My Authors
Read all threads
- Thread sobre as aranhas-pavão

Vamos falar um pouquinho das aranhas-pavão, as papa-moscas australianas e inofensivas dos gêneros Maratus e Saratus, que são muito interessantes e importantes para o conhecimento da biodiversidade.

Segue a #AracnoThread #FiqueEmCasa
Pra falar de aranhas-pavão não podemos deixar de citar o Dr. Jürgen Otto, que com auxílio do expert David Hill descreveu mais de 47 espécies dessas aranhas nos últimos 10 anos, todas da Austrália.
Hoje são 90 espécies de Maratus e 1 de Saratus, um número que sobe constantemente.
Elas ganharam muito destaque nessa década por conta do trabalho destes dois pesquisadores.
Conseguimos descobrir muito sobre o complexo comportamento de cortejo, distribuição e o mais importante para o monitoramento da biodiversidade, a descrição das espécies, antes que se vão.
Mas o que faz delas tão legais?

As aranhas-pavão quando machos apresentam colorações e ornamentos para cortejar fêmeas, que por sua vez não possuem colorações exuberantes, mas, são muito exigentes no quesito escolher machos.

Nas fotos, fêmea e macho de Maratus fimbriatus.
Machos possuem duas abas no abdome, únicas em papa-moscas, por muito tempo se acreditou que eram aparatos que auxiliavam no voo/planar dessas aranhas, o que não é mais uma verdade. Até existem aranhas planadoras, mas é um assunto para outra thread. Essas abas são o charme deles.
A dança desses machos pode perdurar minutos e isso nem sempre é o bastante para conseguir conquistar o coração das fêmeas, que são realmente muito exigentes. Ou, até conseguem, mas as vezes não acontece o final mais animador para o pretendente:

Essas lindas e pequenas aranhas eram, por muito tempo, parte do desconhecido que habita nosso planeta. Nem 25% do estimado de espécies de aranhas existentes atualmente foi descrito ainda, e com a rápida extinção, muitas se irão antes mesmo de serem conhecidas ou vistas por nós.
Como eu disse, essas aranhas ocupam a ilha-continente Austrália, recém devastada pelos catastróficos incêndios de 2019/20, evento que passa a ser cada vez mais frequente com as mudanças climáticas. Algumas das aranhas-pavão são muito restritas à pequenas áreas de distribuição, +
+ que já eram fragmentadas por conta da colonização européia que o país passou. Com os incêndios, a conservação dessas espécies grita por socorro, que mesmo com tantos obstáculos ainda se mostram bravamente muito biodiversas e resilientes.
O que acontece com as aranhas-pavão tem se repetido pelo mundo. O mal uso dos recursos naturais resulta na rápida extinção de inúmeras espécies de qualquer tipo de ser vivo.

Sigamos firmes e fortes na defesa da biodiversidade, seremos a última geração a ver muitas delas.
#Resist
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Alexandre S. Michelotto 🕷️

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!