Taiguara Fernandes de Sousa Profile picture
Advogado, jornalista e palestrante.
25 subscribers
May 30, 2020 9 tweets 3 min read
PR @jairbolsonaro , algo assim não aconteceu sequer com Dilma, no Petrolão, ou com Lula, no Mensalão.

Infelizmente, Presidente, faltou uma reação mais rápida do senhor contra as injustiças lá no começo. Tenho escrito, sob a ótica jurídica, que chegaria a esse ponto desde 2019! Registrei, em artigo de outubro de 2019, que toda essa situação jurídica relacionada aos factóides sobre as "fake news" chegaria justamente aqui, se não houvesse reação PROCESSUAL contra as mentiras e as "listas" fabricadas -- SETE MESES ATRÁS:

sensoincomum.org/2019/10/21/est…
May 28, 2020 8 tweets 3 min read
Hoje fiz uma participação ao vivo na TV Século 21 e duas Lives (uma no Instagram e outra no YouTube) para demonstrar a ABSOLUTA INVIABILIDADE JURÍDICA do que aconteceu, utilizando... decisões do próprio STF.

Chamo a atenção para esta, em especial, do Min. Alexandre de Moraes: Uma outra decisão do Supremo Tribunal Federal, dessa vez do Ministro Celso de Mello. Leiam com muita atenção, especialmente o trecho do meio, em negrito:
Apr 2, 2020 9 tweets 2 min read
1) O MUNDO DIANTE DA PESTE CHINESA -- Seguem algumas informações sobre como está o mundo nos últimos dias ⬇️ 2) EUA: está investindo em forte estratégia de testagem, para identificar e isolar reais infectados; querem expor os dados reais da doença; estão testando dois possíveis tratamentos; mostram força para o mundo, com investidas militares em direção ao Irã e Venezuela.
Mar 25, 2020 23 tweets 7 min read
1) Uma quarentena precisa de uma estratégia de testagem, senão apenas ganha tempo: retarda a disseminação do vírus no momento, mas, quando liberada, a infecção ocorrerá do mesmo jeito. É preciso entender a lógica da doença, p/ que a quarentena seja UMA DAS FASES do combate. 🔽 2) A peculiaridade da Peste Chinesa (e sua maior força) é a seguinte: ela pode ficar assintomática em boa parte das pessoas, porém continua transmissível. É como se, numa guerra, qualquer um pudesse ser um "agente secreto" do inimigo, transmitindo a doença sem aparentar.
Mar 23, 2020 8 tweets 2 min read
É possível que a única maneira de provocar o retorno à normalidade e à tranqüilidade nacional, sem os graves efeitos da quarentena total (que provoca outros problemas sistêmicos de saúde, economia e segurança), seja colocando os militares na rua para ordenação do fluxo de coisas. O Exército nas ruas pode orientar as pessoas sobre precauções a tomar, dispersar aglomerações, permitir a retomada do fluxo de trabalho, produção e serviços, vacinar contra outras doenças e aplicar testes de COVID-19. São medidas que podem passar tranqüilidade à população.
Mar 20, 2020 5 tweets 1 min read
Estados já estão agindo como poderes nacionais, fechando divisas e tomando medidas de requisição administrativa de bens ou propriedades (como se faz em situações de guerra). O Governo Federal já pode agir como em situação de guerra e adotar as medidas interventivas necessárias. Estados não podem agir como poderes nacionais, mas é compreensível que, em situações caóticas, os poderes locais façam o que for necessário. Tanto mais urgente, portanto, que o Exército esteja nas ruas, para manter a ordem. Tudo está acontecendo muito rápido.
Mar 19, 2020 12 tweets 2 min read
1) Um momento de crise, contra inimigos visíveis ou invisíveis, só pode ser vencido por homens e mulheres virtuosos. A sabedoria cristã de todos os tempos nos aponta a maneira correta de agir, especialmente nas horas mais difíceis, quando a virtude nos é mais cobrada. 2) Por isso, creio ser útil relembrar as virtudes humanas (Sabedoria 8,7) e teologais (I Coríntios 13,13) e o que elas exigem de nós.

