My Authors
Read all threads
THREAD

Por que o Exército quer esconder as circunstâncias do fuzilamento de Evaldo Rosa e Luciano Macedo, no caso dos 80 tiros? Segue o fio 👇
1. No dia da morte de Evaldo, o Exército estava metido em uma Operação Militar que ocupava efetivamente a Favela do Muquiço, em Guadalupe, no Rio de Janeiro. Naquela manhã, os soldados haviam entrado em conflito armado com traficantes.
2. A Pública pediu via Lei de Acesso à Informação a Ordem de Operação e recebeu duas negativas. O comando do Exército afirmou que “não haveria “consequências positivas para o interesse público a exposição de tais informações”.
3. Desde o fuzilamento em abril do ano passado, em nenhum momento o Exército reconheceu publicamente que havia uma operação militar em curso no dia da morte de Evaldo. Por quê? Simples
4. O Exército não pode, segundo a Constituição, atuar em segurança pública sem autorização do presidente – naquele época Jair Bolsonaro estava no cargo havia pouco mais de 3 meses.
5. A Ordem de Operações deixa claro que os militares estavam reagindo a uma ação do traficante “Coronel” na favela do Muquiço.
6. Duas valentes promotoras do Ministério Público Militar apontaram a possível ilegalidade da ação e a possível “responsabilização criminal” do general que ordenou a ação.
7. Mas o superior delas, o procurador-geral da Justiça Militar, acatou a desculpa do Exército que disse que a favela estava sob sua administração e portanto eles podiam ocupá-la efetivamente.
8. E arquivou o caso. O argumento não faz sentido porque, se de fato as áreas com raio de até 1,3 km tivessem segurança feita pelo Exército, boa parte do Rio de Janeiro seria administrado pelos militares. Inclusive a Avenida Getúlio Vargas e a Central do Brasil.
9. Mas o pior não é isso: O Exército colocou seus soldados em um a ação ilegal, de provocação do tráfico, sem autorização para tanto. Colocou seus próprios soldados em risco e sem respaldo legal.
10. A questão é ainda mais grave: ela implica a decisão de um general de divisão de quebrar a hierarquia e decidir, sem aprovação do presidente, agir em segurança pública, o que é ilegal.
11. É por isso que o Comando do Exército não quer que você saiba da existência da Operação Muquiço. Leia tudo aqui ⬇️apublica.org/2020/04/exclus…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Natalia Viana

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!