolados e a doença não se expandiu.

theguardian.com/commentisfree/…
13) O imunologista Trevor Bedford @trvrb, do Fred Hutchinson Cancer Research Center, de Seattle (EUA), tem demonstrado que é justamente a grande quantidade de casos assintomáticos e não documentados que facilita a disseminação da doença:

14) O período entre a infecção e a manifestação dos sintomas é a janela de tempo em que a disseminação da doença ocorre de forma mais incontrolável. Bedford @trvrb traz evidências a respeito:

15) A proposta de Trevor Bedford @trvrb é instaurar uma campanha ampla de testes. Quanto mais cedo a doença for testada, mais rápido é possível isolar o infectado e evitar novas infecções:

16) Bedford @trvrb apresenta os dados da Coréia do Sul como exemplo e traz os gráficos que evidenciam que o país conseguiu atrasar a disseminação da doença e equilibrar o número de infecções e recuperações por causa da testagem ampla e preventiva:

17) O epidemiologista Marc Lipsitch @mlipsitch, Diretor do Center for Communicable Disease Dynamics de Harvard @CCDD_HSPH, concorda com a proposta, mas lembra que precisa ser implementada o quanto antes, para a infecção não se descontrolar precocemente:

18) Kai Kupferschmidt @kakape, biólogo molecular pela Universidade de Bonn, Alemanha, e articulista da Science, está dizendo a mesma coisa: quarentena combinada com testes massivos e isolamento dos infectados, ESPECIALMENTE ASSINTOMÁTICOS.

sciencemag.org/news/2020/03/m…
19) Intuitivamente, essa tem sido a ação interna dos governos: o @gen_heleno está em isolamento, mesmo assintomático; outros membros da comitiva presidencial também; o médico David Uip, em SP, também. Por quê? Para não transmitirem, ainda que assintomáticos. É o mesmo princípio.
20) Ok, somos um país grande. Isso teria de ser feito por fases, é claro, trabalhando especialmente os territórios críticos, mas também defendendo aqueles em que a doença menos chegou, para preservá-los. Seria estratégia de guerra.
21) Talvez seja uma alternativa, colhida da experiência de outros países, para contermos a disseminação sem paralisar tudo, o que prejudicaria o trabalho, especialmente dos mais pobres. Deixo aqui para discussão de quem sabe mais.
22) E não esqueçamos das brechas que servem como principal porta de entrada: OS AEROPORTOS!

Nesses é que os testes devem ser aplicados com rigor. Não é o que se faz para evitar atentados? Mesmo raciocínio: barrar na porta de entrada.
23) Falaram-me que o tweet nº 16 foi tornado indisponível pelo Twitter. Não imagino por que motivo, então segue o print, pois é importante:
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Taiguara Fernandes de Sousa

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!