My Authors
Read all threads
Por que você precisa evitar compartilhar matérias como a da mineira que "relata como é namorar rapaz 'com autismo'" [thread] Imagem de miniatura do link da matéria do portal Bhaz intitulada
Matérias como essa, como bem lembrou @Adriana_Torres, promovem o "inspiration porn", que consiste em divuldar casos de pessoas com deficiência individualmente bem-sucedidas como "exemplos de superação" ou, no caso dessa reportagem, [cont]
@Adriana_Torres mostrar que "é maravilhoso ter uma PCD como namorada ou amiga".
Apesar da intenção bonita, o "inspiration porn" (que, apesar do nome, não tem nada a ver com pornografia) reproduzem a crença capacitista de que as deficiências são "obstáculos" pra uma vida digna e "normal".
@Adriana_Torres Ou pior, retratam a deficiência como se fosse uma espécie de patologia e infortúnio que a PCD poderia, com esforço e "virtude" individual, "superar" pra "vencer na vida".
Isso é uma maneira muito preconceituosa de se abordar as deficiências e realimenta crenças bem nocivas.
@Adriana_Torres Na verdade, o grande obstáculo que limita a vida das pessoas com deficiência não é a diferença corporal e/ou mental, mas sim as inúmeras barreiras sociais que nos são impostas.
Entre elas, estão desde barreiras físicas (ex.: edifícios sem elevador ou rampa e calçadas ruins),...
@Adriana_Torres e barreiras de atitude social (ex.: pessoas sem deficiência nos tratando como se fôssemos dignos de pena, neurotípicos repreendendo autistas por comportamentos autísticos, discriminação capacitista, "zoeiras" psicofóbicas etc.).
@Adriana_Torres O "inspiration porn" esconde essas barreiras e deixa a entender que a diferença/deficiência das PCDs é que seriam o "problema" a ser "superado". No caso da reportagem sobre o namoro entre a mineira neurotípica e o rapaz autista, deixa a entender que [cont]
@Adriana_Torres o autismo do rapaz foi um "obstáculo" superado pela namorada neurotípica. Ou pior, que ela conseguiu transformar o "problema" do autismo em algo positivo.
Como falei, a intenção da reportagem é bonita, mas as suas consequências não são bacanas.
@Adriana_Torres Daí, quando você compartilha matérias como a sobre esse casal e alguma sobre o cadeirante que "superou a deficiência" se tornando um atleta campeão, reproduz a crença de que a diferença corporal e/ou mental das PCDs seria um "problema" a ser "superado" ou "curado".
@Adriana_Torres Em outras palavras, promove uma concepção preconceituosa das deficiências, além de naturalizar tudo aquilo que são as verdadeiras razões de termos uma vida cheia de percalços e aquém do que sonhamos.
@Adriana_Torres Portanto fica o conselho: evite curtir e compartilhar "inspiration porn", e ouça ou leia mais o que as pessoas com deficiência têm a dizer sobre o que elas precisam (ex.: o fim do capacitismo e das barreiras físicas e sociais) pra viver do jeito digno que gostariam.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Robson Fernando de Souza 🌱∞📗

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!