My Authors
Read all threads
O presidente Jair Bolsonaro terá agora uma audiência com o presidente do STF, Dias Toffoli. Ele atravessou a pé a Praça dos Três Poderes para a reunião, que não estava previamente marcada.
Bolsonaro atravessou a pé a Praça dos Três Poderes acompanhado de dez empresários e ministros palacianos para se encontrar com Toffoli, em uma reunião marcada de última hora.
Bolsonaro estava em reunião com representantes da indústria e foi a pé com eles, ministros palacianos e Paulo Guedes, p/ encontrar Toffoli. Domingo Bolsonaro disse que faria a Constituição ser cumprida. Ontem, Toffoli disse que irresignação com decisão do STF deve ser via recurso
Acompanhe o encontro de Bolsonaro e Toffoli: bit.ly/2xF5BGO
Bolsonaro diz a Toffoli que pediu encontro para que empresários pudessem falar sobre impactos econômicos da pandemia: "Ele vieram expor ao presidente do STF como está vivendo a atividade comercial no país e buscar soluções pra questão do vírus, que atinge todos nós".
Empresário levado por Bolsonaro diz a Toffoli que grupo representa milhões de empregos e 45% da produção industrial. Fala que a economia enfrenta uma crise de demanda, que se não for superada ocasionará uma crise social "pela questão do emprego".
Paulo Guedes diz que medidas do governo visaram a manter sinais vitais da economia. Mas que empresários mostraram que ñ está sendo suficiente: Agora tá difícil, tá começando a colapsar. Ñ queremos o risco de virar a Venezuela, nem sequer a Argentina, com desorganização, inflação.
Guedes diz a Toffoli que pediu a Bolsonaro veto à autorização p/ elevar salário de servidores, aprovado pelo Congresso com apoio do líder do governo. Quer congelamento até dez/21. "Atitude tem de ser: o que podemos contribuir, ñ o que podemos tirar do gigante, agora que tá caído"
Bolsonaro fala que já há 10 mi de desempregados e nº tende a crescer. "Nós, chefes de poderes, temos de decidir....nossa união, coragem p/ enfrentar o problema é que pode evitar que país mergulhe numa crise econômica difícil de sair".
Bolsonaro: Devemos preocupar com a vida, sim, mas tb com empregos, economia é vida, expectativa de vida vai lá pra baixo, IDH também. Há coisas tão importantes quanto a vida, a nossa liberdade….ñ podemos deixar chegar a saques.
Bolsonaro diz a Toffoli que está ampliando o nº de atividades consideradas essenciais. Já assinou hoje decreto sobre construção civil e diz que assinará outros. Diz que Guedes ao citar Venezuela, ñ falou da política: "Ñ é regime venezuelano, é economia, venezuelana, com miséria".
Bolsonaro diz que medidas do governo, com renda emergencial, tem mantido o país sem colapso até agora. Empresário da construção civil alerta para o risco de "mortes de CNPJ".
Toffoli diz que é preciso primeiro destacar o que tem funcionado: o SUS, a renda emergencial. E sobre a retomada econômica propõe a criação de um comitê de crise, com estados e outros poderes, p/ discutir com empresários e trabalhadores.
Toffoli destaca "patrimônio" do país: Parque industrial, sistema financeiro sólido, sist. de proteção social e saúde. Diz que CF atribui competências ≠ a poderes e entes federativos: É fundamental diálogo e coordenação. Pessoas estão saindo à rua,tem de ser de maneira coordenada
Reunião entre Bolsonaro, Toffoli, Guedes e empresários sobre retomada econômica e saída da crise foi encerrada. Nenhuma menção ao número crescente de mortos no país.
RESUMO
Empresários: Crise é grave, de demanda, desemprego crescerá
Guedes: Empresas estão perto do colapso, quer veto a aumento p/ servidor
Bolsonaro: Vai ampliar atividades essenciais (sem restrição de funcionamento)
Toffoli: Pediu coordenação com estados/municípios p/ medidas
Guedes, em entrevista pós reunião: Segundo empresários, daqui a 30 dias talvez comece a faltar nas prateleiras e país entre em colapso econômico e desorganização social. Na crise, muitos perdem emprego, alguns inclusive perdendo a vida, servidores podem ficar 2 anos sem aumento.
Bolsonaro diz que vetará autorização para aumento de servidores até dezembro de 2021: "Sigo a cartilha do Paulo Guedes na economia, não de maneira cega, de maneira consciente. Se ele acha que tem de vetar, assim será feito.
A pé, Bolsonaro, empresários, ministros e seguranças (cercados por reportes e fotógrafos) atravessam de novo a Praça dos Três Poderes, rumo ao Palácio do Planalto.
CORREÇÃO
Presidente disse que liberdade é mais importante que vida, ñ tão importante: "Respeitando a democracia, respeitando liberdade. Pq nós temos um bem muito maior até que a própria vida, se me permite falar isso, que é a liberdade. Nós ñ podemos perder a liberdade no Brasil"
Os empresários que acompanharam o presidente Bolsonaro na reunião com Toffoli:
CORREÇÃO: A declaração sobre "morte de CNPJ" ñ foi de empresário da construção, mas de Synésio Batista da Costa, presidente da ABRINQ. P/ ele, quando funcionários voltarem 100% p/ folha, indústrias podem não conseguir concorrer com empresas asiáticas que já estiverem recuperadas.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with JOTA

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!