My Authors
Read all threads
Em nenhum momento o Brasil de 1982 foi tão superior assim contra a Itália pra tratar a derrota como uma tragédia ou injustiça.

A Itália tinha um grande time, fez um baita primeiro tempo e venceu em erros individuais. No fim das contas, vence quem erra menos. É a lógica do jogo.
É motivo de chateação, como foi o Maracanazo, como foi o 7 a 1 e tantos outros jogos.

Mas se chatear porque um time legal perdeu é diferente de uma lamentação que dura 38 anos e não tirou lição alguma dessa derrota. O Brasil escolheu o pior caminho para tratar sua história.
Ao invés de tratar esse jogo dessa forma chorosa e exagerada, o Brasil deveria olhar 1982 com um olhar mais voltado para melhorar o próprio futuro.

Por que, ao invés de tanta lamentação, não repensar as categorias de base para formar jogadores tão técnicos como os de 1982?
Por que não formar técnicos que consigam aplicar a mentalidade ofensiva de Telê Santana com os requisitos do futebol de hoje, como rapidez de raciocínio e alta velocidade?

Por que não organizar clubes para que passam montar times mais atraentes para seu torcedor?
Ao invés de responder a essas perguntas com propostas sólidas e democráticas para aplicar no presente e melhorar o futuro, o Brasil resolveu escolher culpados e fazer o oposto do que fez para ver se tentava vencer.

É assim há 38 anos. Andamos em círculos nos erros.
Querem exemplos?

Em 2006, o culpado foi a "moleza" de Parreira e a festa em Weggis. Era preciso trazer o oposto: o disciplinador e exemplar Dunga.

Em 2012, o culpado era a falta de experiência de Mano. Então resolveram trazer Felipão como sinônimo de força. Deu no que deu...
Isso acontece direto nos clubes também. Contratam o técnico moderno e atualizado, demitem e trazem um medalhão experiente...se vencer, tá tudo bem. Se perde, elegem os culpados e vão trocando pelo oposto.

O Brasil é o país dos extremos. Não é assim na política também?
O passado deve ser olhado primeiro com respeito e depois com pró-atividade. O que fazer agora para que amanhã não aconteça o mesmo erro de ontem?

O Brasil fez isso uma única vez: depois da Copa de 1966, num comitê liderado por João Saldanha. O resultado foi o timaço de 1970.
Estamos falando de apenas uma vez na história do futebol pentacampeão. É muito pouco!

A Seleção de 1982 foi um time incrível e muito prazeroso de ver. É por isso que ela merece ser dissecada e vista com mais foco do que apenas relembrar o menino na capa do Jornal da Tarde.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Leonardo Miranda

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!