Essas virtudes, no momento, devem ser o nosso norte de ação no mundo. Segue 🔽
Feb 6, 2020 10 tweets 3 min read
1) Um outro momento que me chamou a atenção no discurso State of the Union proferido por @realdonaldtrump foi o instante em que ele decidiu condecorar o radialista conservador Rush Limbaugh, que descobriu um câncer avançado, com a Medal of Freedom, a mais alta condecoração. 2) Chama a atenção pelo seguinte:

- Primeiro, Limbaugh é um dos mais importantes comentaristas conservadores independentes dos EUA. Ele sempre foi um outsider que falou diretamente ao povo americano e fez sucesso justamente por isso.
Feb 5, 2020 12 tweets 3 min read
1) DONALD TRUMP, O ABORTO E OS VALORES INEGOCIÁVEIS -- Todos os anos, o Presidente dos EUA comparece ao Congresso para fazer o discurso “State of the Union” (SOTU), no qual o Chefe do Executivo informa aos membros do Poder Legislativo o “estado da União” (como o país se encontra) 2) Ontem, Donald Trump fez o discurso mais vigoroso e politicamente relevante de seu primeiro mandato.

É impossível comentar cada ponto importante do magnífico discurso proferido pelo Presidente: foi um exemplo de arte política e de substância em valores conservadores.
Jan 30, 2020 8 tweets 2 min read
AS SETE LIÇÕES DO BREXIT – Após quase 04 anos de uma luta intensa, o Reino Unido finalmente sairá da União Européia amanhã, 31/01/2020, às 23h. Nigel Farage é, sem dúvida, o maior nome de todo o processo. Ontem ele fez seu último discurso. Podemos tirar algumas lições. Segue 🔽 1)Sempre defenda seus valores: muitos tentarão fazer você acreditar que a sua essência não importa e dirão que apenas o que você tem, o seu dinheiro, as suas relações, não o seu espírito e a sua cultura, é que valem – isso é mentira;
Jan 30, 2020 10 tweets 2 min read
1) A MENTIRA COMO DOENÇA DA POLÍTICA – Continuo minhas reflexões sobre as lições do Capítulo III do Gênese para a Política.

Imagem: Eugene Delacroix, "Adam and Eve" (1840). 2) Os versículos 6 e 7 relatam: “A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente..."
Jan 26, 2020 9 tweets 2 min read
1) A POLÍTICA DA SERPENTE (II) – Como vimos, na primeira sociedade humana (uma família), formada por Adão e Eva, houve a inoculação de um questionamento a uma Lei de Deus sobre os bens que se deve buscar.

Imagem: Charles-François Daubigny, "Apple Trees in Blossom" (1862) 2) Deus pusera à disposição do homem os bens e, entre todos eles (todos!), o homem estava livre para escolher. Mas a Serpente move seu questionamento apenas sobre o objeto da Lei divina, levando o homem a uma inversão das prioridades: UM FRUTO, o proibido, ao invés de todos.
Jan 25, 2020 10 tweets 2 min read
1) A POLÍTICA DA SERPENTE (I) – Continuando nossas reflexões sobre a Queda do homem e a política, gostaria de me ater um pouco ao início do relato do Gênese sobre o acontecimento.

Imagem: Michelangelo, detalhe do afresco da Queda e Expulsão do Éden, Capela Sistina (1512) 2) Ele começa assim: "A serpente era o mais astuto de todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse à mulher: ‘É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?’” (Gn 3,1).
Jan 24, 2020 9 tweets 2 min read
A QUEDA DO HOMEM E A POLÍTICA

