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Quem nunca quis tirar foto daquela noite super estrelada e se frustrou pois na foto não aparecia nada?
Quer descobrir algumas regrinhas básicas para tirar boas fotos do céu noturno e entender por que isso funciona? Segue essa #AstroThreadBR sobre #Astrofotografia!
Primeira coisa: não conseguimos tirar fotos de estrelas com as configurações normais, usadas em celulares e câmeras no modo automático, por que a luz que chega delas até nós é muito pouca, pelo fato de estarem tão longe.
Assim, aplicativos de celular e o modo manual de câmeras podem nos ajudar a configurar a câmera de forma a captar o máximo de luz possível!

(essa foto foi tirada com um celular!)
Segunda coisa: existem 2 tipos de astrofotografia: a de grande campo (1ª), que trabalha com paisagens mais amplas e objetos que são facilmente captados, e a de céu profundo (2ª), que trabalha com objetos fracos e muito pequenos no céu, que normalmente estão bem + distantes de nós
OBS.: quando não tiver o nome/perfil do fotógrafo, é por que a foto é minha
Falarei principalmente sobre a de grande campo, que é a que eu faço, por requerer menos equipamentos. Nela, uma câmera DSLR¹, lente e tripé são suficientes. Na de céu profundo, são necessários telescópios, lentes especiais e tripés adaptados.

(Uma cadeira também é sempre bom)
Eu uso a Nikon D5500 (recomendo muito) com lentes 18-55mm e 55-200mm. Mas o que significam esses números? Trata-se da distância focal (D.F.) da lente. Quanto menor a D.F., maior é o campo que a câmera captura; quanto maior a D.F., menor é o campo
Exemplos: 55mm x 200mm
Outro ponto importante é o tempo de exposição. Ele determina quanto tempo sua câmera vai ficar aberta captando luz. Assim, quanto mais tempo de exposição, mais luz das estrelas entra e melhor é pra sua astrofotografia (quase sempre).
Geralmente, p/ objetos de grande campo, são necessários 5 a 20 segundos de exposição. P/ objetos de pequeno campo, podem ser necessárias horas.
Seguem alguns exemplos: uma mesma cena c/ 1/200s e 1,3s de exposição e uma astrofotografia que precisou de QUARENTA HORAS de exposição²
Por algum motivo o twitter tá deitando aquelas duas fotos, então sei lá, vai assim mesmo.
Você pode ter pensado: “bom, já que eu consigo diminuir o campo, dando um “zoom”, e aumentar cada vez mais o tempo de captação de luz, eu consigo tirar fotos de objetos fracos e pequenos, certo?” Mais ou menos… Não é bem assim por que existe a tal da rotação da Terra.
Quanto + você dá zoom em um objeto no céu, + rápido ele parece “se mover” no visor (lembre-se de que, na verdade, é a Terra que está girando)³, deixando um rastro quando captado.
P/ saber o tempo que você deve colocar pra obter o máximo de exposição em uma determinada D.F....
...sem que as estrelas fiquem com o rastro (a não ser que esse seja o objetivo), existe a “regra dos 500”. Você deve dividir 500 pelo nº da D.F. e isso dará o T.E. máximo.
* Você deve se atentar se na sua câmera há o fator de corte4, que multiplica a D.F. no denominador
Além do T.E., outro fator essencial p/ que as estrelas não saiam tremidas é que sua câmera fique do MESMO jeito durante toda a captura da imagem, por isso a necessidade de um tripé.

Exemplos de quando algo se mexe enquanto a foto é tirada: todo o movimento aparece. É divertido.
Agora, vamos p/ a abertura da lente. Como o próprio nome diz, modificando seu valor, mudamos a abertura e a qtd. de luz que entra (além de outras coisas, não tão importantes pra nós). Nesse caso, quanto menor o número abaixo do f (f/número), melhor é, pois + aberta está a lente.
Mais um elemento fundamental na astrofotografia é a ISO. Com ela, você consegue alterar a sensibilidade do sensor à luz. Queremos que nosso sensor pegue bastante luz do céu, certo? Então, aumentar a ISO é essencial

(No quadro, tem um resumo de configurações que falei até agora)
Porém, dependendo do nível de poluição luminosa e atmosférica ou das condições climáticas do lugar onde você vai fotografar, uma ISO muito alta pode deixar sua foto artificial e avermelhada5, além de realçar partes + iluminadas da paisagem, que certamente não serão as estrelas.
Portanto, o jeito é ir testando os vários valores de ISO da sua câmera até encontrar uma que deixe a foto luminosa, mas não exageradamente.
Um elemento óbvio para qualquer fotografia sair boa é o foco, e na astrofotografia não é diferente. Como você quer focar em pequenos pontinhos “no infinito”, você deve fazer isso de forma manual, pois o foco automático vai focar em qualquer coisa que esteja à frente das estrelas.
Para isso, você deve dar zoom em estrelas brilhantes mais centrais no visor e ajustar o foco girando a parte indicada na sua lente. As estrelas estarão em foco quando tiverem do menor tamanho possível. Sim, quanto “menor” está a estrela, melhor está o foco.
OBS. 2: Nessa configuração, os apps de celular não são tão eficientes, pois normalmente não há a opção do foco manual como nas DSLR.
Último elemento essencial da astrofotografia p/ essa thread: apps de edição. Infelizmente, as fotos não saem como nossos olhos veem o céu (ou felizmente, por que a câmera pega muito mais detalhes). Assim, depois de fotografar, você ainda tem que dedicar um bom tempo editando.
Eu uso o Lightroom Classic e às vezes o Lightroom ou o Photoshop, todos pagos. Esse é mais um investimento NECESSÁRIO pra fazer belas astrofotos. Editar deixa as fotos mais bonitas e, de certa forma, mais reais

Exemplos de antes e depois da edição:
Há muito + pra se falar sobre astrofotografia, como o empilhamento de fotos no D.S.S., star trails (rastros de estrelas), timelapses, como editar as fotos etc. Porém, essa thread vai ficando por aqui, pois eu pretendia falar sobre os elementos básicos da astrofotografia amadora.
Pra saber mais sobre as coisas que eu disse e muitas outras, eu indico o canal Astro Space6, que é muito didático e completo, e com certeza também tem muitos outros. Enfim, obrigada por chegarem até aqui, e sigam a astrofotógrafa produtora dessa thread! instagram.com/nightskysofia 💙
¹DSLR são câmeras + sofisticadas que, diferente das câmeras digitais compactas, capturam a imagem após a passagem da luz pela lente e por um espelho, e não só pela lente. As DSLR também têm muitas outras configurações importantes p/ a astrofotografia e outros tipos de fotografia
²Nem imagino como o fotógrafo fez isso, mas com certeza foram usados equipamentos sofisticadíssimos

³Para compensar a rotação terrestre, existem a montagem equatorial (mais usada em telescópios) e um troço chamado “barn-door tracker” (você pode construí-lo)...
...que giram na direção oposta à da rotação da Terra, para que o objeto fique parado em relação à câmera por longos intervalos de tempo. Esses equipamentos (principalmente o 1º) são essenciais para a astrofotografia de pequeno campo.
4-O fator de corte da câmera depende do quanto o sensor da câmera é reduzido (ou seja, serve para câmeras que não são Full Frame). No geral, o fator é 1,5 para Nikon e 1,6 para Canon, mas é sempre bom pesquisar pra confirmar.
5-Na maioria das vezes, as astrofotografias vão sair avermelhadas por conta da poluição, mas não se preocupe. Isso é facilmente consertado com edições no Lightroom.

6-youtube.com/channel/UC85vs…
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