My Authors
Read all threads
1º critério do protocolo da OMS para reabertura segura de quarentenas é nº de novos casos de covid estável ou caindo nos últimos 14 dias. Mas é muito difícil de acompanhar no Brasil. Seguem alguns problemas e minha tentativa de mostrar graficamente +/- a posição de cada estado 👇
Primeiro problema é a subnotificação. Nossos 3 principais indicadores têm problemas grandes - testes positivos, internações por SRAG e declarações de óbito em cartório. Até termos dados melhores ou pesquisas com testes aleatórios na população, esse problema é insolúvel.
Precisamos então trabalhar com dados sub-ótimos. Internações por SRAG o dado é semanal e muito revisado. Declarações de óbito o registro online está muito estranho. Restam os testes positivos de novos casos e novos óbitos.
Dois problemas com esses números: todo fim de semana e feriado diminui o pessoal que atualiza os números e os casos caem, o atraso é tirado 2 dias depois. Além disso, há uma fila de testes e muitos lugares parecem despejar casos "de baciada" no dia que a fila diminui.
Como acompanhar a tendência de casos dia-a-dia em uma situação dessas? Apliquei dois tratamentos na série de tempo:
Para suavizar o preenchimento errático, ao invés do número bruto do dia, uso uma média geométrica móvel dos novos casos nos últimos 7 dias. Por exemplo, o nº de novos casos hoje passa a ser a média geométrica dos novos casos de terça passada até hoje.
Já para corrigir efeito de fins de semana com menos casos e terças com muitos casos, subtraio dessa média móvel de novos casos no dia a média móvel do mesmo dia na semana passada. Quero saber se *hoje* há *mais novos casos* que no mesmo dia da semana anterior - tendência de alta.
A combinação desses dois ajustes deve servir para que erros pontuais de mensuração não tenham peso tão grande, ficando a tendência geral dos nos casos. Aqui os resultados com dados até este domingo para cada estado do país, por região:
Sul
Sudeste
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Nesses gráficos o critério da OMS apareceria como 14 barras vermelhas consecutivas no cenário mais seguro, ou 14 barras muito pequenas, próximas do zero, em sequência. Vemos que talvez com exceção do Mato Grosso e Paraná, nenhum estado está próximo dessa situação. Mas...
É preciso algum cuidado para interpretar esses números. Não temos informações públicas claras sobre a capacidade de teste de cada estado, quantos estão aplicando e quantos % dos testes dão positivo. Número de óbitos confirmados também com dados instável para a conta acima.
Mas, como o que importa aqui é menos a precisão exata do número e mais a tendência geral, se assumirmos que os testes positivos variam aproximadamente como os casos reais variam, a interpretação da tendência é razoável. Assim...
Combinando essa tendência com variações na disponibilidade de leitos em UTI daria para calibrar uma avaliação de qual cenário que estamos, tendência de alta, baixa, ou estável. Fim da thread.
Disponibilizei no meu blog o fio completo explicando esses pontos e com as imagens em alta resolução:
bit.ly/3f20L7F?1
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Thomas Conti

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!