My Authors
Read all threads
1/13 Como financiar os gastos necessários para combater a pandemia? Esse tema tem dividido economistas e está recheado de confusões e preconceitos. Na realidade, existem três formas de "financiar" os gastos ex-ante e quatro formas de lidar com as consequências do déficit ex-post.
2/13 O gasto público pode ser financiado de três maneiras: 1) emissão de moeda (BC compra títulos do tesouro); 2) emissão de títulos (tesouro pega "emprestado" do setor privado) ou 3) uso da conta única do Tesouro (moeda contábil q não está em circulação entra em circulação).
3/13 A emissão primária vira reservas bancárias, oq promove a redução dos juros interbancários. Caso não queira perder a efetividade da taxa Selic (q serve como rentabilidade mínima da economia), o BC terá q retirar o excesso de caixa dos bancos, usando operações compromissadas.
4/13 O BC tb pode reduzir a Selic, permitindo q parte do aumento da moeda continue em circulação. TB pode aumentar o compulsório, mas isso não é usado em períodos recessivos. Ou seja, a maioria da emissão monetária irá virar dívida de curto prazo (LFT usada nas compromissadas).
5/13 A emissão de dívida pelo Tesouro é mais simples e exige menos mudanças legais (a emissão primária é hj proibida no Brasil). No entanto, com a atual preferência pela liquidez, as taxas de juros de títulos longos estão altas, elevando o custo de financiamento da dívida nova.
6/13 O tesouro pode se financiar com dívida curta (LFT) ou gastar os recursos da Conta Única para não emitir nova dívida. Mas usar a CU vai aumentar as reservas bancárias da mesma forma q uma emissão primária, exigindo a utilização de compromissadas. Ou seja, dá qse tdo no mesmo!
7/13 Uma vez realizado o gasto, o déficit e a dívida sobem. Aí vem a questão: como controlar a trajetória da dívida? Existem 4 opções: 1) juros baixos; 2) aumento de receitas; 3) venda de ativos; 4) corte de gastos. É aqui q os economistas verdadeiramente se dividem!
8/13 Manter juros reais baixos é fundamental p/ controlar a dívida. P/ isso, não pode ter inflação alta. Alguns acham q + moeda = + dívida = + inflação. É um raciocínio monetarista atrasado e falso, tdo depende do momento da economia. No atual, pode ter juros e inflação baixas.
9/13 Aumentar receitas ajuda a controlar o déficit e a trajetória da dívida. Pode ser através de aumento de tributos (reforma tributária progressiva) ou de crescimento econômico. A retomada do crescimento é fundamental p/ recuperar receitas e o Estado joga papel decisivo aqui.
10/13 Vender ativos (reservas, empresas estatais e prédios públicos) p/ recolher dívida é outra forma. Se reduz o ativo e o passivo e o "tamanho" do Estado diminui. O mesmo vale para o corte de gastos (folha, previdência, etc), q reduz a participação do Estado na economia.
11/13 Os neoliberais não acreditam que seja possível manter juros baixos (acham q o aumento da dívida vai gerar inflação) nem q o Estado tem papel decisivo na retomada do crescimento. Por isso defendem a venda de ativos e o corte de gastos, p/ reduzir a dívida e o Estado.
12/13 Os "desenvolvimentistas" acham q o Estado tem papel central na retomada do crescimento e q a inflação não será um problema enquanto o desemprego e a capacidade ociosa estiverem altas. Preferem combinar reforma tributária, investimentos públicos (p/ crescer) e juros baixos.
13/13 O debate entre emitir moeda ou dívida serve para confundir. Tanto faz, todo gasto será financiado e a dívida vai subir. Oq nos separa é sobre oq fazer depois. Cortar gastos (inclusive sociais) e vender patrimônio ou crescer, tributar ricos e reduzir ganho dos rentistas?
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Guilherme Mello

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!