My Authors
Read all threads
É ético e necessário consumir o leite e os ovos excedentes das fêmeas “de estimação” (ex.: vaca que a avó cuida, galinha da minigranja dos tios do interior)?
A resposta vegana para essa questão é que não é nem ético, nem necessário para nós humanos.
Sobre as mamíferas, antes de tudo, a função natural exclusiva do leite delas é alimentar os seus filhotes. Fêmeas de raças que não secretam leite em excesso o produzem apenas quando estão amamentando.
Ou seja, quando o indivíduo está ordenhando uma vaca para só ele mesmo beber o leite, está na verdade roubando o alimento dos filhotes dela.
Além disso, vacas, cabras, búfalas etc. de raças “superleiteiras”, cujo corpo cria leite até quando não está prenha, não podem nem devem ser tuteladas domesticamente.
Afinal, elas requerem cuidados veterinários especiais, e podem sofrer muito se a pessoa não souber as maneiras específicas de cuidar da saúde dela e ajudá-la a viver bem com secreção excessiva de leite.
Em relação às galinhas, codornas etc., elas mesmas precisam ingerir os ovos não galados que põem. Afinal, perdem cálcio quando os produzem, e comer a casca do ovo vai ajudá-las a repor esse nutriente.
Em outras palavras, o ovo não galado também tem uma importância que diz respeito apenas à própria espécie da ave que a libera.
Tomar o ovo e o leite dessas fêmeas é roubar delas alimentos que têm uma função natural para elas mesmas ou suas crias.
Outra questão que vc precisa considerar:
A partir do momento em que você regularmente toma para si as secreções “comestíveis” da vaca ou da galinha, está lhes impondo uma “função” utilitária que diz respeito a interesses que, entre você e elas, apenas você tem.
Nesse contexto, elas não são mais simplesmente animais “de estimação” tutelados por puro amor altruísta. Mas sim “fornecedoras” de leite e ovos, servas não humanas consideradas necessárias para você continuar consumindo alimentos de origem animal.
Em suma, você está tratando-as como sua propriedade, por mais carinho que diga lhes dedicar. Está explorando animais.
E se eu comer esses ovos ou tomar esse leite só uma vez, sem ser regularmente?
Com essa indagação, entramos agora no âmbito da necessidade.

Antes de fazer essa pergunta, questione-se: você precisa mesmo consumir esses ovos ou esse leite?
Você tem necessidades nutricionais que te obrigam a ingeri-los? Existe alguma razão vital de consumi-los numa frequência tão rara?
O fato é que você tem tanta “necessidade” pelo ovo da galinha “de estimação” e pelo leite da vaca “da família” quanto tem pelos ovos da passarinha que sua avó mantém aprisionada numa gaiola, ou pelo leite da cadela que seu tio deixou que cruzasse e procriasse. Ou seja, nenhuma.
Então vale se questionar: qual o pretexto desse desejo, mesmo que apenas imaginário, de consumir secreções de fêmeas domesticadas, com intervalos de várias semanas ou meses?
Se é a saudade do gosto, existem sabores vegetarianos muito melhores e mais saudáveis, que você pode consumir regularmente.
Se é o uso em pratos culinários, há diversas opções vegetarianas para substituir os ovos e o leite animal, como a baba da linhaça, a banana,...
a aquafaba e os leites vegetais.
Isso sem falar dos altos riscos de se consumir leite in natura e ovos não pasteurizados à saúde humana, como o de contrair salmonelose (nos ovos) e ingerir pus, sangue dissolvido e micro-organismos patogênicos (no leite).
Trecho extraído desse artigo:
veganagente.com.br/leite-ovo-vaca…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Robson Fernando de Souza 🌱∞📗

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!