My Authors
Read all threads
Não se "debate", ainda por mais por redes sociais, a eficácia de um medicamento. Isso é papel dos pesquisadores que estão na linha de frente à procura de um remédio que possa mitigar os efeitos da pandemia do COVID-19. Mas um mínimo de alfabetização científica pode nos ajudar.
Em primeiro lugar, a saber que estudos observacionais em grupos limitados não são suficientes para comprovar a eficácia de um remédio. Sem grupo controle, designação aleatória etc. não se estabelece eficácia ou causalidade.
Em segundo lugar, dizer que não há evidências da eficácia não é o mesmo que dizer que há evidências de que não funciona. Todos os estudos, tanto para confirmar quanto para descartar, são preliminares. A hipótese parece boa: mas não há nem confirmação nem descarte.
Em terceiro lugar, há a questão da política pública (essa, sim, que podemos discutir): é racional que um governo concentre toda a sua estratégia de combate à pandemia num medicamento cuja eficácia não está comprovada? Pra mim, é evidente que não é.
É uma irresponsabilidade colocar a vida das pessoas em risco com base no pensamento mágico de que o remédio funciona. Repito: ainda não há evidências. Pode ser que, de fato, funcione. Mas *hoje*, apostar exclusivamente nisso é fazer uma aposta com a vida dos outros.
Por fim: uma boa rule of thumb é — se algo é extremamente revolucionário, disruptivo e só foi pensado por um pequeno grupo de pessoas (como, por exemplo, a ideia de que você pode diagnosticar alguém sem fazer teste), desconfie.
Há um batalhão de cientistas e pesquisadores dedicados exclusivamente ao estudo da doença. É bom desconfiar do twiteiro, do sujeito que assistiu duas lives ou do pseudo-economista austríaco que acha que tem a fórmula definitiva para diagnosticar uma doença.
Também é bom desconfiar de tratamentos revolucionários encabeçados por um grupo de saúde que tem interesse em dizer que encontrou "a cura", que foi diretamente atacado pelo Ministro da Saúde e que concentra a maior parte das mortes de uma determinada região do país.
Entendo e compartilho o sentimento de querer que algo funcione, de ter uma esperança para sair de tudo isso. Mas, no momento, o que há é ideologia em torno de um remédio que impacta diretamente a vida das pessoas. Ceticismo, nessas horas, é o mínimo.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Horacio Neiva

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!