1) Aristóteles comprova que o homem é animal social e político ao demonstrar que ele necessita de estar unido a outros para conseguir os bens de que precisa para viver.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Imagem: "A Expulsão de Adão e Eva", de Benjamin West (1791) 2) Esses bens são materiais, mas também espirituais. Como os homens não são todos iguais, nem possuem todos os talentos, nem todos a mesma inteligência, nem os mesmos gostos, é necessário que ocorra entre eles um intercâmbio. É assim que se formam as famílias e os grupos.
Jan 21, 2020 9 tweets 2 min read
Fui surpreendido ontem por uma péssima matéria jornalística (hoje em dia, é quase uma tautologia escrever "péssimo" e "jornalismo" na mesma frase) tentando lançar a pecha de "nazista" sobre o meu amigo @r_nog, um dos intelectuais mais competentes dessa geração. Rafael Nogueira foi chamado, sem mais nem menos, de "goebbolsonarista" pela ridícula matéria de UOL e Le Monde. O motivo? Ele é "monarquista". É uma tolice própria de jornalistas mais interessados em falar bobagens para prejudicar, quando se sabe que Hitler odiava monarquias.
Jan 15, 2020 6 tweets 2 min read
Saiu a decisão na ADI 6298, sobre o tal "juiz das garantias": a nova figura foi tida como constitucional, está plenamente mantida no ordenamento jurídico brasileiro e SERÁ IMPLEMENTADA; houve suspensão apenas por seis meses para organizar a execução.

Mas eu não era "histérico"? Quando eu analisei a Lei 13.964/2019 sob a perspectiva jurídica, mostrando os problemas que ela traria para a persecução penal, houve quem dissesse que era uma "análise inútil" e uma "histeria", pois a Lei seria suspensa ser inconstitucional. Isso era "jogo manjado", diziam.
Jan 12, 2020 15 tweets 5 min read
SÁTIRAS, VILIPÊNDIOS E GENOCÍDIOS – Os que defendem que o Porta dos Fundos “não fez nada de mais” contra a religião cristã, apenas piadinhas, ignoram que o anti-semitismo nazista que levou ao genocídio de judeus começou com... piadinhas. Segue⤵️ O Museu Memorial do Holocausto, nos EUA, possui digitalizado um amplo acervo de charges e caricaturas fabricadas pelos nazistas para vilipendiar valores religiosos e culturais judaicos. O escarnecimento público PRECEDEU o genocídio na prática em décadas.
Jan 11, 2020 10 tweets 3 min read
1) Terminei ontem o livro “A Constituição Cristã dos Estados”, do jurista espanhol Miguel Ayuso, cujo pensamento tem sido um dos meus principais objetos de coleta de livros e ensaios. 2) Ayuso é daquele seleto grupo de juristas que encanta por uma virtude: sabe escrever. E escreve bem. Gilberto Freyre dizia, em suas memórias, que um dos seus principais objetivos era escrever em um português plástico, em que a sociologia se tornasse literária — meta alcançada.
Jan 9, 2020 14 tweets 3 min read
TOLKIEN E O OCIDENTE -- J.R.R. #Tolkien, o autor de "O Senhor dos Anéis" (SdA), voltará às telas por um novo seriado do grupo #Amazon, que pretende aproveitar o vazio deixado pelo fim de "Game of Thrones" (na verdade, #GoT já aproveitara o vazio anterior, deixado por SdA). Isso nos dá ocasião de refletirmos um pouco sobre a obra de Tolkien e sua influência sobre o Ocidente. Por Tolkien não foi apenas o criador de uma "mitologia pop". Na verdade, o propósito do autor era bem mais ambicioso: criar uma mitologia propriamente ocidental e católica.
Jan 8, 2020 10 tweets 2 min read
Assisti agora ao pronunciamento de @realDonaldTrump sobre os ataques iranianos de ontem: nenhuma vida americana foi ceifada. O ataque foi um jogo de cena do regime iraniano, enfraquecido internamente após a perda de seu principal ativo (Soleimani), para justificação interna. O Irã já disse que, não havendo resposta, encerrará os ataques. Mas Trump já disseram antes, após a morte de Soleimani, que só responderia de novo se algum americano morresse. Ou seja: o Irã fez uma encenação para consumo interno que, na prática, não atingiu em nada os americanos
Dec 30, 2019 11 tweets 2 min read
Os conservadores não possuem fundações, associações, institutos... Precisamos de CNPJ, não apenas de grupos de WhatsApp para debate político e perfis no Twitter. Sem CNPJ, não há como desenvolver pesquisas, receber financiamento ou se inscrever para ocupar lugares em conselhos. A maior parte do trabalho entre conservadores é voluntário e, na maior parte das vezes, de pessoas que já se desdobram para sustentar suas próprias famílias e arranjar tempo para estudar e escrever sobre pautas de interesse dos conservadores. Mesmo esses não recebem apoio.