My Authors
Read all threads
Laurentino Gomes mistura o momento de confraternização de indígenas e portugueses, narrado por Pero Vaz de Caminha em sua carta e reproduzido por Victor Meirelles, com consequências, por certo problemáticas, da colonização. (Segue)
Uma coisa que precisa ficar clara é que o choque e a morte de culturas — e pessoas — eram uma constante na história da humanidade em processos de guerras, invasões e conquistas; não foi, absolutamente, uma exclusividade do período colonial e nem uma invenção portuguesa. (Segue)
A avaliação apaixonada do passado tende a cometer injustiças. O Brasil nasceu na modernidade, perto da invenção da prensa, da profusão de registros e interpretações historiográficas e até da fotografia — ainda durante a vigência da escravidão. (Segue)
A morte de milhões de indígenas foi uma catástrofe? Certamente. Mas não temos a mínima ideia de como estariam se os portugueses não tivessem aportado no Brasil; muitos povos (e até civilizações) simplesmente desapareceram sem deixar vestígios. (Segue)
Assim, a interpretação de Gomes é igualmente idílica, mas é pior, pois, além de demonizar totalmente a colonização, tenta nos fazer projetar, imaginativamente, um futuro dos povos indígenas sem ela. (Segue)
A história do Brasil, como de todos os países, foi constituída por antagonismos (termo preciso de G. Freyre). É URGENTE fazer as pessoas — principalmente os jovens — pararem de odiar a história do Brasil, só assim será possível criar o senso de nação que nos livrará dos tropeços.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Paulo Cruz

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!